Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Cristal Snow: "Emociono-me ao ouvir a minha música na rádio"

Admite ser um contador de histórias em palco, mas não consegue ouvir a sua música na rádio sem se emocionar. Cristal Snow é um dos mais mediáticos participantes do UMK2016 e, poucos dias antes da competição, aceitou o convite e falou ao ESCPORTUGAL. 

Oito anos depois da sua primeira experiência eurovisiva, Cristal Snow, nome artístico de Tapio Huuska, está de regresso à corrida pelo Festival da Eurovisão. Com 40 anos de idade, o cantor oriundo de Naantali e com sete anos de estudos em Nova Iorque, é um dos mais mediáticos participantes no Festival da Canção da Finlândia - UMK2016 - e, a poucos dias da competição, aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e falou-nos sobre a sua experiência musical.


Tapio Huuska admite ser "uma pessoa muito focada, que gosta de ter a carreira orientada e que é muito criativa", enquanto que "Cristal Snow é um mero contador de histórias em palco". A música e o desejo de dar algo aos outros apareceu muito cedo na sua vida: "Desde sempre quis ser cantor! E ator! E escritor! Enfim... sempre quis entreter as pessoas", confessa ao ESCPORTUGAL. "Então - continua -  comecei a estudar teatro ainda garoto e posteriormente mudei-me para Nova Iorque, onde durante sete anos estudei Teatro. Mas a música falou mais alto e regressei à Finlândia para dar continuidade ao sonho".


Com dois álbuns lançados,'The prophecy e 'God you made me wicked', o cantor admite ser feliz "a fazer música": "É algo que amo fazer!", não hesita em responder. "Adoro contar histórias através da música... especialmente aquelas que eu vivi.". Recusa mencionar uma experiência como o auge da sua carreira, mas "lançar o meu primeiro álbum em 2008 foi algo bastante emocionante. Mas eu sou muito emotivo! Quando termino uma música e ela é lançada, é fatal: emociono-me ao ouvir a minha música na rádio".


Viciado em música pop, "de onde podia escolher 40 ou mais temas que amo", Cristal Snow admite assistir desde sempre ao Festival da Eurovisão, bem como a algumas finais nacionais ao longo do ano. Contudo, a primeira memória remonta a 1983: "Enquanto criança amava passar a noite em frente da televisão a ver o concurso. Lembro-me perfeitamente da Carola em 1983! Andei a cantarolar o tema durante semanas... E morri de amores no ano seguinte pelos Herreys".


Em 2008, Cristal Snow entrou no Euroviisut com o tema Can't Save Me, terminando a competição na 3.ª posição, com 26,5% dos votos. Desde então, admite ter vontade de regressar ao evento: "Sempre quis regressar... mas esperava que a música certa aparecesse. Este ano isto aconteceu".


Este ano, entrará no UMK2016 com o tema 'Love Is Blind': "É uma canção bastante pessoal que escrevi sobre um relacionamento que deu errado. Mas, em vez de falar sobre o desgosto, resolvi escrever o tema baseado nos momentos poderosos e positivos que vivemos". Admite, contudo, que o UMK tem guiado a sua vida nos últimos meses: "Durante semanas e semanas não tenho feito nada mais do que me preparar para o evento. Escrevi a música, gravei o vídeo... Agora ensaios, ensaios... Está a ser uma fase bastante emocionante". Se tiver a sorte de chegar ao Festival da Eurovisão, o cantor garante "continuarei a ser eu mesmo. Irei contar a minha história de modo cru e abertamente".


Questionado sobre a última participação do país no Festival da Eurovisão, Cristal elogiou a participação dos Pertti Kurikan Nimipäivät no concurso: "Adorei-os! Eu encontrei-me com eles anteriormente e sempre gostei da sua atitude punk". Sobre Portugal, o cantor garante que o nosso país se "destaca por interpretar os temas na sua língua nativa. Adoro isso". 


Depois do UMK, Cristal Snow garante que "continuarei a trabalhar em novas músicas. Além disso, tenho algumas produções televisivas já confirmadas e que chegarão brevemente. Vai ser um ano em grande para mim! E é deste modo que gosto".


Aceda AQUI a todo o arquivo da iniciativa Rumo a Estocolmo!

Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPORTUGAL/ Vídeo: Youtube
3
( Hide )
  1. Anónimo20:49

    bastante arrojado e diferente. mas nao vejo isto no esc

    ResponderEliminar
  2. Anónimo22:27

    Adoro esta musica! Eu vejo-o na Eurovisão, pelo menos daria que falar!

    ResponderEliminar
  3. So amanha apos ver a prestaçao ao vivo,poderei dizer se e bom ou mau,mas a priori e a minha favorita para representar a Finlandia no ESC. OK,valoriza muito as cançoes portuguesas por serem cantadas em Portugues,mas nos previews da YLE sem excepçao arrasou sempre as cançoes portuguesas.Hipocrisia!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.