ESC2019: Croácia escolhe representantes para o Festival Eurovisão a 16 de fevereiro


A emissora croata HRT realizou, esta manhã, uma conferência de imprensa para revelar mais informações sobre o DORA 2019, final nacional do país para o Festival Eurovisão 2019.

A emissora estatal croata HRT realizou, esta manhã, uma conferência de imprensa para apresentar o DORA 2019, formato que será utilizado como final nacional para o Festival Eurovisão pela primeira vez desde 2011. Franka, Jacques Houdek, Tony Cetinski, Feminem e Kraljevi Ulice, antigos representantes do país, marcaram presença na cerimónia de apresentação, que foi transmitida nas redes sociais.

Durante a conferência, a emissora croata formalizou o acordo com a cidade de Opatija para a realização da final nacional, sendo que a mesma terá lugar no Marino Cvetkovic Hall, com dezasseis candidatos na corrida. A Grande Final decorrerá a 16 de fevereiro, sendo também confirma a realização de duas galas temáticas antes da data final.

As inscrições estarão abertas até 10 de janeiro de 2019, sendo que a HRT apenas aceita inscrições de canções que nunca tenham sido apresentadas publicamente. Apesar da autorização a compositores estrangeiros, os intérpretes dos temas deverão ter cidadania croata e ter 16 anos na data de submissão da candidatura, sendo que os temas deverão ser enviados para a sede da HRT ou pelo site oficial da emissora. Representantes da HGU (União de Músicos da Croácia), HDS (Sociedade Croata de Compositores) e da HRT serão responsáveis pela eleição dos 16 candidatos (e 2 suplentes), sendo que o júri também contará com críticos de música e antigos representantes do país no Festival Eurovisão. O representante croata em Telavive será escolhido através de votação pública e de votação de júri.

Estreante em 1993, a Croácia participou em 24 edições do Festival Eurovisão, tendo como melhor resultado o 4.º lugar alcançado em 1996 e 1999 por Maja Blagdan e Doris Dragović, respetivamente. Representada por Franka e "Crazy", a Croácia conquistou, em Lisboa, o pior resultado de sempre no Festival Eurovisão, tendo terminado em 17.º lugar na primeira semifinal com 63 pontos, tendo sido a 10.ª classificada no júri português.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: HRT / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv

Sem comentários