Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Saara Aalto: "A participação no Euroviisut lançou a minha carreira"

Segunda classificada no Euroviisut 2011, Saara Aalto está de regresso à final nacional da Finlândia este ano! Em entrevista com o ESCPORTUGAL, a cantora recordou a sua passagem pela competição e pelo The Voice Finland, bem como a participação de Sabrina em 2007.


"Feliz, doce, entusiasta e ambiciosa": assim se descreve Saara Alto, uma das concorrentes da final nacional da Finlândia deste ano. A cantora, bastante conhecida dos eurofãs pela experiência no Euroviisut 2011 e pelos finlandeses devido à participação no The Voice Finland, aceitou o nosso desafio e falou-nos sobre o seu percurso na música.


Admite não mudar a sua personalidade quando sobe ao palco, sendo apenas "muito mais extrovertida", mas Saara garante que no conforto do seu lar é uma pessoa diferente: "Na minha vida privada sou muito solitária! Prefiro mil vezes mais fazer as coisas sozinha... o que nem sempre é bom". Nascida numa família apaixonada pela música, garante que "aprendi a cantar antes de falar. Os meus pais sempre cantaram para mim, o que resultou que, ao ano e meio de idade, começasse a cantar enquanto ouvia rádio".

"O Euroviisut 2011 e o The Voice Finland", respondeu Saara Aalto quando questionada sobre quais as principais experiências da sua carreira musical. Contudo, sentir-se-ia mal se não frisasse outras experiências: "O facto de ter lançado 5 álbuns nos últimos 5 anos também tem de ser destacado... bem como os  concertos que fiz na Finlândia e na China. Outra das experiências muito interessantes que tive foi a oportunidade de cantar no Festival Internacional de Cinema de Xangai, transmitido para toda a Ásia. E cantar junto com Andrea Bocelli e Jose Carreras foi algo indescritível...".



Grande fã da eurovisiva Lara Fabian, a cantora finlandesa admite também acompanhar imenso o percurso de "The Corrs, Destinys Child e Christina Aguilera, bem como outros cantores pop japonês e chineses!", sendo grande fã de "música pop, clássica e claro... música eurovisiva".

Seguidora fervorosa do Festival da Eurovisão desde sempre, Saara recorda a vitória de Israel em 1998 como a sua primeira memória: "Lembro-me perfeitamente da atuação da Dana International e de ter pensado que ela era a mulher mais linda que tinha visto até então...".


Como referido anteriormente, Saara Alto participou na edição de 2011 do Euroviisut: "Foi uma experiência incrível e lançou a minha carreira a solo. Tenho imensa confiança na participação para encontrar o meu próprio estilo como artista... Depois disso lancei o meu primeiro álbum: foi lá que começou tudo isso". No final da competição, terminou em segundo lugar com 'Blessed with Love': "O tema da canção era o verdadeiro amor que temos de dar ao mundo e ao universo. Eu senti-me abençoada com esse amor e tive de o partilhar com todos. E fiquei tão feliz por tantas pessoas o sentirem da mesma forma e terem captado as boas energias da minha música."


A cantora perdeu o bilhete para Dusseldörf para Paradise Oskar, cantor do qual admite ser grande amiga: "Amei-o desde o primeiro dia e ainda somos amigos! Ele é das coisas mais doces que já conheci! O seu desempenho não foi um grande espetáculo como acontece na Eurovisão, mas encaixou muito bem com o tema e conseguiu encher o palco apenas com a sua voz. Foi espetacular e arrepiante".


No ano seguinte à experiência na final nacional, Saara Aalta entra num outro grande projeto e volta a terminar na segunda posição: "A experiência no The Voice Finland foi tão boa que nem me preocupei com os resultados. Ainda hoje me sinto feliz por ter tomado a decisão de entrar no programa! Cresci como artista, alarguei os meus horizontes e tive tantos convites que tive de recusar alguns... Depois do The Voice senti-me preparada para enfrentar os grandes palcos".


Essa preparação contribuiu para a tomada da decisão de regressar à corrida pelo Eurovision Song Contest: "Sempre tive a Eurovisão como um objetivo e pensei que agora era um bom momento para voltar. Tinha um tema pronto que encaixa bem nos moldes do concurso e arrisquei, mas com convicção". Intitulado 'No Fear', o tema servirá como um apelo ao fim dos medos: "A maioria de nós tem medo das pessoas que são diferentes de nós... Alguns de nós chegam a fazer mal aos outros porque sentem medo. Com este tema procuro que essas pessoas percam os seus preconceitos. É hora de esquecer os nossos medos e viver juntos no nosso planeta. Quero que esta canção sirva de funeral para o medo e que estejamos todos juntos a dançar".



A preparação para o evento tem sido "a loucura total" (risos): "Estamos a ensaiar muito, pois a atuação será um grande espetáculo". Contudo, já aconteceram alguns percalços: "Agora resolvi apanhar uma gripe... Espero estar no meu melhor no concurso". Ainda sobre a atuação, Saara admite que "quero fazer um show que nunca ninguém fez na Finlândia. E quero alegrar as pessoas que estão a precisar de animar".

Questionada sobre o papel da Eurovisão na Finlândia, a cantora respondeu imediatamente: "As pessoas dizem que não gostam, mas acabam por ver... nem que seja para criticar", brincou, antes de abordar a última participação do país no concurso: "Sinceramente, os PKN não eram os meus favoritos e, embora o ESC não seja apenas sobre a música, acho que a música é o mais importante... pelo menos para mim é! Apesar de tudo, foi bom para o mundo ver esse tipo de banda e uma escolha interessante da nossa parte".


Sobre Portugal, Saara lamenta nunca ter visitado o nosso país, mostrando-se grande apreciadora da língua portuguesa: "Na escola cantei imensas vezes música brasileira e, desde então, tenho músicas cantadas em português no meu reportório". Além disso, recorda a participação de Portugal em Helsínquia: "Lembro-me perfeitamente da Sabrina a atuar no ESC2007 com uma música bastante animada", lamentando a nossa ausência este ano: "O ESC é a festa da Europa e não é a mesma se alguém está a faltar".


Para os próximos meses, Saara Aalto tem agendados "alguns concertos com grandes orquestras da Finlândia", tendo também reservado algumas jornadas para "compor novas músicas". Além disso, mas não menos importante, Saara garante: "Quero passar um tempo com o meu novo cachorrinho, a Lily".

Quer conhecer a Lily? Faça-o no vídeo que a cantora gravou especialmente para os leitores do ESCPORTUGAL:


Mensagem de Saara Aalto (UMK2016)
Vice-campeã da final nacional finlandesa de 2011, Saara Aalto está a concurso no UMK2016, sendo uma das favoritas à vitória! A cantora deixou uma mensagem aos leitores do ESCPORTUGAL! Saiba tudo em www.escportugal.pt #SaaraAlto #UMK2016 #Eurovision2016 #RumoaEstocolmo
Publicado por ESC Portugal em Sábado, 6 de Fevereiro de 2016

Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.