Slider

Leonor Andrade: "É uma honra cantar uma música de Miguel Gameiro"

Leonor Andrade será a 2ª concorrente a subir ao palco na 1ª semifinal do Festival da Canção 2015. Em entrevista ao ESCPORTUGAL, disse que se sente honrada por cantar um tema de Miguel Gameiro.

Há um Mar que nos Separa é o tema que Leonor Andrade interpretará na 1ª semifinal do Festival da Canção 2015. A cantora destacou-se no programa The Voice, emitido pela RTP1, e também na série Água de Mar, transmitida pelo mesmo canal. O tema foi composto por Miguel Gameiro.

O convite partiu do Miguel Gameiro. Gosto imenso dele enquanto músico e compositor e é uma honra enorme estar a cantar uma música dele”, afirmou Leonor. Quando questionada sobre a perceção que tem da final nacional portuguesa disse que “o festival é um marco da música portuguesa – embora de há uns anos para cá as coisas tenham mudado ligeiramente -, é um palco da cultura portuguesa que sempre tentei acompanhar.” 

Leonor Andrade mostrou-se entusiasmada por participar não só no certame mas também por ter a oportunidade de partilhar o palco com dois grandes nomes portugueses no mundo musical: Simone de Oliveira e Adelaide Ferreira. “Tendo na mesma competição a senhora dona Simone de Oliveira e a Adelaide Ferreira é uma honra enorme partilhar o palco com elas, nunca esperei. Para crescer enquanto artista é um desafio brilhante, estou mesmo contente.” 

Há um Mar que nos Separa é um tema de amor que fala da distância entre duas pessoas. "Fiquei mesmo surpreendida com a canção quando a ouvi pela primeira vez", afirmou a cantora, acrescentando estar "muito contente... a canção é mesmo excelente!". O seu autor e compositor, Miguel Gameiro, já concorreu ao Festival da Canção 2012. Nesse ano, compôs o tema Fica a Saudade para a voz de Pamela Salvado tendo ficado classificado em 5º lugar. Expetativas para este ano? Leonor Andrade é perentória: "Vou dar o meu melhor! Espero não desiludir o Miguel Gameiro!"

Recorde uma das prestações de Leonor Andrade no programa The Voice:

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: RTP
54
( Hide )
  1. Anónimo20:44

    nota-se bem que estes jovens convidados para cantar no FC não assistem ao ESC, incrivel como em pleno 2015 eles dizem que apostar em portugues é o ideal, para mostrar cultura.
    Mas desde quando o ESC é pra mostar a cultura portuguesa? ESC É PARA MOSTRAR A MELHOR MUSICA INTERNACIONAL PARA TODOS OS PAISES!
    Paises que ganham o ESC não vão para lá com tradicionalismos e culturas, vão lá com musicas internacionais e comerciais para ganhar o ESC!
    Enquanto a RTP continuar com tradicionalismos e musicas patriarcas ficamos pela semi. Qual o medo de apostar numa musica inglesa?
    Olhem a suecia!! metam os olhos na suecia! pelo amor de deus! eu este ano assisto ao melodifestivalen e estou fascinado! aquilo sim são musicas de verdade!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:13

      concordo! custa-me ver depois de 50 anos de maus resultados ainda acharem que portugues é a solução... ridiculo..
      E também concordo, a rtp devia colocar os olhos no melodifestivalen, aquilo sim é um show! rtp apostando num parecido ia liderar as audiencias. Agora atuar nos estudios? palhaçada..

      Eliminar
    2. Anónimo22:16

      Pk q comparam Portugal à Suécia? Portugal leva aos esc musicas q representam o país e podem marcar a diferença no mercado, já a Suécia leva músicas q são uma autêntica porcaria e q é praticamente uma cópia das músicas do mercado. Mas mesmo assim só se valoriza a Suécia ou as musicas com paneleiros e macacos e toda a m***** q tem aparecido no esc nos últimos anos. Viva Portugal! Viva RTP! Podemos nunca ter tido ganho mas temos dignidade e nunca levamos nada bizarro.

