Slider

Kosovo: RTK confirma convite para participar no Festival Eurovisão 2017

A imprensa kosovar revelou que a EBU/UER convidou a emissora estatal do país RTK para a próxima edição do Eurovision Song Contest.


A imprensa do Kosovo e da Albânia revelou que a televisão pública do Kosovo foi oficialmente convidada, pela EBU/UER, para marcar presença no Eurovision Song Contest 2017. Numa conferência de imprensa realizada hoje, o diretor da RTK, Mentor Shala, confirmou o convite, mas não garante que tal venha a acontecer: "Através da cooperação que temos com a RTSH, já tivemos vários cantores kosovares a participar no Festivali i Kenges e no Festival da Eurovisão, como foi o caso da Rona Nishliu. Não é definitivo, mas fomos convidados a participar na Eurovisão e este ano vai ser decisivo para averiguarmos se seremos capazes de estar na competição na próxima edição.".

A confirmar-se a estreia do Kosovo, este tornar-se-á o 53.º país a participar no certame musical e a primeira estreia de um país europeu desde 2008, ano em que Azerbaijão e São Marino entraram em competição.

Apesar de nunca ter participado no Festival da Eurovisão, a emissora kosovar competiu no Eurovision Young Dancers 2011 e tem, desde 2013, o estatuto de observador junto da EBU/UER. No entanto, uma possível estreia do país no concurso musical poderá significar a retirada de outros países, como a Sérvia e a Rússia, que ainda não reconheceram a independência do Kosovo e manifestaram, no passado, o seu desagrado com a possível estreia do país.


Recorde, de seguida, a participação da cantora kosovar no Festival da Eurovisão 2012, em representação da Albânia:

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Google / Vídeo: Youtube
7
( Hide )
  1. O Putin 'tá lixado pró ano =))

    ResponderEliminar
  2. O Kosovo entra e a Espanha, Roménia, a Rússia e a Sérvia saltam fora. Como é que podem competir com um "país" que não reconhecem.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:24

    Pk a Rússia não aceita a independência de kosovo? Que kosovo tem a ver com a Rússia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:35

      Se fores estudar a génese da 1ª Guerra Mundial irás encontrar a resposta

      Eliminar
  4. Nuno19:45

    Mas, O Kosovo já participou noutras competições Internacionais desportivas, e os países que se opõem atrás referidos, também participaram nas referidas Competições. Porquê que não podem participar na Eurovisão????

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:11

    Nao sei o porque de muitos paises que participam nao aceitam a independencia do Kosovo. Mas pode ser que isto sirva para mais alguns paises europeus reconhecerem. Gosto muito da Russia neste concurso mas nao gosto da Politica da Russia. E a Servia devia aceitar de uma vez...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:52

    A Espanha não aceita porque era quase como dar um incentivo à Catalunha e restantes comunidades autónomas em Espanha que tanto querem a independicia

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.