Slider

Rubi Machado: Da Índia com amor

Rubi Machado é uma das surpresas deste festival. A cantora mais conhecida por interpretar temas na língua hindi vai, desta vez, abrir a semifinal 2 com um tema totalmente em português. “Vou levar world music ao festival, numa canção muito especial”, afirmou em entrevista com o ESCPORTUGAL.


Rubi Machado nasceu em 1965 em Xai Xai (capital da província de Gaza, na Moçambique portuguesa) e mudou-se nos primeiros anos de vida para Lourenço Marques (atual Maputo). Tem origens familiares em Goa. Como intérprete, tem um reportório sobretudo de músicas cantadas na língua hindi, como esta que convidamos a ouvir de seguida:


Mas também surpreende ao acompanhar o guitarrista António Chainho e a Orquestra Todos:


O convite do músico e compositor Sebastião Antunes “quase caiu do céu”, afirmou em entrevista com o ESCPORTUGAL, “porque desde pequena que vejo o festival e nunca pensei que um dia também iria participar e fazer parte da história deste importante evento”. Tendo vivido alguns anos fora de Portugal Continental, “o apego à terra era maior, por isso, tudo o que víamos na televisão vindo de Portugal era muito bem-vindo”.

Rubi Machado vai abrir a semifinal 2, no dia 5 de março, com o tema “Quando a lua voltar a passar”. “Esta é uma canção de amor”, depressa descreveu a cantora, que, confessa: “Gostei logo na primeira vez que ouvi”. Mas o amor nem sempre é correspondido. “O tema fala de amor, de um amor que às vezes é impossível, às vezes é feliz, mas outras vezes é infeliz… mas vale sempre a pena apostar no amor“, descreveu a cantora. A letra de Sebastião Antunes também foca o amor na despedida e o quanto custa esperar por amor… depois da partida. “É uma canção linda… estou ansiosa para que todas a possam ouvir!”

Sebastião Antunes leva a música tradicional aos jovens

Sebastião Antunes é um nome incontrolável da música tradicional portuguesa e de inspiração celta. O músico e compositor fundou, em 1991, o grupo Quadrilha, ainda hoje existente com uma formação diferente à inicial, mas com concertos em diversos festivais da temática. Para além dessa formação, também compõe para outros intérpretes, tal como vai acontecer neste Festival da Canção.

“Estava a dar uma aula e fui dar a um vídeo dela na internet. Gostei muito da sua voz e decidi convidá-la a cantar o meu tema no Festival da Canção”, explicou Antunes ao ESCPORTUGAL.

Uma das particularidades da música de Sebastião Antunes é fazer a fusão entre formas próprias da tradição portuguesa e uma certa sonoridade Celta. Por outro lado, “tenho a preocupação de fazer chegar a música popular às classes etárias mais novas”, afirmou. Fomos disso testemunhas quando, há dois anos, assistimos ao concerto de Sebastião Antunes no Festival da Transumância, no Fundão, e num recinto enorme lotado, a grande maioria dos espetadores eram jovens e muito jovens. A questão que se impõe é se o Festival da Canção será visto por essa faixa etária...

            Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube

15
( Hide )
  1. Anónimo23:35

    isso parece-me a mim que este festival vai ser com muito sabor estranjeiro, multicultural, o que é bom claro.

    Mas a Srª D. Simone será sempre 100% portuguesa. Gente, todos a votar na Simone!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo06:43

      Decerto contrariamente a si, ainda não tive oportunidade de ouvir a canção da Sra. D. Simone, pelo que, de momento, ainda não sei se votarei por ela... Tenho a mania de votar só depois de conhecer as canções.

      Eliminar
    2. Anónimo09:02

      Isto de ser fã é bem diferente de ser fanático. Apelo ao voto sem ouvir as canções, apenas pelo nome de quem as vai cantar, parece-me sinal de falta de discernimento. Prepare-se para a Srª D. Simone ficar em último ou nem sequer ser apurada para as finais se por acaso a canção for fraca ou a própria interpretação. Não estamos em 1965-68, quando a sua capacidade vocal estava no auge.

      Eliminar
    3. Anónimo11:22

      Vamo lá votar na Sra. D. Simone memo sem conhece a canção

      Eliminar
    4. Eu tambem,tal como o anonimo das 00:43,tenho a estranha mania de votar so depois de ouvir as cançoes,pelo que nao me comprometo a votar de antemao nem na Simone nem em mais ninguem.

      Eliminar
  2. Rita Martins23:39

    Até que enfim!! Estava à espera por ler uma entrevista da Rubi Machado pois há muito pouco na net sobre ela, das pesquisas que fiz quando saiu a lista de interpretes. O que dizer? Bem, estou curiosa! Gostava de ver uma canção tradicional com um toque moderno e algo de indiano. Acho que era completamente original na Eurovisão :)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:25

    Muito bem. Escreveram língua hindi e não indiano como erradamente tenho lido nalguns blogs

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:13

    “Vou levar world music ao festival, numa canção muito especial”
    Li isto com muita satisfação. Há que explorar esse lado da multiculturalidade do nosso país na sua dimensão histórica. Isso permite-nos poder apresentar world music como propostas portuguesas e lusófonas e sair do Portugal pequenino e fechado sobre si próprio de tantas décadas de "cançonetismo" bafiento.

    ResponderEliminar
  5. Não tenho muitas expectativas desta canção. Pode me surpreender e é disso que gosto.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:56

    Fiquei curioso, pode ser uma boa surpresa neste Fdc.

    ResponderEliminar
  7. Gostaria que fosse algo uptempo estilo bollywood ou bangra. Mas nao creio que seja. A ver vamos.

    ResponderEliminar
  8. No meu comentario das 14:03 refiro-me a musica BHANGRA e,claro,Bollywood.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:47

    A julgar pelo que disseram compositor e intérprete, vai ser algo melodioso, romântico, com sons étnicos. Não parece que seja nada do estilo balada dramática nem que iremos escutar gritos na 2ª metade da canção, só para dar mais força à canção. Deve ser em crescendo como costuma ser, mas controlada. Quer dizer, suposições.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:50

    ai Ai que a vida é uma festa -cada dia uma alegria.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.