      Eliminar
    3. Anónimo22:51

      22:16: Adorava perceber a diferença que Portugal marcou no mercado com as canções de 2001, 2004 (pobre intérprete, bem talentosa), 2006, 2011, entre outras (não fui até ao século passado). Realmente a bem comportada RTP nunca levaria macacos, fazedores de panelas e coisas começadas por "m". Só qualidade como nesses anos - o mercado é que não percebeu...

      Eliminar
    4. Anónimo23:52

      ri-me agora a ler isso da diferença do mercado, mas alguma musica portuguesa é boa no mercado? a musica da suzy teve contrato com a sony para que mesmo? nem videoclip fez! ja a suecia... musicas deles fazem sucesso internacionalmente, até mesmo aqui em portugal passam musicas do melodifestivalen nos programas da tv.

      Eliminar
    5. Anónimo00:05

      E difrencia-se em que aspetos as musicas suecas?

      Eliminar
    6. Anónimo00:10

      Anónimo das 22:51 essas músicas a q te referis-te e verdade q n valem nada no entanto queres comparar como por exemplo a Irlanda em 2008?
      Podemos levar musicas sem intresse mas nao sem qualidade e alem disso fomos dos paises q mais se difrenciou dos outros todos os anos e a maioria das vezes para melhor e só nunca ganhamos pk somos a ovelha negra da europa.

      Eliminar
  2. Pedro Carvalho21:03

    Tem uma voz excelente. Adorei saber que participa!!
    A canção do gameiro em 2012 era linda e perdeu graças a uma interpretação fraquinha

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:04

    Eu também assisto há vários anos ao melodifestivalen e cada vez mais vejo propostas formatadas e sem criatividade. Parece o cinema americano atual, na sua grande maioria repisando a mesma receita até à exaustão sem nada de verdadeiramente novo, profundo e capaz de tornar-se clássico, perdurando. A autenticidade podemos nós recuperá-la (quem sabe este ano!). Não ganhamos? Paciência. Pelo menos podemos propor-nos canções que possamos escutar durante toda uma vida sem nos cansarmos. Quantas canções vencedoras do ESC no século XXI temos vontade de escutar? Muito poucas ou nenhuma. Não perduram. Vamos aos anos 60, 70 e 80 e encontramos muitas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:12

      só mesmo um portugues para criticar as musicas do melodifestivalen!! vc viu bem as atuaçoes? são a anos luz das atuaçoes do FC, tem otimas luzes, otimos palcos! tem grandes dançarinos e grandes ideias! e so se for vc, eu nao oiço musicas dos anos 60, oiço musicas do seculo 21, comerciais! eu e todos europeus!
      Com esse pensamento seu e de os portugueses ficamos pela semi todos os anos, enquanto que a suecia com as propostas que vc diz que sao formatadas e sem criatividade ficam no top5.

      Eliminar
    2. Anónimo21:23

      Finalmente um comentário em condições...muito obrigado...eu pessoalmente prefiro ficar pela meia final com uma música Portuguesa com algumas das nossas raízes, do que levar uma música igual a todas as outras sem qualquer identidade...um bom exemplo é mesmo a Suécia ano após ano...

      Eliminar
    3. Anonimo 21:04 - Concordo totalmente contigo! Verdade falas! Tens perspectiva daquilo que e o ESC!!

      Eliminar
    4. Só por acaso, eu continuo a ouvir todas as canções que venceram o ESC este seculo.
      Quer um exemplo de um país que canta em inglês e a cultura do país está presente na canção? Eu dou-lhe um exemplo:Turquia!

      Eliminar
    5. Diogo,e verdade o q dizes em relaçao a Turquia,mas em relaçao a Portugal...Imaginas um fado cantado em ingles? Por outro lado o fado cantado em finlandes resulta maravilhosamente bem. Kirsi Poutanen tem um album de fados da Amalia em finlandes e WOW!Ta no youtube.

