Slider

ARJ Macedónia: Estrelas balcãs assinalam o 10.º aniversário da morte de Toše Proeski


Considerado uma das maiores estrelas dos balcãs e representante da ARJ Macedónia no Festival Eurovisão 2004, Toše Proeski faleceu há precisamente 10 anos. Nas redes sociais, diversos colegas e amigos recordaram o cantor.

Ator, cantor e compositor, Toše Proeski, uma das maiores estrelas regionais dos balcãs, faleceu há precisamente 10 anos, a 16 de outubro de 2007. Vencedor da primeira edição do Beovizija, certame que se tornaria a final nacional da Sérvia para o Festival Eurovisão, o cantor gravou músicas com os maiores nomes da música pop da antiga Jugoslávia, como Tony Cetinski, Karolina Goceva, Goca Trzan, Antonija Sola, Anja Rupe, bem como com Luciano Pavarotti, Esma Redzepova, Zeljko Joksimovi e Tijana Dapcevic.


Escolhido internamente para representar a ARJ Macedónia no Festival Eurovisão em 2004, o cantor alcançou a 14.ª posição com "Life", a melhor classificação do país até então. Nos anos seguintes, além de realizar inúmeros concertos esgotados ao longo de toda a região dos balcãs, o cantor participou em diversas acções humanitárias e de instituições de caridade, algo que lhe deu grande projeção internacional.

Preparava o seu novo álbum com músicas em inglês, "The Hardest Thing", quando foi vítima de um acidente de viação a 16 de outubro de 2007 em Nova Gradiška, na Croácia. O cantor, que dormia durante a viagem, foi a única vítima mortal do acidente provocado pelo choque entre o carro e um camião. O governo organizou um funeral oficial de Estado, sendo que as cerimónias funébres tiveram emissão em direto no principal canal da MRT, contando com milhares de pessoas de onde se destacaram as principais figuras de Estado da ARJ Macedónia e inúmeros colegas.


Contudo, 10 anos depois da sua morte, muitos colegas continuam a recordar, com mágoa, a partida do cantor. Tijana Dapcevic, representante da ARJ Macedónia no Festival Eurovisão 2014, assinalou a data nas redes sociais, confessando que pensa no amigos todos os dias e não segura as lágrimas quando ouve os seus temas: "Todos os anos sinto que perco um pouco mais... Perdi um óptimo amigo. Um colega maravilhoso". Também Tony Cetinski, representante da Croácia em 1994, recordou o colega: "Passaram 10 anos e sentimos a tua falta mais do que nunca. Um grande vazio ficou e ninguém o conseguirá preencher (...) Não consigo aceitar que tenhas partido e sei que sabes que estás sempre perto de mim e és o responsável pelos meus bons trabalhos, meu querido Tose. Eu sei que está num lugar algures e quero agradecer-te por tudo. Amo-te meu irmão".

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCBubble / Imagem: GOOGLE  / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.