Slider

[VÍDEO] Lura antecipa álbum com lançamento de 'Maria di Lida'

Lura lança em setembro o seu novo álbum “Herança”, um tributo às mulheres cabo-verdianas. A antecipar esse lançamento, a cantora disponibilizou o primeiro single 'Maria di Lida'.


No dia em que a artista comemorou 40 anos de idade, e no Dia da Mulher Africana, Lura anunciou o lançamento do seu novo álbum, intitulado "Herança" com lançamento previsto para setembro. Quem recebeu a prenda foram os seus fãs, já que a artista disponibilizou nesse mesmo dia o primeiro single online - "Maria di Lida" - do compositor Jorge Tavares Silva. "'Maria di Lida' é um hino e um tributo à força e determinação das mulheres crioulas, onde a voz de Lura se transforma num estrondoso grito em sua homenagem ...", pode ler-se numa nota da produtora Harmonia. O tema junta ao ritmo intenso "o choro silencioso dos cantos mais antigos e recônditos do batuco e da 'reza' dos rabelados." Do álbum "Herança" , um "convite expresso à redescoberta da intensidade de Cabo Verde", irão fazer também parte, entre outros, os temas "Ness Temp di Nha Bidjissa" de Manuel Lopes Andrade e "X da Questão" de Mário Lúcio.

Este é o 6.º trabalho discográfico da cantora, depois dos sucessos como "Eclipse" de 2009, "M´Bem di Fora" de 2006, "Di Korpu Ku Alma" de 2005, "In love" de 2002 e "Nha Vida" de 1996.

Veja o vídeo da reportagem da televisão de Cabo Verde e ouça um excerto do novo tema  AQUI  

Lura nasceu em Lisboa, mas tem ascendência cabo-verdiana. O seu envolvimento no meio artístico começou cedo com participações em projetos teatrais e corais. A sua carreira como cantora deu nas vistas em 1996, aos 21 anos, quando gravou seu primeiro álbum, cuja canção título, Nha Vida, foi um sucesso imediato e que lhe rendeu um convite para participar no projeto discográfico Red Hot + Lisbon que reuniu grandes nomes da música lusófona. Em 1998, acompanhou Cesária Évora, o maior nome da música cabo-verdiana, em dois importantes projetos: abriu os espetáculos daquela cantora na Expo'98 e participou, em Paris, da série de concertos do projeto Cesária & friends.  Já foi nomeada para importantes galardões: o britânico BBC World Music Awards e o francês Victoires de la Musique.

Em 2001, participou na semifinal 3 do Festival RTP da Canção 2001, em conjunto com Paulo Abreu Lima, interpretando o tema 'Da Terra à Lua'.


Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte:LURA. SAPO MUZIKA / Imagem: GOOGLE

2
( Hide )
  1. Foi uma pena o tema ,que interpretou no FC em 2001,ser tao desapropriado para o ESC.Lura e dona e senhora duma grande voz,de timbre grave,sabendo usa-la magistralmente.Sendo natural de Lisboa,porque se insiste nos circulos da World music em apresentar Lura como cabo verdiana?Tal como Sara Tavares...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo19:45

    Excelente cantora, excelente soul. :-)

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.