      Eliminar
    6. Anónimo22:09

      Anónimo das 21 e 04 concordo com vc.
      Anónimo das 21 e 12 o seu comentário é igual ás musicas da Suécia ou seja uma M**** e sem intresse nenhum.

      Eliminar
    7. Diogo,ainda em relaçao a Turquia,estamos habituados a ouvir aquele tipo de musica cantado em ingles,por ex. a musica da Shakira,que tem muitas influencias arabes.O mesmo diria em relaçao a musica grega.Mas fado,bem como flamenco,naaa em ingles nao resulta!Concordas ou nao?

      Eliminar
    8. Anónimo00:59

      digo e volto a dizer.. o mal no festival da cançao é que as pessoas simplesmente desistiram dele, desde cantores a letristas.
      e os que n desistiram limitam-se a criticar na sua maioria e nao contribuem. epa acham que deviam haver melhores musicas e têm essas visões todas do que nos devia representar? escrevam essas musicas ideais e apresentem-se em massa à rtp! de certeza que se visse tanta musica de qualidade a ser enviada nao a recusaria (suponho).
      agora volto a frisar, nao se ganha um festival como a eurovisao com uma atitude derrotista como muitas que vejo para aqui que nem sequer tendo ouvido as cançoes ja criticam e dizem que nada de bom deve sair dali.
      ps: isto é apenas a minha visao das coisas por isso n critiquem!

      Eliminar
    9. RG, tem razão. O fado em inglês não resulta por ser tão português.
      A Turquia aposta em inglês com um instrumental e uma atuação muito turca. Na minha opinião, a Turquia faz muita falta ao ESC.
      A Grécia é outro país quee canta em inglês e o instrumental, em certas partes da canção, é grego!

      Eliminar
  4. Anónimo21:14

    a diferença da suécia com portugal é:
    Portugal canta para os emigrantes com músicas más.
    A suécia canta para os europeus com musicas boas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma [grande] diferença da suécia com portugal é que tem os paises escandinavos a seu lado e por outro lado internamente vivem o eurofestival com grande intensidade mesmo que as músicas não sejam grande coisa

      Eliminar
  5. Aaaah...esta humildade quase rastejante...E uma honra cantar uma musica de X....E uma honra e privilegio partilhar o palco com a senhora dona X...Oh Leonor,e similares jovens valores,boas maneiras e bonito,mas humildade assim,nao obrigado! E degradante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:13

      Pois claro. O representante de Portugal no ESC deve ser um ou uma *** que n respeita ninguém, n é?

      Eliminar
    2. Anónimo22:47

      22:13 Simone, por exemplo, esteve longe de respeitar Carlos Costa em 2012 e Suzy em 2014. Pode não se gostar, mas um bom profissional respeita os outros profissionais - não os ridiculariza. Esta jovem é simpática e admito que diga sentir-se honrada por interpretar uma canção de alguém que admira. Mas, quanto ao orgulho de partilhar o palco, deve senti-lo por dividi-lo com todos os que levam o seu trabalho a sério, incluindo os músicos e técnicos mais experientes que a ajudarão a valorizar a sua atuação. É que, provavelmente, nem vai verdadeiramente dividir o palco com quem nomeou - apenas passará pelo mesmo palco...

      Eliminar
    3. 22:47, Acho que compreendeste o que eu quis dizer.Eu talvez seja mais contundente,talvez por lamentar muito a maneira como nos ultimos anos os nossos jovens tao maltratados tem sido,no seu proprio pais.De qualquer modo concordo com as tuas palavras.

      Eliminar
    4. 22:13, O/a representante de Portugal ou de qualquer outro pais,deve ser alguem,que ande de cabeça erguida,consciente do seu valor profissional,sem complexos nem de inferioridade nem de superioridade.Como elemento duma equipa funcional.

      Eliminar
    5. Anónimo22:58

      Mas será que a Leonor conhece o trabalho da Adelaide e da Simone? A experiência não vale de nada quando não se respeita o trabalho dos outros, por mais que não se goste! Viva a liberdade de expressão, abaixo a censura!

