Slider

[Olhares sobre o Montevizija 2019] Quem representará Montenegro no Festival Eurovisão 2019?


Montenegro escolhe, esta noite, os seus representantes para o Festival Eurovisão 2019 através do Montevizija 2019, certame que conta com cinco candidatos.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. O Olhares sobre as Finais Nacionais chega hoje a Montenegro, país que escolhe os seus representantes através do Montevizija 2019, repetindo o processo do ano passado. Cinco canções estão na corrida, sendo que a decisão final está a cargo do público.

Conheça, de seguida, as previsões do painel de comentadores:

Adão Nogueira aposta em Andrea Demirovic e "Ja Sam Ti San"
Pelo segundo ano consecutivo em que Montenegro aposta numa final nacional. Na primeira audição, todas as músicas parecem soar todas ao mesmo, mas com o tempo lá se vai sentindo algo mais com umas que com outras. Nenhuma das propostas é, à partida, uma candidata para uma boa posição no ESC, mas a que melhor poderá resultar ao vivo será a Andrea Demirović e a sua Ja sam ti san. Esta aposta apresenta uns sons mais modernos e o ser apresentada na língua nativa poderá ajudar a destacar-se.


Cláudio Guerreiro aposta em Andrea Demirovic e "Ja Sam Ti San"
Montenegro volta a apostar numa final nacional para escolher o seu representante. Ao contrário do que se passou no ano passado, a qualidade não paira por estes lados nesta edição. Quase todas as canções a concurso têm pouca chama ou então pecam por ser um pouco datadas. A exceção acaba por ser Andrea Demirović e a sua canção pop “Ja sam ti san”, com um instrumental que não passa despercebido, sendo essa parte inclusivamente o ponto forte desta candidatura. Dez anos depois, a cantora poderá voltar aos palcos eurovisivos com uma proposta que é claramente superior à que defendeu em 2009.


Diogo Cabral aposta em D-Moll e "Heaven"
Na minha opinião, o Montenegro apresenta uma evolução considerável face suas propostas dos últimos anos, apesar das canções parecerem "mais do mesmo". Posto isto, penso que vencerá D Moll - Heaven. Gosto da batida da canção e da combinação das vozes deste grupo. Penso que em palco terão uma atuação agradável, farão passar a mensagem de "Heaven" e mostrarão a versatilidade das suas vozes. Todavia, acho a canção algo repetitiva.

Diogo Resgate aposta em Andrea Demirovic e "Ja Sam Ti San"
Uma canção que surpreende tendo em conta o país que representa. Uma proposta moderna de Andrea Demirović, que representou o país em 2009. Se há 10 anos, apresentou uma ótima performance em palco com uma música mediana, quero ver como será esta! Vantagem na utilização da língua materna do país.


Fábio Cipriano Ventura aposta em Ivana Popovic-Martinovic e "Nevinost"
Opinião politicamente incorrecta: todas as canções me parecem o mesmo, não sou grande fã deste tipo de sons. A balada da Ivana, cujo título se traduz para algo como "Inocência" é talvez a melhor canção das cinco pois é aquela cuja combinação entre instrumental e voz soa melhor ao ouvido, mas não creio que vá destacar-se em Tel Aviv. A canção da Andrea, que tem uma sonoridade mais electrónica, provavelmente vence nesse aspecto. Menção honrosa para todas as canções, excepto a dos D-mol, pela interpretação na língua nativa.


Hugo Sepúlveda aposta em Andrea Demirovic e "Ja Sam Ti San"
Montenegro este ano suscitou-me alguma curiosidade com o regresso de Andrea Demirović e com as suas declarações em torno da música que interpreta. Ja Sam Ti San é, na minha opinião, a melhor aposta das 5, conseguindo juntar um lado mais moderno sem recorrer ao inglês. No entanto, talvez por ter elevado um pouco demais as expectativas, esperava algo mais “épico”. De todas, Andrea, Ivana e Nina foram as que mais se destacaram, mas nenhuma das músicas me fascina para já, quiçá sejam growers. Talvez até com as performances me cativem mais, mas principalmente Ja Sam Ti San acredito que possa ter mais chances de qualificação a Montenegro e até surpreender em Israel!



João Diogo aposta em Andrea Demirovic e "Ja Sam Ti San"
Montenegro volta a ter uma final nacional bastante mediana e prevê-se que o país voltará a ter problemas em qualificar-se para a final da Eurovisão. A minha favorita é a canção da regressada Andrea. Uma boa música pop, que se destaca pelo seu beat, o que é sempre um ponto positivo. 


Nuno Carrilho aposta em Andrea Demirovic e "Ja Sam Ti San"
Apesar do desaire em Lisboa, Montenegro volta a apostar no Montevizija 2019. Em termos gerais, a edição deste ano supera a do ano passado... mas falta uma canção que se consiga realmente destacar no lote. Andrea Demirovic, conhecida de todos os eurofãs, é a que tem melhor proposta, com "Ja Sam Ti San" a ter algum potencial para arrecadar alguns pontos do televoto europeu... Mas tudo dependerá da prestação em palco. Tirando Andrea, a minha escolha recairia sobre Monika Knezovic com "Nepogrjesiva".

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 8 comentadores:

 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.