Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Kaceo: "Disque D'or é uma crítica à "hiper-sexualização da indústria musical"

Os Kaceo estão a concurso no Die Grosse Entscheidungsshow, final nacional da Suíça para a Eurovisão, depois de terem sido repescados. A banda falou com o ESCPORTUGAL sobre a sua participação no certame e sobre o seu trajeto no mundo da música, com muita ironia à mistura.


A banda Kaceo vai estar presente na grande final do Die Grosse Entscheidungsshow com o tema Disque D'or. Apesar de não fazerem parte do lote inicial de finalistas, a banda foi repescada devido à eliminação de Stephanie Palazzo.

Nicolas Vivier, Luis Pisconte, Karim Maghraoui e Benoit Roessinger contam-nos que o nome para a banda surgiu "como uma alcunha para o Nicolas quando estávamos a compor. Tornou-se sério quando surgimos como um trio em 2013 e como um quarteto em 2015". Caracterizando-se como irónicos, o quarteto revela que mesmo assim "gostamos de falar de assuntos sérios. As nossas bases são todas de estilos musicais diferentes: ska, balcânico, metal, rock, composição, folk. E esta confusão cria os Kaceo em palco, uma bonita confusão", reconhece.


A banda começou a dar concertos em 2013 mas só em 2015 lançou os dois primeiros EPs. Ne Pas Jeter, em janeiro, e Déchets Spéciaux, em setembro, que estão disponíveis para descarga gratuita em kaceo.net. Atualmente, estão concentrados em compor novos temas e em voltar aos palcos na primavera. Ao seu estilo, os Kaceo dizem que, ao longo da sua carreira, já passaram por "três problemas com nudez em público, dezanove ressacas, trinta e dois crimes por resolver, duas guerras civis e cento e sessenta três corridas de caracóis por acabar". Ironia ou verdade? Bom, a pergunta ficou sem resposta (risos).


Em relação aos artistas preferidos de cada um, os Kacet consideram-se fãs dos Queen, Ismael Lo, Batlik, Beethoven, La Canaille, Trilok Gurtu, Tool, Opeth e muitos outros artistas começados pela letra B: Brassens, Brel, Barbara, Beatles, Bowie, Bashung, Blondie, BB King, Babylone Circus, Bad Religion, Biohazard, Brown, Beastie Boys, Beck e Bella Bartok. Karim Maghraoui diz que não ouve música para "manter a cabeça fresca quando componho".

Os Kaceo confessam que não seguem muito a Eurovisão mas lembram-se da vitória dos Lordi. "Gostámos imenso! Alertou-nos para o facto de termos de mudar a palavra "Jesus" para "Gérard" nas nossas letras" (risos).

Esta é a primeira incursão da banda por uma final nacional e a primeira tentativa de chegar à Eurovisão. A ideia de participar no Die Grosse Entscheidungsshow surgiu "num bar em Genebra. Quando se bebe a um domingo... qualquer coisa pode acontecer! Disque D'or é sobre produção musical e a indústria da transmissão. Achámos interessante incluir a nossa canção nesse circuito, observar o que acontece e aprender com isso. Para sermos honestos, nunca pensámos em chegar sequer à pré-seleção".


Disque D'or é uma crítica à "hiper-sexualização da indústria musical e ao nosso purismo esquizofrénico entre um discurso higienizado num concerto voyeur. A canção original tem uma mensagem cínica e crua. Queríamos descrever o que víamos na TV: pusemos palavras explícitas no que é normalmente implicitamente mostrado. Como pedido pela nossa televisão nacional, preparámos outra versão (vídeo abaixo) e mudámos uma parte importante da letra para se adequar ao ESC e ficámos com uma versão quase livre de ironia (vídeo acima)". 


Acerca da última participação da Suiça na Eurovisão, os elementos da banda diz que conheceu brevemente Mélanie René após um concerto e ficaram com boa impressão. De Portugal nada conhecem, a não ser o engenheiro de som com quem trabalham, que é português. 


Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
1
( Hide )
  1. Saborosamente criativos,com muito a fazer lembrar Serge Gainsbourg nao-eurovisivo.Gosto imenso!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.