Slider

[AO VIVO] Vânia Fernandes no espetáculo «Fado Funchal» ao lado de Marino Freitas


O ESCPORTUGAL rumou à Ilha da Madeira para acompanhar o concerto de Marino Freitas no Fado Funchal, que contou com Vânia Fernandes como artista convidada.

No passado fim-de-semana de 19 a 21 de outubro decorreu no Teatro Baltazar Dias, na cidade do Funchal, o espetáculo «Fado Funchal», contando com a presença de Mário Moita (19), Marino Freitas acompanhado por Vânia Fernandes e Maria Emília (20) e Gonçalo Salgueiro (21). Nome incontornável da Madeira e da música portuguesa, Marino de Freitas integrou, em 1993, a orquestra que acompanhou os artistas no Festival RTP da Canção, dirigida por Pedro Osório


Baixista de profissão, Marino costuma acompanhar, sobretudo, grandes nomes do Fado, tais como Mariza, Ana Moura, Carlos do Carmo, Camané e Carminho. Considerado um cidadão do Mundo, é com um bom senso de humor que diz que "o seu principal meio de transporte é o avião", dadas as inúmeras viagens que faz a acompanhar os célebres nomes referidos.

O ESCPORTUGAL rumou ao Teatro Baltazar Dias no dia 20 de outubro, dia em que o espetáculo contou com fados tradicionais interpretados por Maria Emília e os fados da autoria de Marino de Freitas a serem defendidos por Vânia Fernandes. A noite com um solo de viola baixo, seguindo-se uma, conhecida, guitarrada à portuguesa.


Agradecendo ao público presente, Marino de Freitas enalteceu o cumprir de um sonho: realizar um espetáculo na sua ilha, em nome próprio, ao fim de 44 anos de carreira, dedicando "esta noite a todos os madeirenses", enaltecendo aqueles que, dotados de várias artes, espalham o nome da Madeira pelo Mundo. A "nossa" Vânia Fernandes subiu ao palco, interpretando "de uma forma única e divinal" 6 fados da sua autoria musical, com poemas de vários autores, alguns deles com passado no Festival da Canção com Jorge Mangorrinha e Tiago Torres da Silva. E foi com um verdadeiro hino à bela ilha da Madeira, que Vânia terminou a sua atuação com "Jardim do Mar", fado com  letra de Jorge Mangorrinha e música de Marino de Freitas.



Na transição para a segunda convidada da noite, seguiu-se um novo instrumental, com todos os músicos em palco: Marino de Freitas na Viola Baixo, José Manuel Neto na Guitarra Portuguesa, Carlos Manuel Proença, na Viola de Fado, Sandra Martins no Violoncelo e Sofia Brito no Oboé. Maria Emília é uma nova voz do Fado e que futuro se advém para esta jovem... Trajando um fato prateado, interpretou Fados Tradicionais de nomes incontornáveis do nosso Fado, como por exemplo, Ferrer Trindade e Amália Rodrigues … 



No Final, Marino de Freitas foi condecorado pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, agradecendo, novamente, a todos os que se deslocaram ao evento. Foi a 1.ª edição do Fado Funchal, um projeto com as portas abertas para o futuro! Bravo a todos!

Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: Rui Alberto Camacho
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.