Slider

Espanha: Imprensa e políticos criticam canção em inglês para a Eurovisão

Na noite passada, a TVE selecionou a canção "Say Yay!" para representar Espanha no festival Eurovisão deste ano. Hoje, multiplicam-se as críticas e os apupos à escolha de uma canção totalmente cantada em inglês.

Espanha acordou com sucessivos artigos e reações negativas à escolha de uma canção totalmente interpretada em inglês para representar o país vizinho no Festival Eurovisão (ESC2016). Será a primeira vez na já longa história de Espanha no concurso Eurovisão, que a sua canção não terá uma única frase em espanhol.

Os artigos na imprensa e os comentários nas redes sociais multiplicam-se. "Vergüenza en TVE por repudiar el español en la canción de Eurovisión" escreve em título o jornal diario.es; "No es Eurovisión, es Eurodrama", escreve, por sua vez, o El Pais também em título. Para um dos mais influentes jornais espanhóis, a canção vencedora "é uma composição vendida como sendo Pop moderno em inglês, mas não passa de um tema sem espírito, que se precipita numa ânsia de ser dançável mas não é nada disso! Não é alegria, não é festa... não é nada!" As críticas do El Pais não se ficam por aqui: "Também é verdade que as restantes candidaturas não são melhores! São autênticos produtos enlatados".

O jornal Diário escreve que o partido PP está já a estudar a hipótese de chamar o Presidente da TVE ao Parlamento para que explique esta escolha. Avança também que Barei "é desconhecida", selecionada numa gala "cheia de erros, e que deixou em evidência o facto de, em cerca de 60 edições, a televisão pública permitir que a letra da canção não tivesse uma única linha em castelhano". Intitula também de "despropositado" o comentário que Barei proferiu em direto, quando disse que cantar em inglês "é arriscar".

Os erros da gala e os cantores desconhecidos levaram, diz este jornal, "a um desastre em termos de audiências [apenas 9.1% de share]". Erros que não se ficaram por aqui: "Coros demasiado altos, playback, problemas com a iluminação e de som e um formato pouco definido, são algumas das críticas que recebeu a gala. Para os fãs da Eurovisão faltaram ideias revolucionárias para que as atuações estivessem ao nível do que fazem outros países".

O jornal ABC, que refere que Barei partia como a favorita, fez um inquérito entre os seus leitores da edição online. Às 18h41, 65% dos leitores está contra uma canção totalmente em inglês, enquanto 31% acha acertada a decisão de ontem à noite. "Nunca pensei ter os votos do público cantando em inglês", comentou Barei à imprensa no final da emissão, segundo o jornal El Mundo. A cantora terá ainda afirmado que considera o castelhano uma língua mais rica que o inglês, mas que não se adequa a certos estilos musicais.

Recorde a canção vencedora do "Objetivo Eurovisión" e que irá representar Espanha no Festival Eurovisão 2016, a realizar em Estocolmo no próximo mês de maio:





Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: DIARIO.ES, EL PAIS, EL MUNDO, ABC /Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
40
( Hide )
  1. Rui Ramos19:04

    das 6 canções era a melhor opção. e sim, a gala em termos de organização e tecnicamente foi um pavor

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:07

    vergonhoso cantar em inglês!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo19:14

      E porquê?

      Eliminar
    2. Anónimo20:11

      Não vale a pena questionar, ainda vivem no século passado.

      Eliminar
  3. Anónimo19:08

    estou chocado como é que os espanhóis que são tão nacionalistas permitem que uma musica em inglês ganha a sua final nacional.

    ResponderEliminar
  4. em 2014 ganhou uma musica 100% ingles e ninguem reclamou este ano a canção não é 100% ingles porque tem frases em espanhol!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:40

      É precisamente o contrário, a de 2014 é que tinha frases em espanhol. Esta não

      Eliminar
    2. Anónimo20:57

      100%? Vai rever a atuação da Ruth Lorenzo...

