O prazo para o envio de temas para o Festival da Canção 2018 termina hoje, 15 de setembro. O ESCPortugal apresenta-lhe algumas propostas que já foram tornadas públicas.


Termina hoje, sexta-feira, o prazo dado pela RTP para o envio de propostas para o Festival da Canção 2018. Todos os compositores interessados, residentes em Portugal, puderam enviar as suas criações, sendo que apenas tinham de respeitar a regra dos 3 minutos de duração máxima. Não foi posta qualquer restrição quanto ao idioma usado nas músicas. De todas as músicas recebidas pela RTP apenas uma será selecionada.

Ricardo Verdelho, compositor e produtor musical, revelou no Facebook que enviou três temas para a RTP. Uma das intérpretes desses temas, não se sabendo se de apenas um ou de todos, é Ana Sofia Gonçalves, que tentou participar no Festival da Canção 2009 com O Meu Planeta Especial, não tendo passado da votação online. Ana Sofia Gonçalves fez parte da delegação portuguesa na Eurovisão 2007, estando no coro de Sabrina. Na página de Facebook de Ricardo Verdelho é ainda possível ver que Rúben Filipe esteve envolvido na produção de algumas destas músicas. Rúben foi um dos compositores portugueses que em 2013 tentou representar a Moldávia na Eurovisão, juntamente com Vasco Cardoso (AQUI).


Para além de Ricardo Verdelho, houve alguns compositores que publicaram no YouTube as suas propostas, uma das possibilidades previstas no formulário de inscrição do Festival da Canção. É o caso de João Páris, que publicou os temas Out Of The Blue, interpretado por Gabriela Couta, Torre de Marfim e Fado Tropical, interpretados por Naiara Queiroz. João Páris é um compositor nascido no Porto que se caracteriza como tendo uma "paixão por melodias simples e intimistas".





Sérgio Speed, José Dias, Jorge Vadio & Nelson Laranjo, Hernan Castillo, com interpretação de Bianca, e Rui Mateus foram outros compositores que já revelaram as suas propostas para o Festival da Canção 2018.







 Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: RTP / Vídeos: YouTube

58 comentário(s):

  1. Anónimo01:16

    Só gostei de Out of the blue, de resto é tudo mau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:06

      Pois... essa é a única decente, o resto é tudo mau.
      Também gostei do estilo acid jazz de "Abraça-me tu", mas a letra é pirosa.

      Eliminar
    2. Anónimo18:42

      Torre de marfim também é boa

      Eliminar
  2. Anónimo01:56

    Volta Feist estás perdoado... por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:10

      feist 2
      90% dos compositores aqui mostrados 0

      Eliminar
  3. Anónimo02:22

    Torre do Marfim :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:33

      Costa do marfim :-)

      Eliminar
  4. Anónimo02:38

    Se formos pelo lado positivo, com sorte as melhores não foram reveladas. Talvez seja melhor esperar q os compositores convidados criem canções melhores q as do ano passado, ou vamos ter novamente uma muito fraca final nacional, e esperar por outro milagre como o q tivemos este ano será estupido. O relâmpago não acerta o mesmo sitio 2 vezes...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:41

    Nossa senhora, são todas horríveis tirando a Out of the Blue... :/

    ResponderEliminar
  6. Anónimo10:44

    Out of the blue e Torre de Marfim - as únicas (até agora) que devem ser qualificadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:11

      só haverá apenas uma qualificada!

      Eliminar
  7. Anónimo10:45

    Mas estas músicas podem ser divulgadas até ao festival? Isso não é factor de eliminação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:18

      Também me parece. Quiçá dizem que enviaram e não enviaram para depois dizer que foram desclassificados, já que não é tão humilhante.

      Eliminar
    2. Anónimo15:35

      Não, já podem ser divulgadas. Aliás parece-me uma boa ideia como forma de pressão sobre o júri de seleção. Uma eventual pérola pode ser detetada pela opinião do público, embora o júri deva estar bem treinado em fazê-lo.

      Eliminar
    3. Anónimo19:22

      Nao, duvido que possam ser divulgadas uma vez que a rtp normalmente é adepta da revelaçao dos temas apenas no dia das semifinais... Para nao dar vantagens a nenhum dos candidos, revelam tudo ao mesmo tempo..

      Eliminar
    4. Anónimo16:08

      estas músicas estão a concorrer para a vaga através do masterclass ou para a vaga através de candidatura espontânea? alguém sabe?

      Eliminar
    5. Anónimo11:21

      Pela identificação que João Páris fez nos vídeos, "Out of the blue" e "Torre de Marfim" são para a Antena 1; "Fado tropical" deve ser para candidatura espontânea.

      Eliminar
  8. Alguém que possa partilhar a canção "Out of the Blue"? Desapreceu do youtube...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo17:07

      Pois..

      Eliminar
    2. Anónimo07:42

      Está aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2V3A0qfPlts

      Eliminar
    3. Anónimo13:32

      É linda mas precisa da voz de uma Aurea.

