Slider

Portugal: Presidente da República condecora Carlos do Carmo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou hoje o fadista Carlos do Carmo com o título de Grande-Oficial da Ordem do Mérito, sublinhando os méritos de um artista que "enche a alma dos portugueses".


O representante português no Festival Eurovisão de 1976, Carlos do Carmo, foi condecorado esta tarde no Palácio de Belém pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa que teceu inúmeros elogios ao "fadista que enche a alma dos portugueses", enaltecendo o modo como leva Portugal lá fora.

"Se há realidade que nos surpreende cada dia em Carlos do Carmo é a sua juventude eterna, a sua capacidade de reinvenção, de em cada década que passa parecer mais jovem e encontrar novas formas para cá dentro e lá fora servir o país" afirmou o chefe de Estado, que garante que Carlos do Carmo merece todos os elogios pelo seu mérito "civil, cívico e comunitário".

Por sua vez, o fadista reconheceu estar "muito feliz" com a distinção, apesar de negar que o título o "envaidece", mas sim que o responsabiliza. Além disso, Carlos do Carmo enaltece elogios ao "consulado" de Marcelo Rebelo de Sousa em Belém, nomeadamente ao "reforçar da autoestima do portugueses" por si potenciada.

Com 76 anos de idade, o fadista afirma que "Eu anteontem [quinta-feira] não sabia que ia ser condecorado. Palavra de honra", sendo que um dos prémios que quer conquistar num futuro próximo é de ter um bisneto ou bisneta: "Sou candidato. Tenho já netos com 24, 25 anos".

Antes da conderação de hoje, o cantor já havia sido distinguido, em 1997, pelo então Presidente Jorge Sampaio com a comenda da Ordem do Infante Dom Henrique.

Em 1976, Carlos do Carmo, já então um fadista de renome no panorama musical português, foi a escolha interna e direta da RTP para representar Portugal no Festival Eurovisão. No programa "Uma canção para a Europa", Carmo interpretou 8 temas tendo sido, finalmente, selecionada a canção "Uma flor de verde pinho". Recordamos, de seguida, a sua prestação em Haia, Holanda, em jeito de homenagem: 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: 24sapo /Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.