No dia em que será conhecido o vencedor do Olhares Sobre o ESC2016, acompanhe-nos numa viagem às anteriores edições da iniciativa e recorde os anteriores vencedores daquela que é uma das marcas da pré-temporada eurovisiva portuguesa.

Na vanguarda dos espaços eurovisivos, o ESCPORTUGAL lançou, a 30 de março de 2009, a primeira edição daquela que é uma das marcas da pré-temporada eurovisiva nacional: os Olhares Sobre o ESC. Durante as várias edições, muitos foram os comentadores que pertenceram ao painel, mas a temática e a dinâmica da iniciativa nunca se alterou: " não pretendeu ser uma análise técnica e pretensiosa das canções a concurso no certame deste ano. Apenas quis ser um ponto de confluência das opiniões de 8 fãs do Festival da Eurovisão. Opiniões essas muitas vezes diferentes umas das outras, e é exactamente nessa diferença que assentava o real objectivo do Olhares: ter diferentes perspectivas, visões, olhares sobre uma mesma canção. "

Recorde connosco todas as edições do Olhares:

Com 89 pontos, de entre os 96 possíveis, a Noruega venceu a primeira edição do Olhares Sobre o ESC, semanas antes de Alexander Rybak e 'Fairytale' se tornarem recordistas absolutos do Festival da Eurovisão. Portugal, representado pelos Flor-de-Lis, e Espanha, representada por Soraya Arnelas, seguiram-se nas preferências dos comentadores, enquanto que a Islândia e o Azerbaijão, segundo e terceiro classificados em Moscovo, ficaram na 8.ª e 10.ª posição, respetviamente.


2010: Alemanha vence o Olhares sobre o ESC2010 e triunfa em Oslo
Sendo o último país a ser analisado, a Alemanha, representada por Lena Meyer-Landrut e Satellite, conquistou a segunda edição do Olhares Sobre o ESC com 104 pontos (de entre os 120 possíveis). A dois pontos da vitória ficou Israel, enquanto que o pódio foi completo pela candidatura da Dinamarca, seguido de Portugal, representado por Filipa Azevedo e 'Há Dias Assim'. A Turquia e a Roménia, segundo e terceiro classificados em Oslo, terminaram na 6.ª e 18.ª posição, respetivamente.



2011: França é a vencedora do Olhares sobre o ESC2011 e Azerbaijão fica na terceira posição
Pela primeira vez na história da iniciativa, o painel de comentadores falhou no vencedor do Festival da Eurovisão. Amaury Vassili e Sognu, representantes de França, conquistaram a vitória no Olhares Sobre o ESC com um total de 100 pontos (de entre 108 possíveis), mas terminaram na 15.ª posição em Dusseldörf. O Azerbaijão, vencedor da edição do concurso europeu, terminou a iniciativa na 3.ª posição, enquanto que a Itália e a Suécia, segundo e terceiro classificados, terminaram no 18.º e 4.º lugar, respetivamente. Portugal, representado pelos Homens da Luta, terminou na pior posição na história da iniciativa: 34.ª lugar com apenas 40 pontos.



2012: Loreen é a grande vencedora dos Olhares sobre o ESC2012
Com 111 pontos, de entre os 120 possíveis, Loreen triunfou na 4.ª edição do Olhares Sobre o ESC, sendo a única vitória sueca na iniciativa do ESCPORTUGAL. A Sérvia, terceira classificada em Baku, conquistou a 2.ª posição nas preferências dos comentadores, enquanto que a Rússia, vice-campeã do Festival da Eurovisão, terminou na 28.ª posição. Portugal, representado por Filipa Sousa e Vida Minha, ascendeu à 7.ª posição da geral.



2013: Dinamarca lidera nos Olhares sobre o ESC e triunfa em Malmö
Num ano marcado pela retirada de Portugal da Eurovisão, a Dinamarca venceu a edição do Olhares sobre o ESC, sendo a última ocasião em que o painel de comentadores acertou no vencedor do concurso europeu. Emmelie de Forest arrecadou 96 pontos (de 120 possíveis), tendo superado as candidaturas de Itália (89 pontos) e Suécia (88 pontos). O Azerbaijão, vice-campeã do concurso, terminou na 18.ª posição nas preferências dos comentadores, enquanto que a Ucrânia, terceira classificada em Malmö, ficou na 7.ª posição.



2014: Noruega vence o Olhares e Conchita Wurst fica na 13.ª posição
Representada por Carl Espen e Silent Storm, a Noruega tornou-se, em 2014, no único país a vencer em duas ocasiões o Olhares Sobre o ESC. Com 103 pontos (de entre os 120 possíveis), a Noruega superou as candidaturas de Israel (93) e Arménia (92), tendo terminado na 8.ª posição em Copenhaga. Por sua vez, Conchita Wurst, em representação da Áustria com 'Rise Like a Phoenix', ficou na 13.ª posição das preferências dos comentadores, com apenas 75 pontos, atrás da Suécia (10.ª) mas à frente da Holanda (22.º), países que completaram o top3 da edição. Portugal, representado por Quero Ser Tua, terminou na 9.ª posição da geral.



2015: Eslovénia arrecada a vitória no Olhares sobre o ESC e Suécia encerra o top10
Longe dos destaques eurovisivos, a Eslovénia conquistou, no ano passado, a vitória no Olhares Sobre o ESC2015. Com 108 pontos (de entre os 120 possíveis), o duo Maraaya e Here For You sobrepuseram-se às candidaturas da Estónia (102) e Itália (100), que completaram o pódio da iniciativa. A Suécia, vencedora da Eurovisão, terminou na 10.ª posição da geral, enquanto que a Rússia ficou no 12.º lugar, dez posições abaixo do resultado alcançado em Viena. Portugal, representado por Leonor Andrade e 'Há um Mar que nos separa', ficou-se pela 14.ª posição.



2016: Jamala ou Amir, um deles vencerá o Olhares Sobre o ESC2016
Esta noite, os leitores do ESCPORTUGAL ficarão a conhecer quem será o vencedor da oitava edição do Olhares Sobre o ESC. A Ucrânia, representada por Jamala e 1944, segue na liderança da votação com 111 pontos (dos 132 possíveis), faltando conhecer apenas os resultados da votação à candidatura de França, representada por Amir e J'ai Cherché!







Saiba quem é o grande vencedor do Olhares Sobre o ESC2016, esta noite, no ESCPORTUGAL.

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeo: eurovision.tv

2 comentário(s):

Temas em Destaque

 
Top