      Eliminar
  5. Muito bons os comentarios do"El pais". Nao me admiro que 65% dos espanhois esteja indignado com esta escolha,devido a lingua.So prova que a maioria do povo de Espanha tem bom senso.Ah,na dita "Gala"(????)ate playback houve?!Interessante,mas nao totalmente surpreendente.Linda saga...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor Hugo21:24

      Esses 65% que votassem, pois no televoto ganhou a Barei

      Eliminar
    2. Vitor Hugo21:25

      É muito facil as pessoas criticarem depois do festival ter acabado. Se não gostaram, votassem ONTEM A NOITE e não hoje pelo jornal

      Eliminar
    3. Antes tarde que nunca. :-))) :-)))

      Eliminar
  6. Anónimo20:46

    A sério Espanha!!?? OMG ganhem juízo!! Vê-se mesmo que é mais um jogo para não ganharem o ESC!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:56

      Sim sim e vão mesmo ganhar cantando isto em inglês

      Eliminar
  7. Vitor Hugo21:23

    Parabens aos espanhois por votarem numa cancao em ingles!!! E logo no televoto ganhou uma cançao em ingles!! Muito bem!

    Agora, sobre a qualidade da canção: nenhuma era boa o suficiente para ganhar o ESC ou chegar ao TOP 10

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:27

    É uma pena, espanhol é um idioma tão bonito e dos mais falados do mundo! Não é preciso cantar em inglês para modernizar a canção em si, é possível fazer canções com noutra língua e que se mantenham modernas(não confundam isso com o mainstream). Dou o exemplo do tema "Breve" do Diogo Piçarra, apesar ser calminha quase ao estilo das músicas dos The XX.

    ResponderEliminar
  9. Eu acho uma piada do caraças a estes comentários (entenda-se que estou a ser sarcástico), só revelam a hipocrisia da sociedade em que vivemos... Então as canções que venceram o festival nos últimos anos não foram todas interpretadas em inglês? Desde quando o inglês é a língua oficial da Rússia, Noruega, Alemanha, Azerbaijão, Suécia, Dinamarca ou Áustria?... Que eu saiba não é língua oficial de nenhum destes países, no entanto toda gente gostou e ninguém apontou o dedo ao idioma. E eu pergunto: porque é que quando se trata da velha Espanha ou Portugal, não se pode cantar em inglês? Parece que uns são filhos da mãe e outros são filhos da outra... Deixem-se de tretas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,Claudio! Nesta questao das linguas, creio que so fazendo "referendos" se chegaria a alguma conclusao aproximada.Mas nao generalizar!Nem toda a gente gostou de quando os paises por ti mencionados ganharam cantando em Ingles.

      Eliminar
    2. Pedro Carvalho00:23

      É isso aí :-)

      Eliminar
  10. O que se esta a passar em Espanha,creio que se passaria em quase todos os paises do ESC,caso a questao fosse levantada,tal como agora foi em Espanha,ou seja os grandes publicos nacionais prefeririam ver os seus representantes no ESC a cantar nas suas proprias linguas.Ventos de mudança...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06:02

      É uma questão de mentalidades nada mais. Quase todos os países da Europa já cantaram em inglês no Esc...e não houve problema nenhuma com isso dentro desses paises. O problema está na península ibérica essencialmente (Itália também não dá abertura para isso)....porque muitos querem que se cante em inglês mas não existe essa possibilidade porque no caso de Portugal, a RTP não permite. A Espanha vai dando uns passos no caminho para essa abertura e ontem deu mais um. Ganhou o televoto e acredito que com uma boa diferença. E mais, em 2º no televoto ficou outra música em inglês, por isso não se armem agora em Madalenas arrependidas que fica-lhas muito mal. Estes espanhóis têm cada uma...às vezes fazem mesmo lembrar os portugueses.

      Eliminar
  11. Anónimo21:55

    Concordo esta música não é nada de especial falta muita coisa nela , e em inglês será apenas mais uma música , isto faz lembrar a Ann sophie ...
    É vergonhoso cantarem em inglês a Espanha que é a segunda língua mais falada do mundo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:43

      A 2? Nao nao e

      Eliminar
    2. 20:43 - Com 390 milhoes de falantes nativos o Castelhano e a 2º lingua materna mais falada no Mundo,a frente do Ingles,em 3ª lugar com 365 milhoes.O Portugues vem em 6º lugar depois do Arabe,oque contesto,pois por ex. o Arabe de Marrocos e do Iraque sao tao diferentes como Portugues e Italiano(no minimo).

