Slider

Portugal: Conheça os compositores do Festival da Canção 2019 [Parte 1]


Conhecida a lista de compositores do Festival da Canção 2018, apresentamos uma curta biografia dos 16 nomes que estão a trabalhar na seleção de Portugal para o Festival Eurovisão 2019.



Depois de divulgada a lista de 16 compositores do Festival da Canção 2019, o ESCPORTUGAL apresenta uma curta biografia de cada um:

André Tentúgal

André Tentugal nasceu no Porto em 1982. A par da sua carreira como mentor do projecto musical We Trust realizou uma série de vídeos musicais para grupos nacionais e internacionais. Trabalhou para nomes como X-Wife, Old Jerusalem, The Weatherman, Mind da Gap, Os Tornados, Foge Foge Bandido, Teratron, e nomes internacionais como Kap Bambino, Divine Comedy, Scout Nibblet, Tiny Vipers e Ariel Pink. Os We Trust nasceram em 2011 e uma das suas primeiras canções Time (Better Not Stop) tornou-se um sucesso nacional. A banda anunciou a sua separação em 2016, depois de atuar em festivais de verão como Paredes de Coura.





Calema


Fradique e António Mendes Ferreira, nasceram em São Tomé e Príncipe, respetivamente na Roça Ribeira-Peixe no sul do país (1987) e na capital São Tomé (1992). Com a mesma mestiçagem que carateriza o povo Santomense, descendem de Cabo-verdianos, portugueses e angolares transportando em si uma diversa herança cultural que os conduziu à paixão pela música. Em 2009 procuram um nome mais curto e que tivesse um melhor significado e o escolhido mutuamente foi Calema. Calema significa uma especial ondulação na costa africana, como as ondas ao chegar a praia trazem consigo sempre alguma coisa. 



Conan Osíris


Conan Osiris nome artístico de Tiago Miranda, foi buscar o seu nome próprio a Conan, o Rapaz do Futuro, do mestre de animação japonesa Hayao Miyazaki. Nasceu entre Lisboa e o Cacém, e o primeiro contacto com a música dá-se por culpa da mãe, que punha o rádio a tocar todos os sábados de manhã. No entanto, tudo mudou quando passou a ter televisão por cabo e acesso a canais como MTV, VH1 e MCM. O seu terceiro álbum de estúdio intitula-se "Adoro Bolos" e o single principal tem o mesmo nome.


D’Alva


Alex D’Alva Teixeira nasceu em 1990 e Ben Monteiro em 1980. A música que fazem juntos é agregadora mesmo quando se arriscam a misturar influências tão díspares como Michael Jackson, Spice Girls e James Blake. É isso, aliás, o que o mote ‘Somos D’Alva’ sugere: a ideia de inclusão, de o todo ser maior do que a soma das partes. Foi com essa premissa que lançaram, em Maio de 2014, o disco de estreia #batequebate revelando um sentido oportuno de actualidade, de quem está intrinsecamente no seu tempo. Na era das redes sociais e num mundo cada vez mais dado à mestiçagem, os D’ALVA são exímios em transformar todas estas referências fragmentadas em favor da união. Em poucos meses, mostrando a sua versatilidade, os D’ALVA foram convocados para actuar para multidões nos festivais NOS Alive e Sol da Caparica.



D.A.M.A.

D.A.M.A (sigla para a expressão Deixa-me Aclarar-te a Mente Amigo) é uma banda portuguesa de pop/rap, oriunda de Lisboa, formada oficialmente em 2008. A banda atualmente é constituída por Francisco Maria Pereira (Kasha), Miguel Coimbra e Miguel Cristovinho. Francisco Maria Pereira e Miguel Coimbra conhecem-se desde os seus seis anos, tendo sido colegas no colégio. Na aula de português começaram a escrever as suas composições em verso, resultando numa saudável competição entre os dois. Em 2008 tiveram a ideia de juntarem as suas rimas a um instrumental, nascendo, assim, D.A.M.A, inicialmente composta pelos dois e por uma amiga. São responsáveis por vários hits como "Luísa", "Não Dá", "Agora É Tarde", "Tempo Para Quê" e "Oquelávai".



Filipe Keil (Concurso público)

Tiago Filipe Pinheiro Batista (Chaves, 07 de Fevereiro de 1991), com nome artístico Filipe Keil é um cantor, compositor, letrista, produtor musical e arquitecto. Desde cedo mostrou interesse pela música e pela composição, tendo sido o piano o primeiro instrumento que o cativou. Aos quatro anos já tocava algumas músicas de ouvido e sempre foi um participante assíduo nas atuações familiares e escolares. Em 2006 escreveu a sua primeira canção "Só Quero Um Mundo Melhor". Foi com essa música que concorreu no Festival da Canção Júnior na RTP. Em 2013 lançou na internet o seu primeiro single de apresentação, Kind of Funny e participou no programa de talentos Factor X na SIC, chegando aos finalistas com o grupo Yeah!Land. Compôs o seu primeiro trabalho a solo em 2014, tendo corrido o país através de concerto nas lojas Fnac.



Flak


Flak, pseudónimo de João Pires de Campos, é um músico português. É um dos fundadores dos Rádio Macau e produtor de discos de Requiem Pelos Vivos, Jorge Palma, Entre Aspas, Alexandre Garret, MAU, Bunnyranch, entre outros. Tocou também com os Sétima LegiãoEm 2018 lança novo álbum a solo Cidade Fantástica que conta com a produção de Benjamim.



Frankie Chavez


Frankie Chavez (nome verdadeiro: Joaquim Chaves) é um músico português nascido em Lisboa. Lançou um E.P. homónimo pela Optimus Discos em 2010. A sua música está dentro das categorias Blues/Folk/Roots. Começou a carreira por tocar sozinho em formato de "one man band" passando mais tarde a incluir João Correia como baterista, Donovan Bettencourt na guitarra e Paulo Borges nas teclas e no piano. Em 2011 edita o álbum "Family Tree", em 2014 "Heart and Spine".



Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL/ Imagem:GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
9
( Hide )
  1. Anónimo21:44

    Frankie Chavez, DAMA e Calema são deste grupo as melhores apostas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:33

      LOL sim, para não passarmos da semifinal.

      Eliminar
    2. Anónimo23:47

      DAMA e Calema, passam na rádio, mas não faz deles melhores grupos. Até porque para ser passar numa rádio portuguesa ou imitas os americanos e os latinos, ou estás condenado às pequenas rádios ou ao anonimato. Só tens passaporte garantido para as tuas músicas passarem na rádio se tiveres contrato com a Universal ou com a Warner.

      Eliminar
    3. Concordo anonimos 22:33 e 22:47. musicas comerciais tem uns montes.

      Eliminar
  2. Anónimo00:16

    Adoro esta malta que faz previsões baseadas em... nada! Já ouviram o que quer que seja?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo08:18

    Era uma musica tipo we are the ones que queria para a eurovisao! Adoro a mensagem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo18:39

      Sim, o estilo dos We Trust é o de que mais gosto desta lista de nomes, mas não quer dizer que a canção apresentada por ele seja do mesmo nível... E sobretudo o que mais importa é ter um bom intérprete, carismático, com experiência (embora desconhecido do grande público) e não um mero aspirante a cantor, saído de um concurso de talentos.

      Eliminar
  4. Anónimo03:56

    Conan é deus. Espero que cante a sua canção.

    ResponderEliminar
  5. Nice Article. Attending Portugal Festivals has been one of my biggest dreams. Gladly, I will be visiting Portugal next month to attend some of the astounding festivals of Portugal with my family.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.