Slider

Olhares sobre o ESC2016: Conheça o painel de comentadores


Faltam 25 dias para o Eurovision Song Contest 2016 e, por isso, chegou a hora de mais uma edição do Olhares sobre o ESC. Saiba quem são os comentadores da edição deste ano!


Pelo 8.º ano consecutivo, o ESCPORTUGAL leva a cabo mais uma edição do Olhares sobre o ESC, uma das iniciativas mais conhecidas do seu site eurovisivo português. Este ano, o painel é composto por 12 comentadores independentes, provenientes de várias áreas profissionais, de várias idades e de vários pontos do país. Foram convidados pelo ESCPORTUGAL por serem detentores de conhecimentos e experiências ligadas à Eurovisão, o que vai fazer dos seus Olhares uma referência.

Os comentadores terão, a partir de hoje e nos próximos 16 dias, a missão de dar a sua opinião sobre os 43 temas a concurso. Convidámos também todos os leitores a deixarem as suas opiniões na caixa de comentários. Mas, antes disso, fique a conhecer um pouco melhor os comentadores:

André Moreira - Há 13 anos que acompanha a Eurovisão, e tudo o que o rodeia, sendo para si uma obrigação impedir qualquer compromisso em dias de FC e de ESC. O mundo eurovisivo tornou-se numa parte integrante da sua vida, tendo já escrito vários artigos de opinião para o ESCPORTUGAL. Já marcou presença em edições anteriores do Olhares.

André Pereira - Nasceu em 2000, sendo por isso o membro mais novo deste painel. É de Évora mas atualmente vive em Montemor-o-Novo. Começou a gostar de musica desde muito cedo. Ainda se lembra da primeira vez que viu a Eurovisão, em 2009, mas ainda não ligava muito ao concurso. Em 2010 já viu com mais curiosidade, mas foi em 2011 que começou a gostar da Eurovisão. "A partir de 2012 posso me considerar-me fã assíduo da Eurovisão", diz com humor. É muito bom termos opiniões também de adolescentes e jovens.

Daniel Fidalgo - Nasceu em 1996, na Alemanha e veio morar para Portugal com 5 anos de idade. É estudante de engenharia mecânica na FEUP. O fanatismo eurovisivo surgiu a partir do seu pai, que acompanha o evento europeu desde que se lembra. A memória mais remota da Eurovisão transporta-o até 2004, ano em que Sofia Vitória representou Portugal com o tema "Foi Magia". Este ano marcou então o início de uma busca incessante de informação acerca do concurso e do Festival da Canção, acabando por se tornar num fã do maior concurso de música do mundo. Apesar da nacionalidade alemã, é quando Portugal sobe ao palco que o seu coração bate mais forte.

Fabiana Silva - Fabiana Silva tem 28 anos, é funcionária pública e chega-nos do Brasil. A sua história com a Eurovisão começou em 2001, quando viu o vídeo de “Je n’ai que mon âme” na TVE Internacional. Já a oportunidade de trabalhar com o festival veio em 2008 e praticamente não parou desde então! Em 2011 esteve em Düsseldorf para acompanhar ao vivo as três noites de show e foi, com certeza, a melhor experiência da sua vida. Por causa do site JanelaESC, encontrou vários artistas, tais como Noa & Mira Awad, DJ Bobo, Nicki French, etc; também entrevistou, através de email ou skype, nomes como Danny Saucedo, Isis Gee, Trini (Vanilla Ninja), Daniel Kajmakoski, Anna Rossinelli, PeR, Jay Jay Johanson, Flor-de-Lis, entre outros. Esta expert em Eurovisão acredita que a competição cresce a cada ano, desejando poder vir a fazer a cobertura desse crescimento como blogger, dando sempre um tempero brasileiro a algo tão europeu.

Fernanda Ribeiro - Nascida na zona do Montemuro, aos três meses de idade mudou em definitivo para a cidade do Porto, onde estudou e vive até à data. Na casa onde cresceu, o rádio tocava todo o dia até à hora do telejornal das oito, considerado momento sagrado do dia, onde o silêncio imperava porque era a hora das notícias. No seu quarto, uma aparelhagem de música que ganhou como prémio de notas escolares, ditava igualmente os seus sons, quase que ao desafio com a música que tocava noutro canto da casa. E, assim, desta forma de estar ao som da música, dois serões em cada ano, eram igualmente sagrados: a noite do FC e a noite do ESC! "Lembro-me de começar a acompanhar o FC a partir do ano onde Maria Guinot ganhou com uma excelente balada, mas, ainda antes da internet e do Youtube, a minha madrinha conseguia cantar ou trautear quase todas as músicas que concorreram e venceram ambos os Festivais, quase desde o seu início", recorda. Foi assim que se tornou uma espectadora assídua, contudo, "não gosto de usar o termo “fã”, porque fã pode nalguns casos significar fanático(a), o que fujo de ser", faz questão de sublinhar. A sua vida académica e profissional levou-a a vários cantos do mundo, e, apesar de trabalhar na área forense, nunca deixou de acompanhar o FC e o ESC, tendo criado o meu espírito crítico, e, "onde descobri músicas com as quais me delicio, sejam elas mais antigas ou mais recentes". Foi, assim, que deu continuidade ao espírito que se vivia na sua casa: "a música sempre nos acompanhou, nos bons e nos maus momentos".

