Slider

Portugal: "Vencedor" poderá ser eleita a "Palavra do Ano" 2017

A palavra "Vencedor" poderá ser eleita a Palavra do Ano de 2017, numa alusão à vitória de Salvador Sobral no Festival Eurovisão da Canção deste ano. A votação está a decorrer.

 A lista das 10 palavras candidatas a "Palavra do Ano" está disponível a partir de hoje AQUI para votação até 31 de dezembro. A Porto Editora (PE), que promove a iniciativa desde 2009, afirma em comunicado que a escolha dos dez vocábulos teve como “base as propostas feitas através do ‘site’, e o trabalho de observação e acompanhamento da realidade da Língua Portuguesa, tanto nos meios de comunicação e redes sociais, como no registo de consultas nos dicionários ‘online’ e ‘mobile’".

No dia 4 de janeiro próximo será conhecida a "Palavra do Ano", escolhida entre a seguinte lista de dez vocábulos: afeto, cativação, crescimento, desertificação, floresta, gentrificação, incêndios, independentista, peregrino e vencedor.

A escolha da palavra “Vencedor” é justificada da seguinte forma: “Pela primeira vez, e de forma surpreendente, Portugal foi o país vencedor do Festival Eurovisão da Canção, sendo de sublinhar o entusiasmo e o carinho que o cantor Salvador Sobral despertou junto dos portugueses”.

 PODE VOTAR ATÉ 31 DE DEZEMBRO AQUI 

Esta é a 9.ª edição da "Palavra do Ano", que tem como principal objetivo "sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da Língua Portuguesa, património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida”. "Esmiuçar" foi a palavra do ano de 2009, em 2010 "Vuvuzela", em 2011 "Austeridade" e, em 2012, "Entroikado". Os incêndios de 2013 levaram à escolha da palavra "Bombeiro" e, no ano seguinte, a palavra escolhida foi "Corrupção", à qual sucedeu, em 2015, "Refugiado" e, no ano passado, “Geringonça".

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: PORTO EDITORA / Imagem: GOOGLE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.