Slider

[Olhares sobre o ESC2024] Resultados do quinto (e último) dia de análises

  

Os últimos oito países da segunda semifinal passaram hoje nas análises do Olhares sobre o Festival Eurovisão 2024. Bélgica e Noruega venceram o dia, enquanto São Marino foi o menos votado do lote.

A 16.ª edição do Olhares sobre o Festival Eurovisão termina com as análises às últimas canções dos países da segunda semifinal: Letónia, São Marino, Geórgia, Bélgica, Estónia, Israel, Noruega e Países Baixos. As oito canções foram pontuadas pelos 18 membros do painel do Olhares, com algumas das canções a figurarem no top3 e no botton 3 dos comentadores.

Olhares sobre o ESC2024 - Letónia

Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar

Comentários Bottom3:Nenhum comentário a registar

Total: 114 pontos


Olhares sobre o ESC2024 - São Marino

Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar

      Comentários Bottom3: 

      • João Diogo: "São Marino não fez a melhor escolha para a Eurovisão 2024. Tinha na sua final nacional melhores opções mas decidiu escolher os Megara, por alguma razão que desconheço. “11:11” são três minutos de ruído que nada acrescentam ao concurso. Eu gosto de punk rock mas isto não é uma boa canção."
      • Hugo Sepúlveda: "Em 2023, os Megara estiveram no “Benidorm Fest” e os Nebulossa na “Una Voce per San Marino”. Este ano,  trocaram de lugar e cada um ganhou a sua final nacional! Infelizmente para os Megara, preferia a sua canção do ano passado. “11:11” tinha o seu potencial, mas, por vezes, sinto que seja demasiado ruidosa. E não digo isto pelo género musical, mas sim por considerar que precisasse de ser mais polida no que toca à produção. San Marino tem a sorte de ter Espanha a votar na sua semifinal, no entanto, não me parece que seja suficiente. "
      • Pedro Dias: "Num ano em que todos os países apresentam canções muito bem produzidas, e onde o meu lote de favoritas é enorme, a única canção que fica a anos-luz de todas as outras é a de São Marino. Desde Benidorm, no ano passado, que acho os Megara um “grupo de lagar”, tamanha a quantidade de azeite que produzem em cada atuação. Mas desta vez esmeraram-se: é que a canção é mesmo péssima. Talvez uma senhora sonâmbula do Azerbaijão acorde a meio da noite e ligue para São Marino, sem saber que estava a fazê-lo, e isso permita que não terminem com um redondo 0 final. Mas muito sinceramente espero que São Marino fique destacado em último lugar, e que para o ano escolham com o mínimo de gosto. É que pior que esta canção é difícil."
      • Gonçalo Canhoto - "San Marino voltou a confiar no “Una voce per San Marino” para a eleição dos seus representantes eurovisivos e tal mostrou-se, mais uma vez, uma decisão errónea. A canção que os MEGARA apresentaram no Benidorm Fest no ano transato era francamente superior… já “11:11” peca por um instrumental rock pouco ambicioso, uma letra repetitiva e distinta adição do flamenco revelou-se mais confusa do que benéfica. A banda é competente e traz bastante energia a palco, mas tal não é suficiente para salvar uma canção pouco competitiva. Os prováveis (únicos) pontos oriundos de Espanha não serão suficientes para salvar o país de mais um não apuramento."

      Total: 68 pontos


      Olhares sobre o ESC2024 - Geórgia



      Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar

      Comentários Bottom3:Nenhum comentário a registar

      Total: 108 pontos


      Olhares sobre o ESC2024 - Bélgica


      Comentários TOP3:

      • Nuno Carrilho: "Para mim, uma das melhores do ano. É repetitiva? É. É boa? Muito. Apetece ouvir até à exaustão? Claro. Espero uma atuação forte e intensa e acredito que podemos ter a Bélgica a lutar por um lugar no top10".

      Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar

      Total: 147 pontos


      Olhares sobre o ESC2024 - Estónia

      Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar

      Comentários Bottom3: 

      • João Diogo: "Surfando a onda das propostas divertidas e fora da caixa, no limite da joke entry, temos a Estónia este ano. Que grande contraste comparado com a proposta de 2023. Pessoalmente não sou fã de nenhuma mas a de 2024 é ainda pior. Simplesmente não me diz nada, não me diverte, não me faz bater o pé, nem me escandaliza de tão má que é. Simplesmente é-me completamente indiferente. E isso é terrível para uma canção que quer ser o centro de todas as atenções."
      • Patrícia Gargaté: "Passei ao lado do momento em que isto tem algum interesse, não me consigo identificar com este tipo de canções... e olhem que eu sou aquela que ama um nonsense. Aqui deve estar tudo muito alto... fora do meu alcance. Para mim, a pior a concurso a TODOS os níveis. "
      • Emanuel Nabais: "Não entendo. Podíamos acabar o comentário aqui, e resumia-se perfeitamente a minha opinião sobre a canção. Há alguns anos que queria que a Estónia levasse algo na língua nacional, que considero bonita, mas terem-no feito com algo deste género tem um sabor agridoce. Não sendo uma canção previsível, esta tentativa de vários países tentarem a todo o custo chamar à atenção do público em casa era de esperar, nestas semifinais em que apenas o televoto decide. Podíamos elogiar a diferença? Podíamos, mas nem tudo o que é diferente é bom."
      • Alina Aleixo: "Estónia costuma ser um dos meus países favoritos, mas este ano infelizmente será excepção. No entanto, algo me diz que esta canção pode ser uma ameaça para outras e que pode sair-se bem... O público pode vir a adorar isto e, inesperadamente, alcançar um top 10."

      Total: 71 pontos


      Olhares sobre o ESC2024 - Israel



      Comentários TOP3: Nenhum comentário a registar

      Comentários Bottom3:Nenhum comentário a registar

      Total: 104 pontos

      Olhares sobre o ESC2024 - Noruega



      Comentários TOP3: 

      • Emanuel Nabais: É das canções que mais tenho ouvido. Confesso que não esperava esta escolha por parte da Noruega, que nos últimos anos tem apostado em canções mais mainstream. Nada contra, mas costumo dar sempre preferência a algo com um cunho mais nacional. E é esta a Noruega que eu admirava naquela fase de 2013-2015, uma Noruega que aposta em qualidade, e numa vibe mais dark (perdoem-me os estrangeirismos). Não me perguntem porquê, mas acho que se enquadra com o país. A performance vocal é irrepreensível, e a apresentação em palco está perfeita. A melhor participação norueguesa desde 2015."

      Comentários Bottom3:  Nenhum comentário a registar

      Total: 147 pontos


      Olhares sobre o ESC2024 - Países Baixos




      Comentários TOP3: 

      • Hugo Sepúlveda: "Assim que vi o título da canção, pensei que íamos ter mais uma canção tipicamente descrita como “joke entry” e esperava o pior. No entanto, rapidamente “Europapa” se entranhou e dei por mim completamente viciado na canção e contagiado pela energia e ritmo que ela transmite! Acredito que Joost vá dar um espectáculo no palco do ESC e que vá lutar pelo pódio, especialmente no voto do público.".
      • Patrícia Gargaté: "O estranho caso de quem não gostou desta canção à primeira mas acabou a colocá-la em primeiro lugar. Pois é, decidi julgar demasiado cedo e acabei completamente viciada nesta que é bem mais do que uma "joke entry". Do sarcasmo ao nonsense, temos aqui uma proposta bem ao meu agrado. Confesso que o hardstyle é o grande impulsionador pela paixão que tenho por esta canção. Isto é pura cultura holandesa! Podemos tirar várias interpretações desta canção, das mais sérias e políticas até às mais animadas e criativas. Espero uma excelente prestação em palco, vai ser um dos momentos da noite."

      Comentários Bottom3: Nenhum comentário a registar


      Total: 132 pontos

      Olhares sobre o ESC2024 - Classificação Final 

      1.º Suíça - 186 pontos
      2.º França - 173 pontos
      3.º Itália - 166 pontos
      4.º Portugal - 165 pontos
      5.º Bélgica - 147 pontos
      6.º Noruega - 147 pontos
      7.º Espanha - 144 pontos
      8.º Ucrânia - 142 pontos
      9.º Sérvia - 139 pontos
      10.º Grécia - 133 pontos
      11.º Lituânia - 133 pontos
      12.º Croácia - 132 pontos
      13.º Países Baixos- 127 pontos
      14.º Reino Unido - 127 pontos
      15.º Azerbaijão - 121 pontos
      16.º Áustria - 120 pontos
      17.º Suécia - 119 pontos
      18.º Letónia - 114 pontos
      19.º Polónia - 113 pontos
      20.º Arménia - 112 pontos
      21.º Luxemburgo - 112 pontos
      22.º Geórgia - 108 pontos
      23.º Eslovénia - 106 pontos
      24.º Chéquia - 105 pontos
      25.º Israel - 104 pontos
      26.º Dinamarca- 101 pontos
      27.º Alemanha - 96 pontos
      28.º Chipre - 94 pontos
      29.º Albânia - 91 pontos
      30.º Austrália - 91 pontos
      31.º Finlândia - 90 pontos
      32.º Malta - 89 pontos
      33.º Irlanda - 81 pontos 
      34.º Moldávia - 76 pontos
      35.º Estónia - 71 pontos
      36.º São Marino - 68 pontos
      37.º Islândia - 64 pontos

      Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitterInstagram e TikTok. Visite já!
      Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: ESCPORTUGAL
      8
      ( Hide )
      1. Pedro Dias21:07

        Cadê o meu comentário negativo da gritona norueguesa? :O
        Fui cancelado? :O

        ResponderEliminar
      2. Dan Carv22:58

        Letónia: Gostei de ouvir, boa voz que transforma uma balada simples numa bela canção. Dou. 7 pontos.
        São Marino: Horrível, é o mínimo que posso dizer. Dou: 0 pontos.
        Geórgia: Tema e dança muito próximos de outros já vistos, não sei se é contágio ou se frequentaram a mesma escola de música. Dou: 1 ponto
        Bélgica: Um tema muito forte , cantado e encenado com muita classe, só ao alcance
        dos predestinados. Dou: 12 pontos.
        A Estónia a recuar no tempo, faz-me lembrar uma cantiga de outros tempos em que o festival estava voltado a leste e apareceu um grupo com uma música quase igual a esta só que o título dizia que eles eram os vencedores da Eurovisão. Afinal o título estava adulterado porque mesmo com sorte não passaram da 5ª posição. Dou: 0 pontos.
        Israel: Sem surpresas aqui está uma bela composição muito bem interpretada. Dou: 7 pontos.
        Noruega: Não gosto nada de berros numa canção, só me dá vontade de dizer "vai cantar para a tua rua". Dou: 0 pontos
        Holanda: Que desilusão vindo de onde vem. Isto parece uma piada de mau gosto. Mais não digo porque não vale a pena e posso ferir algumas suscetibilidades. Dou: 0 pontos.
        Classificação:
        1º-Bélgica 12p
        2º-Israel 7p
        3º-Letónia 7 p
        4º-Geórgia 1p
        5º-Estónia 0p
        6º-Noruega 0p
        7º-São Marino 0p
        8º-Holanda 0p

        ResponderEliminar
      3. Anónimo23:20

        ♥️♥️ Megara ♥️♥️

        ResponderEliminar
      4. Anónimo23:23

        Aprecio muito esta página mas algumas "análises" são grotescas e extremamente desrespeitosas com os artistas

        ResponderEliminar
      5. Dan Carv23:45

        CLASSIFICAÇÃO
        1º-Bélgica
        2º-Portugal
        3º-Malta
        4º-Suécia
        5º-Israel
        6º-Letónia
        7º-Arménia
        8º-Azerbaijão
        9º-Eslovénia
        10º-França
        11º-Polónia 12º-Reino Unido
        13º-Croácia
        14º-Ucrânia
        15º-Luxemburgo
        16º-Itália
        17º-Áustria
        18º-Chipre
        19º-Geórgia
        20º-Moldávia
        21º-Albânia
        22º-Espanha
        23º-Grécia
        24º-Lituânia
        25º-Suíça
        26º-Chéquia
        27º-Islândia
        28º-Sérvia
        29º-Alemanha
        30º-Dinamarca
        31º-Estónia
        32º-Noruega
        33º-São Marino
        34º-Austrália
        35º-Irlanda
        36º-Holanda
        37º-Finlândia

        ResponderEliminar
      6. Anónimo01:17

        São Marino é tão subestimado. Adoro a voz dela e a adição do flamenco na bridge é tão peculiar. Depois daquele pequeno excerto nos ensaios, estou muito expectante para o ver o resto amanhã!

        ResponderEliminar
      7. Anónimo16:11

        Portugal em 4.º?????? do mais fraco que já apresentamos e que melhor seria este nem aparecer. A vossa credibilidade está ao nível do mar, 0

        ResponderEliminar

      Ideas

      both, mystorymag

      A NÃO PERDER...

      TOP
      © Todos os direitos reservados
      Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.