Hugo Sepúlveda - Tem 23 anos e é de Braga. A Eurovisão desde cedo se tornou um programa de acompanhamento familiar, mas sem uma grande dimensão. Mais em concreto, foi em 2008 que começou a dar mais atenção e, desde então, o interesse tem vindo a crescer cada vez mais. Mais do que meramente pelas músicas, o gosto alargou-se ao evento em si e a tudo que ele envolve, especialmente o foco da organização. Cada ano que passa é um aprimorar pelas melhores fontes de informação, por conseguir ter o modelo de top perfeito, entre outras tantas coisas. Poder sentir ainda mais o festival, primeiro com o ESCRegiões e agora com a sorte de poder participar no Olhares Sobre o ESC, só vem confirmar que tudo isto é mais do que um simples gosto: "posso dizer seguramente que o ESC se afirma como uma paixão minha".

João Diogo - Faz parte integrante da equipa do ESCPortugal desde 2013. É do Porto, tem 23 anos, é licenciado em Relações Internacionais e atualmente está a frequentar um mestrado, na mesma área, na Universidade do Porto. A Eurovisão é o seu hobbie preferido, seguindo-o afincadamente desde 2007. As suas canções eurovisivas preferidas são Hard Rock Hallellujah, Hold Me Now, My Number One, Senhora do Mar, We Could Be The Same, L'Amore È Femmina, Euphoria, Quédate Conmigo, Crno I Belo, Lane Moje, Birds e Lusitana Paixão. Já assistiu ao Festival da Canção ao vivo, em 2014 e 2015, e espera um dia assistir também ao ESC!

Nelson Costa - É membro do ESC Portugal desde 2012 mas há vários anos que se destaca como fonte privilegiada e credível das notícias eurovisivas sobre Portugal para vários sites e órgãos de comunicação nacionais e estrangeiros. Desde 2001, inclusive, sempre assistiu ao vivo ao Festival da Canção e, em 2016, completa-se 10 anos desde que assistiu ao vivo ao Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez. Não se lembra desde quando é fã da Eurovisão: "Talvez desde 1986", afirma hesitante. Profissionalmente, ocupa-se pela gestão e organização de diversos projetos transnacionais, obrigando-o a viajar por diversos países da Europa e América Latina. "Mas levo sempre a Eurovisão na mala", diz a sorrir.

Patrícia Gargaté - Aqui no ESC Portugal todos a conhecem por Patrícia G. sobretudo à segunda-feira quando lança a rubrica "ESCPortugal Vidas". Tem 23 anos, é licenciada em jornalismo, eterna apaixonada por rádio e consequentemente, por música! O ESC entrou muito cedo na sua vida, "considero-me uma eurofã desde criança, os meus pais que o digam, "obrigava-os" a ver e não havia zapping naquelas horas", diz a sorrir. Hoje em dia as coisas são mais a sério: "acompanho desde as finais nacionais à grande final e aquelas músicas fazem parte do meu dia-a-dia". Graças ao Festival da Eurovisão conheceu muitas coisas, muita gente. É uma amante do mundo, de conhecimento e as raízes do festival "ajudam-me a explorar um pouco mais".

Pedro Fernandes - É o mais recente membro da equipa do ESCPortugal. Tem 24 anos, é natural de Lisboa e licenciado em Gestão pela Universidade de Lisboa. Foi o responsável pela criação da petição que pretende discutir o tema Eurovisão na Assembleia da República e participou no programa A Voz Do Cidadão dedicado ao Festival da Canção. Foi ainda o dinamizador da iniciativa A Melhor Canção do Ano, aqui no ESCPORTUGAL. Acompanha o Festival Eurovisão da Canção desde 2008 e já assistiu ao Festival da Canção ao vivo.

Rui Ramos - Jovem nortenho que desde sempre acompanhou o festival da canção e o ESC em casa, um programa que a família fazia questão em assistir. Um "vício" que foi crescendo e que o faz pôr os amigos a assistirem a este espetáculo. Considera, contrariando a opinião de muitos, que o ESC não está morto e que o festival é seguido por muitos jovens em Portugal. E porque nem só as vitórias contam, acredita que muitas músicas não vencedoras são ouvidas diariamente. Tem o sonho de assistir ao ESC ao vivo (ao FC já teve o prazer de ir em 2012) e viver esta experiência que não se traduz apenas nos três dias de transmissão em direto para o mundo, mas poder trocar opiniões, assistir a concertos e privar com os artistas. Afirma que o ano de Portugal está para chegar quando regressarmos à competição e que aí o ESC vai ter o destaque que merece, como se de um campeonato do mundo de futebol se tratasse. Está extremamente lisonjeado por fazer parte do olhares sobre o ESC2016.

