Slider

[ESPECIAL] Festa da Flor da Madeira inspira-se na alegria portuguesa na Eurovisão

De 7 a 17 de abril, a frase “a Madeira é um jardim” vai estar no auge do seu esplendor: a “Festa da Flor” vai encher as ruas do Funchal de flores e também de canções que são verdadeiro tributo à pátria e a quem cantou Portugal na Eurovisão.


A Festa da Flor, uma das maiores festas celebradas na Ilha da Madeira, é uma homenagem a esta relação especial dos madeirenses com a flor e a primavera. Exposições, workshops, mercados e tapetes de flores vão estar em foco de 7 a 17 de abril. Mas o ponto alto do programa é, sem dúvida, o cortejo alegórico, a ter lugar no próximo domingo, dia 10, composto por mais de 1000 figurantes que irão desfilar entre a Avenida Sá Carneiro e a Praça da Autonomia, no Funchal.

As diferentes troupes apresentam, todos os anos, as suas propostas acompanhadas de danças que compõem uma nova coreografia. Uma das troupes chama-se Sorrisos de Fantasia e irá inspirar-se na cultura portuguesa na Eurovisão. O ESCPORTUGAL falou com um dos responsáveis pela troupe, que nos confidenciou o porquê desta escolha.

A troupe Sorrisos de Fantasia foi criada em 2013 para participar nos dois principais eventos da Madeira, a Festa da Flor e o Carnaval. O grupo tem, neste momento, quase duas centenas de elementos, maioritariamente crianças e adolescentes. “Pretendemos celebrar o orgulho de ser português”, afirmou ao ESCPORTUGAL o mentor do projeto e ensaiador, Ricardo Mendes. No meio de ensaios, de provas de roupa e de reuniões com os vários elementos da organização, este responsável ainda teve tempo para falar com o ESCPORTUGAL e nos adiantar que a troupe irá desfilar ao som de duas canções que já representaram Portugal no Festival Eurovisão: O meu coração não tem cor, tema de José Fanha e Pedro Osório cantada por Lúcia Moniz na Eurovisão 1996; e Se eu te pudesse abraçar , canção de José Cid para a voz de Inês Santos, vocalista dos Alma Lusa na Eurovisão 1998. “Pretendemos celebrar o orgulho de sermos portugueses e estas duas canções encaixam-se na perfeição”, justificou. A temática deste ano do evento é “Uma festa, uma flor”. “Pretendemos transformar o nosso desfile numa grande festa, dando ênfase às flores da nossa ilha, e de certa forma mostrar com brio a nossa cultura aos quatro cantos do mundo. Abraçar os turistas e imigrantes com alegria, pois não somos só fado, somos um povo com história, um povo com garra, somos autênticos, genuínos, somos Portugueses!”, afirma com orgulho Ricardo Mendes, que partilha as coreografias com Sónia Estrela.

A seleção das cores do projeto, onde se incluem os fatos confecionados especialmente para a ocasião e que se inspiram no folclore, estão associadas às cores da bandeira do nosso pais e desta região. “O verde simbolizando a esperança e a natureza, os tons vertiginosos da nossa floresta Laurissilva no acordar para a primavera, o vermelho relacionado com o amor ao nosso país, com a paixão, a vivacidade e força. O azul surge associado ao mar, ao céu e às nossas levadas, por fim o amarelo em representação do sol, da alegria de viver”. Por outro lado, “o uso dos aventais, da carapuça do folclore madeirense, a inspiração no fado com o uso do tradicional xaile, são elementos que conferem um carácter tradicional a todos os figurinos”, completou.



Já não é a primeira vez que a troupe Sorrisos de Fantasia se inspira no Festival Eurovisão: logo no primeiro ano que o grupo participou no evento, em 2013, desfilou ao som da canção “Todas as ruas do amor”, interpretada pelos Flor-de-Lis na Eurovisão 2009. Um ano depois, foi a canção “Fairytale”, de Alexander Rybak, que se ouviu nas ruas do Funchal.

Aproveitamos para apresentar, de seguida, um vídeo da edição de 2013:



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: SORRISOS DE FANTASIA / Vídeo: YOUTUBE

8
( Hide )
  1. Rita Martins22:47

    Tão, mas tão giro!!!! Parabéns a todos os membros do grupo e aos criadores. ADOREI ver e saber desta existencia (k) (h) (k)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:55

    Muito bonito :-)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:15

    O croquit do vestido está um arraso

    ResponderEliminar
  4. Ricardo Alves23:47

    Duas canções muito bem escolhidas. São muito bonitas e têm tudo a ver com o tema.

    ResponderEliminar
  5. Pedro Carvalho08:37

    Às vezes que os portugueses das ilhas e os emigrantes são mais patrióticos que os portugueses do continente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:30

      "Às vezes" ou "HÁ vezes"?!?!?

      Eliminar
  6. Nuno ( Ilha da Madeira)19:07

    Muitos Parabéns. Estou muito orgulhoso.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.