      Eliminar
    6. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    7. RG, acho que se classificas este texto como humildade degradante, deves ser então um daqueles individuos que tratam mal os nossos jovens!! digo eu, é que não estou a ver ali excesso de humildade, apenas uma jovem de 20 anos em principio de carreira na musica que se sente honrada por partilhar um palco com 2 marcos da historia musical do nosso país e tambem honrada por cantar uma composição do Miguel Gameiro que já escreveu para outros grandes nomes da musica do nosso país.

      Eliminar
  6. Pedro Carvalho21:43

    Adorei as suas palavras. É jovem, está em inicio de carreira (ou ainda nao tem carreira) e está grata e honrada por cantar no mesmo concurso de grandes nomes da musica nacional. como Simone ou Adelaide. A isto se chama inteligência, humildade e reconhecimento pelo trabalho e experiência dos outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:52

      Concordo.

      Eliminar
    2. Anónimo22:16

      Discordo..

      Eliminar
    3. Perfeitamente de Acordo com o senhor Pedro Carvalho!

      Eliminar
  7. Anónimo21:44

    Se Portugal ganhar alguma vez tentando copiar outros países e em ingles , sera uma vitoria que não sabe a nada. E como se não fosse Portugal a ganhar. Devemos ser sempre nos próprios e não tem de haver um fanatismo por uma vitoria. Pessoalmente não dou muito valor quando um pais ganha e não preserva a sua identidade, podia ser outro pais a ganhar com aquela cancao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo22:06

      O comentário digno de um português. Parabéns!

      Eliminar
    2. Pedro Carvalho22:30

      Então, estás a ver o programa errado porque a Eurovisão já não é isso que gostas. Lamento informar-te

      Eliminar
    3. Anónimo22:43

      Pois esqueci.me que a eurovisão passou a ser um programa barato pior q os programas do domingo á tarde. E mesmo assim as musicas do domingo á tarde são originais enquantos as da eurovisao nem por isso.

      Eliminar
    4. Anonimo 22:06 - Vale a pena batermo-nos por aquilo a q damos valor.O ESC esta como esta,mas nada nos garante po ex.que a regra da lingua oficial nao venha a ser reposta.Nem sempre e bom ser "Maria vai com as outras". Concordo contigo.Bem hajas!

      Eliminar
    5. O que escrevi para o anonimo das 22:06 reendereço igualmente para o anonimo das 21:44. Concordo totalmente tambem contigo!

      Eliminar
    6. Anónimo00:07

      RG era o melhor q podia acontecer ao esc. A regra da lingua oficial faz falta.

      Eliminar
    7. Anónimo05:47

      Nnguem vai mudar so pra agradar a portugual... Metam isto de uma vez na cabeça cada país canta na lingua que quiser parem de falar de limitaçoes e querer outro eurovision

      Eliminar
    8. 05:47 - Se conhecesses um pouco melhor a historia do ESC, nao falarias assim.Sabias que por ex. em consequencia da nao-participaçao de Portugal,Finlandia,Noruega e Suecia em 1970 o sistema de votaçao foi remodelado e profundamente alterado em 1971?

      Eliminar
    9. Anónimo12:53

      Completamente de acordo. Autenticidade aliada à criatividade. Só assim a vitória nos deixa orgulhosos. De outra maneira, não sabe a nada e não dignifica.

      Eliminar
  8. Anónimo22:37

    Leonor,eu poria as coisas um pouco ao contrario: Para o Gameiro deve ser uma honra ter uma voz como a sua a cantar uma cançao dele.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:40

