Slider

Portugal: Morreu Nicolau Breyner


Morreu esta segunda feira o ator e cantor Nicolau Breyner. Conhecido sobretudo como ator, Nicolau foi também cantor, tendo participado e apresentado o Festival RTP da Canção.

Morreu o ator, realizador e cantor Nicolau Breyner, vítima de ataque cardíaco. A notícia foi avançada pela RTP, citando fontes familiares. Tinha 75 anos de idade. O seu corpo terá sido encontrado em casa por familiares, seriam 15 horas, depois de não ter aparecido na sua escola (Academia Nicolau Breyner) e de não atender telefonemas.

Desde sempre nos habituámos a ver Nicolau Breyner na TV, quer como cantor, ator ou apresentador. Nasceu em Serpa em 1940, mas cedo foi viver para Lisboa com a família. Fez estudos de canto e entrou no coro da Juventude Musical Portuguesa ao mesmo tempo que estudava no Liceu Camões. Seguiu-se a Faculdade de Direito, mas acabaria por desistir para se dedicar ao canto e ao teatro, tendo obtido diplomas no Conservatório Nacional nestas duas áreas.

Em 1968, participa no Festival RTP da Canção com "Pouco mais", terminando em 4.º lugar. Mais tarde, em 1977, apresenta o Festival com Herman José, tendo contribuído para o lançamento do então jovem ator. Em 1990 voltaria a apresentar o evento com Ana do Carmo e em 1994 com Ana Paula Reis.

A carreira de ator começou com o popular Ribeirinho a dirigi-lo na obra teatral “Leonor Telles”. A fama seria alcançada através de uma longa carreira de comédia que se estendeu do teatro ao cinema com passagem marcante pela televisão.

Na TV, após o 25 de Abril, foi a referência máxima de programas como Nicolau no País das Maravilhas ou Eu Show Nico.

Nos anos 80, Nicolau Breyner surge como ator na primeira telenovela portuguesa "Vila Faia", além de desempenhar também tarefas como diretor de atores e partilhar a autoria do guião. Mais tarde, criou a Nicolau Breyner Produções (NBP, que daria lugar à Plural Entertainment), produtora televisiva onde desempenhou diversas funções, de administrador, a produtor e realizador.

Em simultâneo, participou em diversas comédias televisivas, séries, telenovelas e filmes, trabalhando em perto de 50 obras da 7ª Arte ao lado de grandes nomes da cena artística nacional e internacional com realizadores tão diferentes como Perdigão Queiroga, Herlander Peyroteo, Luís Galvão Teles, Fernando Lopes, António Pedro Vasconcelos, Joaquim Leitão, Leonel Vieira, João Botelho ou Bille August.

Encontrava-se a gravar a telenovela "A impostora", ainda por estrear.

À família enlutada e amigos, as condolências da equipa do ESCPORTUGAL. 



Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ECONÓMICO, RTP, ESCPORTUGAL/ Imagem: Google / Vídeo: Youtube 
5
( Hide )
  1. Anónimo17:24

    Uma grande pessoa! Que descanse em paz 😭😣

    ResponderEliminar
  2. Anónimo17:26

    Meu Deus, estou em choque! Descanse em paz!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:45

    oh valha-me nossa senhora !

    ResponderEliminar
  4. Mais um grande artista e um grande ser humano que nos deixou! :-(

    ResponderEliminar
  5. Rui Ramos22:28

    Abri agora a net e vejo isto. :-(

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.