Slider

ESC2018: Albânia decide participação no Festival Eurovisão 2018 nas próximas semanas


A emissora estatal da Albânia ainda não decidiu a participação do país no Festival Eurovisão 2018, sendo que a mesma deverá ser discutida nas próximas semanas.

A emissora nacional albanesa, RTSH, ainda não terá decidido a sua participação na próxima edição do Festival Eurovisão que será realizada em Lisboa. A informação é avançada por Andri Xhahu, comentador e porta-voz do país: "Nós ainda não decidimos, mas se fizermos parte do concurso iremos usar o Festivali i Këngës - o importante, único e mais importante certame da Albânia - para determinar a nossa canção".

Habitualmente as inscrições para o certame decorrem em outubro e as três galas do evento são realizadas no final de dezembro, geralmente na semana do natal. Contudo, até ao momento, ainda não foi revelado se a RTSH irá manter o método de votação do ano passado (televoto e júri) ou se voltará ao esquema de 100% júri, utilizado nos anos anteriores.

Agendado para 8, 10 e 12 de maio no Parque das Nações, em Lisboa, o Festival Eurovisão 2018 conta com 28 países provisoriamente confirmados: Alemanha, Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Bielorrússia, Chéquia, Chipre, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Geórgia, Holanda, Irlanda, Islândia, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia, Sérvia, Suécia e Suíça. Por outro lado, Andorra, Luxemburgo e Turquia são os únicos países que já confirmaram que não estarão representados em Lisboa, enquanto a Eslováquia ainda não tomou uma decisão final.

Estreante em 2004, a Albânia participou por catorze ocasiões no Festival Eurovisão, tendo disputado a Grande Final em sete ocasiões. O melhor resultado remonta a 2012 quando o país foi representado por Rona Nishliu e o tema 'Suus', terminando na 5.ª posição da geral. Em Kiev, a Albânia foi representada por Lindita Halimi e o tema "World" terminando fora da Grande Final ao alcançar o 14.º lugar com 76 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal. Recorde a atuação de seguida:


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPedia / Imagem/Vídeo: Eurovision.tv
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.