Slider

[#MCA2015] Conheça o número de votantes e o painel de jurados da Grande Final

Antes de o anúncio dos resultados e da canção vencedora da 1ª Edição da 'Melhor Canção do Ano',  damos a conhecer a constituição do painel de jurados da #MCA2015, responsável por 50% da votação da Grande Final. Para além disso, saiba o número de votantes desta iniciativa, que superou todas as expectativas! 

Fulgurante e impressionante! Em duas palavras, é este o balanço da derradeira fase da #MCA2015! Você decidiu, você votou e já temos vencedor! Mas antes do grande anúncio, vamos dar a conhecer a constituição do painel que, juntamente consigo, ajudou a eleger a 'Melhor Canção do Ano'.

Podemos dizer que este painel foi, sem sombra de dúvidas, o maior e mais plural de sempre em iniciativas do género, com representantes de cada região do país e de grandes centros da Diáspora portuguesa na Europa, bem como de vários websites nacionais e internacionais!

Queremos que a 'Melhor Canção do Ano' seja resultado do voto de especialistas, mas também do público que, nesta iniciativa, votou em força! 

Estavam, como sabemos, 20 canções a concurso nesta Final. Cada jurado atribuiu 12, 10, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos às suas 10 canções prediletas.

O júri da 'Melhor Canção do Ano 2015' foi constituído por três pólos, cada um com um peso de 1/3 na votação total do júri, a saber: 


Regiões 

Constituído pelo painel ESC Portugal Regiões onde constam representantes dos 18 distritos de Portugal Continental, mais 2 representantes das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Para além destes 20 jurados, contámos também com 5 jurados representantes da Diáspora portuguesa provenientes de Andorra, Bélgica, França, Reino UnidoSuíça. Perfazem, então, o total de 25 jurados, com um peso final de 1/3 no voto do júri.

Total de jurados: 25 elementos


Sites 

Constituído por 13 websites, nacionais e internacionais, de vários quadrantes, todos eles ligados à cultura ou especificamente à música e Eurovisão. O painel foi constituído pelas páginas: 

Este painel teve um peso de 1/3 na votação do júri.

Total de jurados: 13 elementos.


ESC Portugal

Constituído por 6 editores do ESC Portugal, nomeadamente Gonçalo Vieira, João Diogo, Nelson Costa, Nuno Carrilho, Paulo Morais e Pedro Fernandes. Este painel, tal como os restantes, teve um peso de 1/3 na votação do júri.

Total de jurados: 6 elementos.

De forma a garantir que cada pólo do júri tivesse o mesmo peso na votação, aplicou-se um efeito multiplicador nos pólos com menos elementos, Sites e ESC Portugal:


No pólo Regiões, os 25 jurados atribuíram 12 + 10 + 8 + 7 + 6 + 5 + 4 + 3 +2 + 1 = 58 pontos --> 58 pontos multiplicado por 25 jurados perfaz 1450 pontos.

Assim, cada voto atribuído por um jurado do pólo Sites era multiplicado por 1,923076923 e cada voto atribuído por um jurado do pólo ESC Portugal era multiplicado por 4,166666667 de forma a que os pontos totais atribuídos por cada pólo perfizesse o total de 1450 pontos e assim, puderem ficar com o mesmo peso do pólo Regiões.

O somatório dos 3 pólos (4350 pontos) perfez os 50% do júri que, hoje à noite, será revelado juntamente com os votos do público, durante o anúncio da canção vencedora da #MCA2015!


 Votos do Público

A adesão do público superou as mais otimistas expetativas do ESCPORTUGAL. Foram submetidos 9198 votos, concretamente 7963 através do Facebook e 1235 através do formulário online.

O público teve um peso de 50% na votação final e fez toda a diferença nos resultados! A percentagem de votos totais obtidos do Facebook e do Formulário foram convertidos em pontos. Esta conversão teve por base os pontos totais atribuídos pelo júri a multiplicar pela percentagem de votos do público obtido por cada candidato.

Assim, e partindo de um cenário de um total de 10.000 votos submetidos pelo público e uma canção que obteve 1.000 destes votos, isso corresponde a 10% da votação do público e, assim sendo, essa canção tem direito a 10% dos votos alocados ao voto do público (4350 pontos) o que equivale a 435 pontos.



Os votos do público e do júri serão anunciados ao detalhe no anúncio do vencedor!

Ansiosos!?

Não perca esta noite o grande anúncio do vencedor da primeiríssima edição da 'Melhor Canção do Ano'!


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte/Imagem/Vídeo: ESCPORTUGAL

6
( Hide )
  1. Ricardo Alves19:31

    Notavel o n.º de pessoas que adere às vossas iniciativas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:41

    Mal posso esperar :-))

    ResponderEliminar
  3. Anónimo20:00

    Ola vao anunciar apenas o vencedor ou tambem cada musica por ordem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo(a): Todas as canções do 20º ao 1º lugar. Até já

      Eliminar
    2. Anónimo20:52

      Obrigado!Ate ja!

      Eliminar
  4. Anónimo20:57

    Houve anos que o televoto do FC não teve tanta gente a votar. mais de 9000 votantes é obra!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.