Islândia: RÚV revela participantes do 'Söngvakeppnin 2018' a 19 de janeiro


A emissora estatal da Islândia revelou que os concorrentes do Söngvakeppnin 2018 serão conhecidos a 19 de janeiro. A Grande Final do concurso acontecerá a 3 de março.

Apesar dos desaires dos últimos três anos, a emissora estatal da Islândia continuará a apostar no Söngvakeppnin como final nacional para o Festival Eurovisão em 2018. Depois de ter recebido candidaturas para o certame (AQUI), a emissora RÚV anunciou, nas redes sociais, que os candidatos selecionados serão conhecidos a 19 de janeiro.


Como nos anos anteriores, o certame contará com a participação de 12 temas, divididos entre as duas semifinais, que terão lugar no Cinema Universitário, sendo que o televoto irá eleger os três finalistas de cada eliminatória. De realçar que, nas semifinais, os temas terão de ser interpretados em islandês, sendo que na Grande Final existe liberdade linguística: contudo, em caso de vitória, o vencedor defenderá o tema em Lisboa no idioma que interpretou na final do concurso. Apesar de não ter sido confirmado, o júri deverá fazer parte da votação da Grande Final, que será realizada no Laugardalshöll, sendo responsável por 50% da primeira ronda de votação. Depois de eleitos os dois candidatos mais votados pelo júri e pelo televoto, o público islandês selecionará quem representa o país em Lisboa.

Estreante em 1986, a Islândia conta com 30 participações no Festival Eurovisão, destacando-se os dois segundos lugares de 1999 e 2009: Selma perdeu o título por apenas 17 pontos, enquanto Yohanna ficou a 169 pontos do triunfo. Svala representou a Islândia no Festival Eurovisão 2017 com "Paper", terminando a competição na 15.ª posição com 60 pontos, sendo que Portugal não lhe atribuiu qualquer pontuação. Recorde a prestação de seguida:


Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RÚV / Imagem e Vídeo: eurovision.tv

Sem comentários