Slider

[RUMO A ESTOCOLMO] Mihai Traistariu: "Sonhei que tinha vencido o ESC2016 e quero que isto aconteça"

Representou a Roménia no Festival da Eurovisão 2006 e, passados 10 anos, quer regressar ao concurso para a ambicionada vitória! Em entrevista com o ESCPORTUGAL, Mihai Tratistariu contou-nos alguns pormenores sobre a sua preparação.


Tem 38 anos de idade e um desejo enorme de vencer o Eurovision Song Contest: passados dez anos da sua participação eurovisiva, Mihai Traistariu admite estar pronto para entrar novamente na competição. O cantor romeno aceitou o desafio do ESCPORTUGAL e contou-nos alguns dos seus planos para os próximos meses, além de recordar a sua participação em Atenas e deixar uma mensagem especial para os eurofãs portugueses. 

Admite ser um 'homem bom' e bastante divertido, fazendo questão de mostrar essa sua faceta ao responder 'Sou muito sexy para esta profissão'. Contudo, garante que as suas grandes paixões passam por 'cantar, estar com os amigos e viajar', sem esquecer os 'animais e as pessoas amáveis'.

Ao contrário do que acontece frequentemente, o desejo pela música apenas apareceu na vida de Mihai Traistariu aos 17 anos de idade: "Estava ainda na adolescência quando, por acaso, tomei atenção ao rádio e ouvi o locutor anunciar a próxima faixa, que era o 'Without you' de Mariah Carey. Fiquei bastante interessado quando disseram que ela tinha a maior voz do mundo com 5 oitavas e meia". Admite ter ficado com aquela frase na cabeça: "Dias depois tentei imitá-la... e aconteceu algo inacreditável! Descobri logo que tinha algo especial na minha voz. Fiz então algumas aulas de piano e de teatro, começando a cantar aos 19 anos. Dois anos depois, ganhei o título de 'Melhor Voz da Roménia', que renovei em 2005 e 2007. Era o começo de algo incrível...".


Confrontado sobre como se sente ao ser habitualmente intitulado de 'versão masculina de Mariah Carey', devido ao seu alcance vocal, o cantor manifesta-se bastante agradecido: "É bastante agradável essa comparação! Como disse, eu comecei a imitar a voz dela e ao final de algumas tentativas consegui atingir as tão esperadas notas... Alguns jornais romenos usaram essa designação e tem passado ao longo dos tempos'. Contudo, segundo o próprio, confessa ser uma mistura entre Mariah Carey e Michael Bolton, dois dos seus ídolos: "Eu acho que a minha voz está entre a deles. Os melismas são sem dúvida parecidos aos da Mariah, mas acho que a minha capacidade de elevar a voz no peito e a sensibilidade é muito parecida com a do Michael...".



"A minha vida mudou completamente em 2006" avançou imediatamente o cantor aquando da pergunta sobre a sua participação no Eurovision Song Contest.  "Desde 2000 que andava a tentar participar no concurso, mas nunca tinha chegado a minha hora. Mas a experiência de 2006 foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida" avança Mihai, admitindo que apenas cedeu à pressão do momento quando saiu do palco: "Quando terminei de cantar 'Tornero' desatei num choro nos bastidores... Foi uma coisa rápida, diga-se, mas naqueles 10/20 segundos descarreguei a pressão acumulada nos dois meses anteriores". Os meses que se seguiram, apesar de menos "stressantes", foram bastante agitados: "Senti-me uma estrela internacional! O tema chegou às rádios de 30 países distintos e comecei a ser convidado para atuar nesses locais, para os habitantes locais. Conheci imensas culturas nesses meses!".

Porém, foi o apoio dos fanclubs que o surpreenderam: "Eu estou cada vez mais impressionado com o poder dos fãs da Eurovisão! Eles tornam o concurso num evento único... O trabalho voluntário nos sites e nas redes sociais é algo único no mundo.". Admite também que os seus planos futuros devem-se a essa camada de eurofãs: "Desde 2006 que tenho sido diversas vezes mencionado como um dos cantores que eles gostariam de ver novamente a concurso... Eles acreditam em mim e na minha voz! Sinto-me na obrigação de fazer isso para eles".


Contudo, o 'derradeiro sinal' chegou a Mihai durante o sono: "Tive um sonho há duas semanas atrás... Do que me lembro, estava a sagrar-me vencedor do ESC2016... Acordei tão feliz e resolvi partilhar essa minha experiência paranormal nas redes sociais. Horas depois já algumas revistas e televisões romenas especulavam sobre o meu possível interesse na competição... Conversei com eles e ponderei bastante e tomei a decisão: Sim! Quero mesmo fazer isso! Sonhei que tinha vencido e agora quero que isto aconteça! E acho que tenho potencial para vencer e tornar o meu sonho realidade'.

Questionado sobre se tem alguns temas prontos para entrar na competição, Mihai Traistariu avança que tem "algumas ideias": "O estilo do tema vencedor do ESC tem variado de ano para ano. Nunca sabemos qual o estilo que vai singrar... Tenho intenções de fazer várias canções e escolher a mais indicada. Mas também espero receber algumas demos de alguns compositores e de quem queira enviar-me... Estou à espera de encontrar o tema perfeito". Além disso, Mihai admite ser um ávido fã do Festival da Eurovisão: "Tenho acompanhado o concurso desde que me conheço... Mas nunca acerto em quem ganha, é um grande problema meu. Mas tenho alguns temas do concurso que costumo cantar nos meus espetáculos". 


Visitou Portugal em duas ocasiões e admite ser grande fã do nosso país, mostrando-se bastante triste com a sua retirada do concurso musical: "Quando li fiquei bastante triste. Apesar de ser apenas uma competição musical, por vezes acho que não lhe dão o devido valor em Portugal... Mas tenho a certeza que regressará em breve". O oceano, as pessoas, a língua, a história e a música foram as melhores lembranças que levou de Portugal aquando das suas visitas, orgulhando-se de dizer que voltará a estar presente no nosso país em dezembro deste ano.

Mihai Traistariu quis ir mais longe! Agradece a todos os seus fãs portugueses na língua de Camões, como pode ver de seguida:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: MihaiTraistariu / Video: MihaiTraistariu/Eurovision.tv
10
( Hide )
  1. Anónimo22:46

    Fantastico cantor
    Tem um vozeirão

    ResponderEliminar
  2. Simpatica a mensagem de Mihai em Portugues.Pelo menos tentou.Que o seu sonho se transforme em realidade!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo23:18

    Muito simpático para com os portugueses :)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:11

    ó filho, tentaste o teu Português, parabéns, é um começo, mas devias ter feito esse filme era sem camisa, essa é que é essa. Não concordam?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:47

    amei a musica da romenia este ano, foi a musica mais linda do esc 2015!!
    e espero que o mihai consiga voltar ao ESC, eu amo a tornero <3

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:04

      "<3"... que é isso?

      Eliminar
    2. Para mim tambem a cançao romena no ESC 2015 era uma das melhores de toda a competiçao,melodicamente e sobretudo a nivel de conteudo humano.Visualmente falhou,o vocalista parecia um aristocrata da nobreza romena,mas um dos guitarristas estava de bone desportivo na cabeça e calças de fato de treino..

      Eliminar
  6. Anónimo12:19

    Teve uma excelente participação no ESC de Atenas , este tipo de cantores (as) deveriam repetir o ESC vezes sem conta, ficamos à espera e se assim for que o sonho se torne realidade.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:48


    Multe mulţumir Mihai :-)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.