Slider

Portugal: Conheça o júri da RTP no Festival Eurovisão 2015


A EBU/UER acaba de anunciar os jurados de cada país no Festival Eurovisão 2015. Os nomes indicados pela RTP estão, todos eles, ligados ao Festival da Canção nacional:

Renato Júnior (presidente do júri)
Adelaide Ferreira

Inês Santos

Nuno Feist
Gonçalo Tavares

Nuno Marques da Silva (suplente)

Inês Santos e Adelaide Ferreira já participaram no Festival Eurovisão da Canção como intérpretes, respetivamente em 1998 e 1985. Adelaide tentou novamente a sua sorte na edição deste ano do Festival da Canção, contudo, não conseguiu chegar à final nacional. Renato Júnior será presidente do júri; na sua longa carreira constam duas participações no Festival da Canção, a última das quais precisamente este ano como compositor do tema defendido por Simone de Oliveira "À espera das canções". O maestro Nuno Feist já participou por 9 vezes no Festival da Canção, a primeira em 1985 e a última este ano, onde compôs o tema "Outra vez Primavera" para a voz de Yola Dinis.Em 2015 venceu o ESCPORTUGAL AWARDS para melhor instrumental do Festival da Canção 2015. Gonçalo Tavares é músico, autor e intérprete com 4 participações no Festival da Canção no seu currículum; em 2015 com "Tu tens uma mágica" chegou à superfinal nacional, classificando-se assim num dos três primeiros lugares. Finalmente, Nuno Marques da Silva tem uma carreira ligada à música sobretudo na parceria com Nuno Feist na autoria de 6 canções para o Festival da Canção desde 2007.


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: EUROVISION / Imagem: EUROVISION

35
( Hide )
  1. Anónimo12:42

    é este problema da RTP, parada no tempo, em vez de convidarem jovens, convidam estes senhores que acharam que FC 2015 foi de boa qualidade.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:49

    12 pontos chipre e são marino, ultimo lugar é nosso.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:49

    como é possivel a pessoa mais jovem do nosso juri ter 36 anos? enquanto que tem paises como a suecia que levam adoelscentes de 17...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:57

    incrivel como a RTP sempre consegue me surpreender pela negativa.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:58

    À exceção de Inês Santos, a composição do júri revela grande coerência por parte da RTP. Alguém deveria alertar a estação para o facto de, depois, as pontuações terem de ser divulgadas (normas da EBU, que nestas coisas é muito menos moderna do que a RTP mostrou ser em março, quando não forneceu classificações nem percentagens). Este comentário não é ofensivo nem falta à verdade.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:00

    uau que juri moderno que nós temos!!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:01

    este juri foi o mesmo que meteu a musica do gonçalo e do freitas na final do FC...

    ResponderEliminar
  8. Pedro Carvalho13:01

    Tenho pena que a RTP não tenha convidado para júri as pessoas que, de facto, vendem discos e fazem concertos em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Gostei...pelo menos todos estão ligados à música...acho que está bem entregue...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo13:04

    devia ser probido um juri tão antiquado como esse, olhem a suecia, uma menina de 17 anos, um adulto de 40, e uma senhora de 50, isso sim é um juri decente.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo13:06

    isto é um juri para o ESC? tão a gozar certo?

    ResponderEliminar
  12. Miguel Matias13:07

    Sem criticar os nomes apontados, faltam ali jovens.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo13:09

    estamos em 2015? ou em 1980??

    ResponderEliminar
  14. Anónimo13:13

    O festival da cancao tem que sair da rtp e ir para a tvi ou sic...

    ResponderEliminar
  15. Fiquei negativamente surpreendido com a constituiçao desnecessariamente monolitica e antiquada deste juri.Tudo pessoas ligadas ao FC e com uma produçao musical,que pouco ou nada tem a ver com musica moderna actual. Acorda RTP!

    ResponderEliminar
  16. Eu nem comento... Enfim.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo13:21

    nos ainda vamos perder lugar na final por causa deste juri!! voces vao ver.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo13:23

    são marino este ano não fica em ultimo.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo13:24

    enquanto ninguem exigir a mudança de emissora em Portugal, vamos ficar sempre parados no tempo!
    eurofãs temos que nos juntar e fazer alguma coisa, RTP já provou que não faz um bom trabalho no que toda ao ESC!

    ResponderEliminar
  20. Deviam ser três destas pessoas e três outras ligadas ás editoras e ás empresas de espetáculos e concertos. Seis pessoas completamente desfasadas da música moderna portuguesa não faz muito sentido.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo13:34

    RTP parece que este ano está a fazer de tudo para ficar pela semi final ou é impressão minha?
    0 divulgação e agora isto...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo13:49