Sérgio Rego - Nasceu a 13 de agosto de 1979 na cidade de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, onde viveu até aos 19 anos de idade. Desde 1998 vive em Lisboa onde tirou a licenciatura de Literaturas e Línguas Modernas com variante de Estudos Ingleses e Alemães. Trabalhou 4 anos como agente de turismo e atualmente trabalha numa empresa britânica de refinanciamento de dívidas. A paixão pela Eurovisão foi-lhe incutida pelos pais numa altura em que só havia um canal de televisão no arquipélago dos Açores e toda a gente via o certame. Os seus pais gravavam todos os anos as edições em cassetes Beta ou VHS e via-as e revia-as vezes sem conta. Foi graças também à Eurovisão que Sérgio ganhou o gosto por bandeiras, línguas estrangeiras e diferentes culturas.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal
8
( Hide )
  1. Ricardo Alves12:10

    Excelente. Estava a faltar o Olhares para a época eurovisiva ficar completa

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:14

    Estou ansioso :-)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:33

    Não percebo porque a Srª D. Lys Assia, gosta da música da Arménia

    ResponderEliminar
  4. Alguém caiu aqui de pára-quedas. Ainda o Olhares não começou e já a srª Refrain é mencionada. Caindo agora na realidade, acho que é bom de ver aqui nomes que anteriormente já deram provas suficientes para merecerem continuar. Temos também agora aqui nesta rubrica um adolescente quase imberbe ainda, fico curioso por ler as notas dele.

    ResponderEliminar
  5. Que agradável surpresa ver o nome do Sérgio no painel de comentadores! Um digníssimo representante da minha geração, com um saber aprofundado do ESC (e não somente dos anos mais recentes) e, portanto, mais do que habilitado para comentar as propostas eurovisivas deste ano. Sérgio, fico na expectativa de ler os teus comentários e comparar, assim, opiniões (perdoem-me os restantes comentadores mas ainda não tive o prazer de vos conhecer pessoalmente... mas, claro está, estarei igualmente atento aos vossos comentários). Até breve!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Nuno, muito obrigado e um grande abraço!!! :)

      Eliminar
    2. Obrigado, Sérgio, um grande abraço para ti também!

      Eliminar
  6. Hoje estive a visionar todos os vídeos das canções a concurso (obrigado, ESCPortugal, pelo vosso canal no MEO!) e cheguei ao Top final, com algumas (drásticas) alterações [claro está que, depois das prestações ao vivo, algo poderá mudar...] - Promoções das canções de França (para Top3), Bulgária, Israel e Sérvia (para Top4-10) e República Checa; Despromoções de Alemanha, Espanha, Letónia e Reino Unido (saem do Top10) e Croácia. Eis o resultado final:
    (por ordem alfabética)
    Top 3
    FRANÇA
    HUNGRIA (SF1)
    POLÓNIA (SF2)
    Posições 4-10
    ÁUSTRIA (SF1)
    BULGÁRIA (SF2)
    ISLÂNDIA (SF1)
    ISRAEL (SF2)
    RÚSSIA (SF1)
    SÉRVIA (SF2)
    UCRÂNIA (SF2)
    Posições 11-20
    ALEMANHA
    AUSTRÁLIA (SF2)
    CHIPRE (SF1)
    ESPANHA
    ESTÓNIA (SF1)
    ITÁLIA
    LETÓNIA (SF2)
    PAÍSES BAIXOS (SF1)
    REINO UNIDO
    REPÚBLICA CHECA (SF1)
    Posições 21-30
    ARJ MACEDÓNIA (SF2)
    AZERBAIJÃO (SF1)
    BÓSNIA-HERZEGOVINA (SF1)
    CROÁCIA (SF1)
    DINAMARCA (SF2)
    FINLÂNDIA (SF1)
    IRLANDA (SF2)
    MALTA (SF1)
    NORUEGA (SF2)
    SUÉCIA
    Posições 31-40
    ALBÂNIA (SF2)
    ARMÉNIA (SF1)
    BÉLGICA (SF2)
    BIELORRÚSSIA (SF2)
    ESLOVÉNIA (SF2)
    GRÉCIA (SF1)
    LITUÂNIA (SF2)
    MOLDÁVIA (SF1)
    ROMÉNIA (SF2)
    SUÍÇA (SF2)
    Bottom 3
    GEÓRGIA (SF2)
    MONTENEGRO (SF1)
    SÃO MARINO (SF1)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.