      Eliminar
  12. Assim os espanhóis já entram na "onda sueca"

    ResponderEliminar
  13. Nao sei como estes politicos, noticiarios e jornais não teem vergonha e digo isto porque os espanhois são os peores a falar ingles nesta europa. Aliás quase são os piores do mundo. Não admira que sigam burros, se se negam a evoluir é normal que não cheguem nunca a uma justa victoria. Digo nunca justa victoria porque franco compro os votos de 68 e en 69 entre quatro empates espanhã foi a que menos vezes recebeu 12 pontos.
    Eu vivo em Espanhã e até as palavras em ingles traduzem ao espanholado. Vergonha. Vergonha. "Maria carei" é a famosa mariah carey. "Uifi" é a famosa ligação wifi. Assim falam eles. É normal que viajem donde seja, peçam wifi e ninguem lhes entenda. Uifi. E zangao-sese chamamos joao oa rei Juan Carlos.
    É dificil ganhar se nao catarem uma canção na lengua universal.

    ResponderEliminar
  14. Esta canção vai ser um flop , de certeza!!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo00:23

    Falou-se tanto que o nosso festival não tinha canções de jeito... Agora comparem com o festival de Espanha. Até acho que o nosso não foi mau ao pé deste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo01:16

      ganhe juizo! o nosso foi dos piores sim, a banda arruinou todas as nossas musicas, as nossas musicas eram todas horriveis, nos so ouvimos as musicas no proprio dia com as votaçoes abertas logo de inicio... logo nao diga que nosso FC foi melhor que o da TVE, porque é mentira. E ainda podia dar mais exemplos.

      Eliminar
  16. Ok, ok... A qualidade das nossas canções era fraca, concordo plenamente, mas a nível de produção de espetáculo a RTP está muito à frente... E isto não é questão de opiniões, é um facto, a RTP quando quer faz um excelente trabalho... O palco, o cenário, as luzes, os planos da camaras, muito profissional. E se têm duvidas, revejam o festival da canção de 2015.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06:05

      A sério que achas que "O palco, o cenário, as luzes, os planos da camaras, muito profissional"...estamos perdidos então.

      Eliminar
    2. Foi um trabalho muito melhor do que aquele feito pela TVE... Ou não?! Há gente que só sabe reclamar... Porra!

      Eliminar
    3. Anónimo15:56

      hahahaha sim sim realmente em nivel tecnico a rtp era das melhores, entao aquela banda e aquele palco... eram super bons! -.-

      Eliminar
    4. Anónimo15:57

      por muito que nao ache os programas da tve grande coisa, acho que o objetivo eurovision foi muito bem elaborado em cenario , votaçao e atuaçoes, o que estragou apenas foi o coro... ja a rtp... nada se safa... tudo horrivel

      Eliminar
    5. Anónimo04:09

      O trabalho de câmaras da RTP é sempre simplesmente vergonhoso. Não estou a dizer mal por dizer, aquilo é mesmo fraco. Nem vou comentar outros aspectos...

      Eliminar
    6. Whatever... Há pessoas que só sabem falar mal.

      Eliminar
  17. Anónimo20:46

    Odeia a musica. Esta em ultimono meu top. Ainda pra mais em ingles nao se vai destacar. Traduzam para espanhol

    ResponderEliminar
  18. Anónimo17:21

    Acho muitíssimo bem a Espanha cantar em inglês no Esc. França e Itália deviam fazer o mesmo. Até vou mais longe, TODOS os países concorrentes ao Esc deviam cantar todos em inglês. Outras línguas no Esc nem pensar.

    ResponderEliminar
  19. Eu preferiria que Espanha cantasse em Basco.De resto,acho que toda a gente devia aprender BOM INGLES,para que fosse mais facil comunicar a nivel global.Porque Ingles?Porque tem uma estructura gramatical facilima.Ortografica e foneticamente e uma lingua complicada(Muito de historico,pouco de logico).

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.