    Não se pode trocar de emissora? ;((

    ResponderEliminar
  23. Anónimo14:10

    Até agora até tenho defendido por exemplo que não era necessário ir aquelas festas da treta promover o quer que seja, mas acho que este ano começa a ser bastante amadorismo da parte da RTP tudo o que está a ser feito. Primeiro muito sinceramente não me parece que já tenham planeado alguma coisa para Viena, simplesmente andam a fazer 1500 versões da canção para nada. Já que realmente não vão às festas nem fazem nenhuma promoção, sim nenhuma, porque nem cá há, ao menos que usassem esse tempo para preparar algo realmente bom para apresentar em palco, mas muito sinceramente nem isso me parece estar a ser feito. Depois qualquer video que é posto no youtube é bloqueado, sem sentido nenhum, visto que isso seria uma mais valia para promover. Depois põem-me este juri da idade da perda, a sério? é como já li aqui algures consigo ver esta gente a dar 12 pontos a San Marino, e países que têm musicas mais fracas que a nossa e à pala disto ficarmos mesmo em último. É muito triste dizer isto, mas sinceramente além da RTP não querer ganhar, parece-me a mim que nem à final quer chegar. Ao que me questiono para quê que participamos? para gastar dinheiro dos contribuintes? para parecer bem? para isso não vale a pena mesmo. Tenho pena pela Leonor, que não tem qualquer culpa, e até porque a música dela é boa e merece um lugar na final, mas com a emissora que temos não vamos lá. Ainda falavam mal do Poiares, é verdade que o homem era péssimo, mas eles conseguiram fazer o impossível e tornar isto ainda pior. As vezes até quero ser otimista mas com pequenas coisas que vou lendo sobre a nossa participação fico desiludido. Pensei que em 2008 tinha sido uma altura de viragem, até porque tivemos 3 anos bons seguidos. Mas agora vejo que afinal foi só mesmo isso,umas boas participações que não serviram de exemplo para os próximos porque a RTP não quer. Eu só espero não ouvir cenas como não ganhamos ou não passamos às finais por causa de não termos vizinhos, porque cada vez mais isso vem a provar que é completamente falso, a RTP é que não quer. Enfim se tivermos uma boa musica, uma boa voz e uma apresentação de palco é meio caminho andado para termos pontos suficientes para pelo menos termos um bom resultado. A conclusão a que chego é que enquanto for a RTP a emissora do esc, nunca mais iremos pelo menos ter um TOP 5. É vergonhoso nunca termos tido pelo menos um TOP 5 em 50 anos de participação. Só fica mal aos portugueses e à música portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:30

      concordo 100%
      Por muito que queiramos portugal bem classificado RTP não permite, aliás RTP convida compositores para isso mesmo, para garantir que não chega a eles uma grande musica capaz de vencer.

      Eliminar
    2. Subescrevo tudo que disse! (h)

      Eliminar
  24. Anónimo14:13

    parabens RTP, continuem assim! vamos longe!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo14:16

    Acho um piadão a quem diz "ainda bem que estão ligados à música": tipo, uma das regras da EBU obriga a todos os jurados estarem ligados à música LOL E depois criticam pelos nomes anunciados: o Nuno Feist e o Renato Júnior percebem mais de música de olhos fechados do que a maioria desses comentadores anónimos de olhos bem abertos! Os restantes são discutíveis... Só tenho pena que não apostem em diversidade de idades também, faz falta ali um jovem!

    ResponderEliminar
  26. Anónimo14:22

    esta lista foi revelada cedo demais, quem me garante a mim que paises como russia/azerbaijão não vão comprar votos?

    ResponderEliminar
  27. AMVA14:48

    Anónimos, dizer que Portugal vai votar em San Marino de certeza é simplesmente estúpido. Os júris percebem de música e também não são burros

    ResponderEliminar
  28. Anónimo15:02

    por muito que se defenda a RTP, temos que admitir que este ano a RTP está super amadora no que toca ao ESC, não faz nada certo

    ResponderEliminar
  29. Anónimo17:38

    não gosto do gonçalo desde que ele disse no FC que não se lembrava em quem tinha votado no FC para ir a final ( e é este o juri que RTP contrata).
    Enfim, frança este ano ganha no juri portugues, adelaide ferreira ama aquele tipo de musica...

    ResponderEliminar
  30. Anónimo17:42

    este juri vai dar pontuação a baladas muito más como a da republica checa, noruega, são marino... e isso pode nos prejudicar!

    ResponderEliminar
  31. Nota-se um pendor demasiado clássico nesta seleção e, sobretudo, um cariz demasiado caseiro. Por certo os 12 pontos do júri cairão na canção mais clássica de todas, a da França, e os 10, na Itália. Vai uma aposta.

    Gostaria de ver outros nomes mais ligados ao panorama musical nacional e já nem peço que venha alguém dos Madredeus, creio mesmo que não obstante mentalizados por aviso prévio, vomitariam a meio da audição das canções do ESC2015, mas há por aí tanto por onde escolher, por Zeus, se há!

    Só pergunto: onde está o crédito ganho por estes elementos enquanto jurados se tiveram uma conduta vergonhosa no júri deste ano na 1ª semifinal e sobretudo na final, sendo precisamente o beneficiado um deles? Bem sei que o erro vinha do próprio regulamento da RTP, mas sinceramente já era tempo de não vermos em torno do Festival os mesmos nomes, nem agora, nem no futuro próximo e, caso voltem, que seja por MÉRITO e não por escolha da RTP.

    É isto que queria que ficasse das minhas palavras: a sincera esperança que se faça um concurso nem que seja à imagem dos antigos, aberto a todos e com candidaturas sob pseudónimo, sendo a constituição do júri de pré-seleção a mais cuidadosa e reservada possível para dificultar os favorecimentos. Talvez assim, um dia, muita gente regressasse ao Festival ou viesse pela primeira vez escutar a nossa canção por ser realmente "brutal" em termos de qualidade, mesmo que muitíssimo acima do que se espera para a Eurovisão, algo que poria Euphoria e outras no recanto das canções menores. Então aí sim, o Festival da Canção do qual os estrangeiros estão sempre à espera que resulte uma canção desinteressante e bafienta, adquiria um estatuto ao nível (ou superior) a um SanRemo ou a um Melodifestivalen.

    Houvesse ao menos alguém da RTP interessado numa real mudança para melhor que ao menos dedicasse um pouco do seu tempo e teria muito material aqui no ESC Portugal para recolher e fazer um brilharete já em 2016.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo19:26

    Com tantos profissionais da musica em Portugal, convidam estes senhores que arruinaram o FC 2015.
    É esta a emissora que temos!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.