Slider

[ESPECIAL] Os sete 'retornados' do Festival da Eurovisão 2016


Ano após ano, são milhares os cantores que tentam chegar ao Festival da Eurovisão. Contudo, apesar do pequeno número de participantes, há artistas que conseguem repetir a experiência eurovisiva. Conheça os sete retornados da 61.ª edição do concurso musical.


Bojan Jovović - Sérvia & Montenegro 2005 / Montenegro 2016
Teclista e backing vocal do grupo No Name, Bojan Jovović representou a Sérvia & Montenegro na última entrada do país na Eurovisão, em 2005, tendo arrecadado o 7.º lugar com 137 pontos. O grupo chegou ao fim em 2008 e, depois de vários projetos individuais, Bojan foi, no passado mês de dezembro (AQUI), anunciado como o novo membro da banda Highway, repetindo a sua experiência eurovisiva, 11 anos depois.




Deen - Bósnia-Herzegovina 2004/2016
Cantor profissional desde 1997, Fuad Backovic, mais conhecido pelo nome artístico Deen, atingiu o ponto alto da sua carreira musical em 2004, quando representou a Bósnia-Herzegovina no Festival da Eurovisão. Escolhido internamente, o cantor levou 'In The Disco' a Istambul, tendo arrecadado a 9.ª posição com 91 pontos, depois de ter sido 7.º na semifinal. Doze anos depois, o cantor está de volta aos palcos eurovisivos, marcando o regresso da Bósnia-Herzegovina ao concurso: Deen e Dalal, juntamente com Ana Rucner e Jala , representarão o país em Estocolmo com 'Ljubav je'.




Donny Montell - Lituânia 2012/2016
Depois de cinco tentativas falhadas em três edições da final nacional lituana, Donny Montell conquistou, em 2012, o direito de representar o país no Festival da Eurovisão. Com os olhos vendados e com 'Love Is Blind', o cantor contrariou as previsões e alcançou a 14.ª posição com 70 pontos, sendo a terceira melhor classificação do país desde sempre e a melhor depois de 2006. Quatro anos depois e após uma longa maratona seletiva, Donny Montell voltou a ser o escolhido para a Eurovisão, defendendo em Estocolmo o tema 'I've Been Waiting for this Night'.





Greta Salomé - Islândia 2012/2016
Cantora e violinista na Orquestra Sinfónica da Islândia, Greta Salomé representou a Islândia no Festival da Eurovisão 2012, em Baku, juntamente com Jónsi e o tema Never Forget. Apontados como um dos favoritos, a dupla terminou a competição na 20.ª posição, com apenas 45 pontos, mas Greta liderou as vendas no país com o lançamento do primeiro álbum. Quatro anos depois, a cantora conquistou, desta vez a solo, o direito de representar a Islândia na competição musical, com o tema 'Hear Them Calling'.




Ira Losco - Malta 2002/2016
Poucos meses depois de abandonar o grupo Tiara, composto por colegas de escola, Ira Losco representou Malta no Festival da Eurovisão 2002 com '7th Wonder', tendo conquistado uma das melhores classificações do país no evento: 2.º lugar com 164 pontos, menos 12 do que a candidatura vencedora. Catorze anos depois, a cantora está de regresso à competição, mas envolta em polémica: Ira venceu a final nacional com 'Chameleon', mas defenderá 'Walk on Water' em Estocolmo (AQUI).



Kaliopi - ARJ Macedónia 1996/2012/2016
Apesar de ter sido escolhida para ser a primeira representante da ARJ Macedónia na Eurovisão, em 1996, Kaliopi acabou impedida de competir no concurso musical depois do país ser eliminada na pré-eliminatória existente nesse ano. Contudo, passados 16 anos, a cantora foi escolhida internamente pela emissora macedónia para representar o país em Baku, tendo conquistado a 13.ª posição com 71 pontos, sendo a única vez que a ARJ Macedónia atingiu a Grande Final desde 2007. Quatro anos depois, a onda de maus resultados do país nas últimas participações levou a emissora a escolher novamente Kaliopi para a Eurovisão, sendo que essa defenderá Dona em Estocolmo.





Poli Genova - Bulgária 2011/2016
Depois de duas participações nas finais nacionais do país integrada no grupo Melody, Poli Genova conquistou, em 2011, o direito de representar a Bulgária em Dusseldörf. Com 'Na Inat', tema totalmente interpretado em búlgaro, a cantora ficou no 12.º lugar na semifinal, a escassos seis ponto do apuramento. Quatro anos depois, Poli foi a escolha da BNT para a apresentação do Junior Eurovision Song Contest 2015, sendo que meses depois foi anunciada como a representante do país na Eurovisão. 'If Love Was a Crime' foi a última candidatura a ser apresentada e marcará o regresso da Bulgária ao concurso musical.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: eurovision.tv/ESCPortugal / Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube
7
( Hide )
  1. Anónimo16:05

    Sempre gostei de ver cantores (as) repetentes no ESC. neste caso este ano estou radiante.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:56

    Sinceramente perante certas canções do ESC de 1996, não percebo por que razão a representante da Macedónia foi eliminada. Algumas o teriam de ser, mas esta parece-me bem acima dalgumas que chegaram a Oslo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 17:56 - Concordo contigo.So para mencionar algumas que eu acho muito abaixo da cançao de Kaliopi em 96: Eslovenia,Bosnia,Espanha,Belgica. De certo modo este"Samo ti"
      tem pontos em comum com"Baunilha e chocolate" de To Cruz em 1995.

      Eliminar
  3. Nunca fui entusiasta de repetentes no ESC.Recordo os "Hot Eyes" que nos anos 80 representaram a Dinamarca 3 vezes no ESC...Ja ninguem aguentava ver os "hot teeth" da cantora do grupo!Isto para nao falar de Carola e Kiki Danielsson(Suecia),Elisabet Andreassen(Suecia/Noruega).Caras e talentos novos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:21

      RG, mas há cantores que depois de vermos numa edição e termos gostado tanto da música, queremos tanto que voltem mais uma vez... :) Aliás, em relação a esta edição ja me está a acontecer o mesmo eheh

      Eliminar
    2. 15:21 - Concordo contigo,mas tem havido no ESC tantos exemplos saturantes que....Contraditoriamente nunca me enjoei de ver a Sandra Reemer 3 vezes pela Holanda em 72,76,79...E em tempos nao me teria importado de ter pela 3º vez a Dora por Portugal!Quem deste ano? :)

      Eliminar
    3. Anónimo21:12

      Sim... nem todas as participações enjoam,.. eu por exemplo gostei das exibições da Poli e da Kaliopi em todos os anos... mas se calhar pedir a 3ª vez de alguma se calhar ja é impossivel :)
      Deste ano por exemplo a Barei que não só da say yay mas das outras muitas que andei a ouvir, mas com tanta polémica que houve este ano com a Espanha e a TVE duvido que ela volte;
      Gostava de ver outra vez o Lazarev e para ajudar ele parece querer :)
      Falei na Barei em particular mas adorava ver qualquer um dos Big 5 outra vez porque eram das minhas músicas preferidas (exceto a música da Suécia);
      Também achei interessante as vozes da Gabriela Kunciková, Zoe, Minus One e Michal.
      Podem parecer muitos nomes mas acho que esta edição estava cheia de qualidade mesmo... em contrapartida, poucas foram as que gostei o ano passado!

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.