      Eliminar
    4. Muito obrigado pela partilha. Boa canção, embora considere o arranjo um pouco básico (o que acaba por ser normal nesta fase) e, tal como o anónimo das 13:32 sublinha, acho falta de uma voz mais "atrevida" ao estilo Áurea.

      Eliminar
  9. Anónimo15:32

    Que pena não ter ouvido "Out of the Blue", só consegui escutar "Torre de Marfim", porque João Páris parecer ser de longe deste grupo o melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui F16:41

      Pois mais bonito ainda, Fado Tropical, 3ª proposta deste compositor. Fui ver ao Youtube.

      Eliminar
  10. Rui F15:42

    Fiquei tão curioso acerca deste João Páris que tive de pesquisar. Atenção meus caros, temos aqui potencial! Vai ser um caso sério. Não me espantaria nada que estivesse no lote final e fosse até mais longe. Pesquisem ... joaoparis.bandcamp.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:03

      É bom, não é? Também não conhecia e fui procurar no youtube. Gostei de tudo o que ouvi dele. Espero que seja apurado, para que o público saiba que este compositor existe.

      Eliminar
  11. Não consigo ouvir a "out of the blue" mas a "Torre de Marfim" tá muito boa. As outras são um pouco fracas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:42

      Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2V3A0qfPlts

      Eliminar
    2. Anónimo13:48

      Obrigado. Escutei.

      João Páris que convide a Aurea e teremos a 1ª canção integralmente em inglês a representar Portugal e, quem sabe, a ganhar a Eurovisão. Esta é das tais canções que só funciona em inglês. Depois do Salvador, Portugal já demonstrou o que tinha a demostrar quanto à força da língua portuguesa.

      Como aqui alguém disse muito acertadamente: "Out of the blue" está entre a Aurea e a Luísa Sobral.

      Eliminar
  12. Anónimo16:49

    Torres de marfim. A melhor definitivamente

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:58

    minha nossa senhora...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:58

    por momentos pensei que fosse o ESC Portugal a trollar

    ResponderEliminar
  15. Anónimo22:26

    torre de marfim, a melhor!

    ResponderEliminar
  16. Out of the blue sem dúvida a melhor. Mesmo as restantes musicas de João Paris se destacam das restantes.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo22:51

    Agora levamos musica em portugues do brasil? Não estou a perceber...pensei que fosse para representar Portugal em portugues de Portugal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:02

      Regra linguística: são admitidas canções em qualquer língua falada no espaço da EBU. Ou seja, até em finlandês ou italiano podíamos cantar no Festival da Canção.

      Eliminar
    2. Anónimo00:33

      00:02 interessante, não sabia... pensava que era só ingles e portugues de portugal. Tem algum link onde eu possa ver essa regra? Obrigado.

      Eliminar
    3. Anónimo07:44

      Que eu saiba, por enquanto, no Brasil fala-se Português.

      Eliminar
    4. Anónimo13:37

      Vá ao Regulamento do Festival da Canção de 2017 que neste aspeto não mudará para 2018: "A
      exclusividade da letra em língua portuguesa não é obrigatória."

      Eliminar
    5. Anónimo15:15

      07:44 que eu saiba, ha uma diferença entre portugues do brasil e portugues de portugal, até os significados de certas palavras são diferentes. Já para não falar que estamos a representar Portugal. Mas já estava à espera que alguem ficasse ofendido com o meu comentario...irra

      Eliminar
    6. Anónimo15:44

      07:44 nunca disse que não se falava portugues, leia de novo, ficou bem claro que eu disse portugues do Brasil. E que eu saiba o portugues do brasil tem significados e palavras com um significado completamente diferente do nosso, já para não falar que é um concurso para representar Portugal e musica de portugal. Mas pronto, ja estava á espera que alguém levasse o meu comentario a mal...

      13:37 muito obrigado, irei sim.

      Eliminar
    7. Anónimo12:57

      Mas a letra está escrita perfeitamente de acordo com a norma padrão de Portugal. A intérprete é que tem sotaque brasileiro. E mesmo que linguisticamente obedecesse a norma brasileira ( não é o caso), não vejo qual o problema. O regulamento não coloca entraves nenhuns.

      Eliminar
  18. Anónimo23:42

    Que pena a Bianca

    ResponderEliminar
  19. Actualizem o link do tema Out Of The Blue (https://www.youtube.com/embed/2V3A0qfPlts) porque é fantástico, consegue transmitir uma energia muito boa. Vale a pena sentir a música.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo14:28

    Out of the Blue, que maravilha!