    Primeiro, gosto imenso do Miguel Gameiro, excelentes músicas e letras.
    Depois, fico chocada com o que leio aqui por causa de um festival de canções, estarem a querer que abdiquemos da nossa língua, que é das mais ricas, das mais completas que existem, faladas por milhões de pessoas no mundo, para cantar em inglês, língua que parece mais código que língua, porque aquilo traduzido parece quase sempre, uma espécie de, mim Tarzan, tu Jane. Mas querem comparar a Suécia, por exemplo, com uma língua que só se fala na Suécia, com Portugal? mas agora só faltava nós abdicarmos da pátria que é a nossa língua, espero que saibam quem disse isto, ou então, realmente, mudem-se para a Suécia, que até é capaz de ter mais respeito pela vossa própria cultura que vocês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo/a 00:40 - Pequena correcçao: O Sueco e tambem lingua oficial na Finlandia. Reparo: A lingua inglesa nao e como a descreves.As linguas tem diferentes meios de expressar as suas subtilezas.Nem a saudade e exclusivo do Portugues,em Finlandes ha termo exactamente correspondente: Kaipaus.

      Eliminar
    2. Anónimo01:13

      RG, tenho concordado contigo e tu por acaso também comigo, agradeço o reparo em relação ao sueco e também sei, porque já reparei pelo que comentas, que não és parvo nenhum e até tens bom senso, por isso sei que percebeste perfeitamente o que quis dizer e o que acho que está aqui em causa e onde quis chegar.

      Eliminar
    3. Anonimo/a 00:40 e 01:13 - Compreendi sim,o que querias dizer,e concordo contigo. A nossa lingua materna e essencial para a nossa identidade.Uma curiosidade: Sabias que a rainha Silvia da Suecia ha anos numa entrevista revelou que continua a contar os numeros em Portugues?Ela cresceu no Brasil...

      Eliminar
    4. Anónimo05:55

      A lingua portuguesa é importante por causa do Brasil. Portugal nunca fez nada de jeito pela lingua portuguesa... nem macau fala portugues... ultima colonia... e um dia o Brasil vai criar a lingua brasileira e Portugal ira falar Ingles... essa é que é a verdade... hoje na escola primaria o ingles já é banal todos jovens vao falar ingles... os emigrantes nem conseguem passar a lingua aos seus filhos.. Falam da lingua portuguesa e nao fazem nada por ela... so faz de conta

      Eliminar
    5. 05:55 -Desculpa la,mas nao sabes do que estas a falar,excepto TALVEZ no que respeita ao Brasil e a evoluçao da lingua portuguesa la para uma lingua propria,o Brasileiro.Contudo com muito menos diferenças entre si q por ex. o Arabe de Marrocos e o do Egipto ou da Arabia Saudita.

      Eliminar
  10. Anónimo08:53

    A verdade é que estou farto de músicas em inglês no Esc e em todo o lado - a minha vida profissional está ligada ao inglês, talvez por isso já me aborreça. A Grécia embora leve muitas cançẽos em inglês o comércio interno consome muita música nacional e o mesmo acontece noutros países, mas aqui é ao contrário. É por isso que não temos muito bons compositores, se compõem alguma coisa quase ninguém compra.

    ResponderEliminar
  11. Porque que continuam a bater na mesma tecla. A Cultura não é só e apenas a lingua em que canta cada país. As atuações e a roupa também faz parte da cultura. Se assim for, Portugal que envie a eurovisão Rancho Folclorico! Faz parte da cultura de Portugal!
    Só falam de fado, fado e fado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diogo,eu levaria ja ao ESC o Rancho folclorico da Areosa com um Vira Geral cantado pela Mariza em Portugues,Turco e Finlandes.Mas o problema e: No palco do ESC so pode haver no maximo 6 pessoas por actuaçao!!! E o unico problema... :-))

      Eliminar
    2. RG, só dei este exemplo porque parece que para a maioria dos portugueses a cultura portuguesa é só e apenas fado.
      Tem razão , não dava por o max. são 6 pessoas :)

      Eliminar
    3. Diogo,eu penso mais em termos de cultura lusofona,com muito de africano sobretudo,mas tambem com elementos do Brasil e da Asia. E claro os elementos europeus de Portugal.Sou anti-anglofonia. Adoraria ver no ESC por Portugal Buraka som sistema ft Mariza,em Portugues e Kimbundu.

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.