    ResponderEliminar
  21. Anónimo14:58

    Já vi por aqui comentários a falarem em relação à Aurea, realmente é a onda dela e acho que lhe assentava que nem uma luva a "Out of the blue" do João Paris. Mas não faço ideia, aliás, acho que não dá mesmo para trocar de intérprete. A ser selecionada esta música para o FC, então seria a Gabriela (a rapariga que está a cantar). De qq forma, ela canta bem e sou capaz de passar a ouvir esta música daqui em diante, não seja por isso. Mas quem me dera mesmo ter a Aurea a representar-nos com esta música ou com o que fosse...
    Já agora, quando ouvi esta canção pela 1x, a voz da intérprete fez me lembrar algumas vezes a Luísa Sobral tb, ainda que não sejam vozes 100% parecidas.
    Em todo o caso, se porventura estivesse aqui a música vencedora do FC2018, seria engraçado termos a primeira música integralmente em inglês no ano em que recebemos o ESC :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo 15:4615:49

      Sou eu ainda. Tive a curiosidade de ir procurar pelo youtube se haviam mais trabalhos da intérprete de "Out of the blue", assim mais para "tirar as teimas" a ver se era de jeito ou não. Eis que encontrei o canal dela, que convido-vos a espreitar (se o esc portugal permitir, obviamente ehehe): https://www.youtube.com/channel/UCnlu6ANF_-0183R6XbztCVA
      O que acharam? Eu sinceramente, ainda que não ache que ela cante mal, não sei :O

      Eliminar
    2. Anónimo17:34

      FESTIVAL da CANÇÃO 2018 (52º FESTIVAL DA
      CANÇÃO)
      PRÉ-REGULAMENTO - MÉTODO DE SELEÇÃO DAS CANÇÕES

      2.8. Na entrega da maqueta da canção, deverá vir indicação de nomes de autores, bem como de intérprete ou intérpretes, e respetivas biografias, a letra da canção, bem
      como as biografias dos autores da letra e da música.

      (Logo, a intérprete será a que está indicada... A menos que por motivos bem justificados a mesma tenha de declinar o convite. Na minha opinião sincera, falta maturidade a esta intérprete. De acordo, esta canção na voz da Aurea teria outra projeção e já nem me refiro à popularidade da mesma.)

      Outra questão que me preocupa, esta divulgação precoce:

      2.9. As versões finais das 20 canções deverão ser entregues até 31 de dezembro de 2017.
      2.11. As 20 canções terão de ser obrigatoriamente originais e inéditas, não podendo ter sido comercializadas ou apresentadas em público anteriormente.
      2.12. Caso venha a verificar-se que há canções que não são originais e inéditas, ou que tenham sido divulgadas publicamente, por quaisquer meios existentes ou que venham a ser criados, as mesmas serão desclassificadas.

      (O regulamento de 2017 incluía isto: 2.7.As canções terão de ser obrigatoriamente originais e inéditas, não podendo ter sido
      comercializadas ou apresentadas em público antes do dia 1 de Setembro de 2016.

      Mas o pré-regulamento de 2018 NÃO o inclui. Com os dados que tenho, acho que estas canções divulgadas pelo ESC Portugal e pelos autores estão à partida desclassificadas. Corrijam-me se estou errado. Espero bem estar errado.)

      Eliminar
    3. Anónimo20:21

      http://www.rtp.pt/antena1/os-dias-da-radio/formulrio-festival-da-cano-2018_9859

      No formulário da candidatura: "O acesso do júri à canção candidata é feito através de envio de um link onde a música em causa possa ser ouvida. Cabe ao autor/candidato fazer o upload do áudio para o respetivo serviço (Youtube, Vimeo, soundcloud, ou outro que entenda). Deve aí ser feito pelo concorrente o Upload da música ( em modo publico). Por fim, envie o link onde a música a concurso possa ser ouvida/consultada pelo júri.

      Em modo público como no youtube como o candidato se pode proteger?

      Eliminar
    4. Anónimo10:57

      Oh, mas eu acho que esta miúda canta muito bem. Tem uma voz bonita e sobretudo - o que mais importa - sabe interpretar e tem presença em palco.
      Eu compro o pacote completo.

      Eliminar
  22. Anónimo17:21

    Out of the blue e torre de marfim as melhores

    ResponderEliminar
  23. Vitor18:29

    Ao ouvir Out of the Blue e Torre de Marfim, tive a mesma sensação de 19 de fevereiro de 2017, melodias lindíssimas e simples com muita qualidade. O João Páris cria arte!

    ResponderEliminar
  24. Joao paris espectáculo.... é mesmo muito bom mas torre de marfin é sublime.
    Portugal 2019

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:38

      Vai uma aposta em como João Páris será o único compositor com duas canções no Festival? Não há nada em contrário no regulamento. Aliás foi muito inteligente ao concorrer em ambas as situações de concurso aberto.

      Eliminar
    2. Anónimo04:54

      Só podem estar a sonhar se acham que a Europa vai votar outra vez numa balada melancolica. Certas coisas só são para ser vividas uma vez e se as queremos repetir, temos de inovar, fazer diferente.

      Eliminar
    3. Anónimo04:55

      Não cometam o erro de votarem numa tentativa de serem iguais a obra prima que levámos este ano.

      Eliminar
  25. Anónimo04:55

    Nao gostei de nenhuma. Mas nao estou desanimado.

    ResponderEliminar

Temas em Destaque

 
Top