Slider

Gonçalo Tavares: "Vou levar um pop/dance ao Festival da Canção"

Gonçalo Tavares leva pop/dance ao Festival da Canção 2015, nesta que é a sua quarta participação na seleção portuguesa para a Eurovisão. A entrevista ao ESCPORTUGAL.


Em 2010, depois de terminado o Festival da Canção, o ESCPORTUGAL perguntou, em entrevista, a Gonçalo Tavares: “Tem, nos seus planos, voltar a concorrer a um Festival da Canção?” A resposta do músico foi perentória: “Claro… Há uma magia no festival da canção que se deve ter em conta. Concorrer e participar neste evento é algo estupendo”.

Cinco anos depois, a promessa está cumprida. O regresso faz-se com uma canção que tem um título muito a propósito: “Tu tens uma mágica”, com música do próprio e letra em parceria com José Cid, um dos músicos e artistas com mais sucesso na senda musical portuguesa e, também ele, veterano nas participações no Festival da Canção.

Gonçalo já não é um novato nestas andanças musicais. “Eu tinha 8 anos quando comecei a cantar", recorda. "Cantava fado em casa da minha avó e dos meus pais em noites de festa. “Depois - prosseguiu - "comecei a tocar num piano antigo que existia lá em casa e a primeira música que cantei ao piano foi 'Let it be' dos “Beatles”.

Desfolhando o álbum de recordações, o músico natural da região de Aveiro lembra-se da primeira canção que compôs “tinha eu 13 anos de idade” e fê-lo “no piano antigo lá de casa”. Depois, “li muito, ouvi muita música e isso é importante para delinearmos a nossa linha de composição. Admito que não componho temas de raiz portuguesa... eu sou um bocadinho pró abba, Chicago, Beatles... adoro estas bandas e também sou fã de Amália, Camané, Fausto, Manel Cruz, Clã, GNR...” Um músico bastante versátil, portanto.

As três participações no Festival da Canção são, de facto, muito diferentes. A primeira, como membro da Banda Tribo em 1984 cantou “A Padeirinha de Aljubarrota”:


Quatro anos depois, canta o tema que ainda hoje é uma marca do festival da canção: “Cai Neve em Nova Iorque”. A versão final acabou por ser gravada por José Cid:


Em 2010, para surpresa de muitos, regressa ao Festival com “Rios”:


Para esta edição de 2015, o convite da RTP “foi aceite com muito agrado”, afirmou em ESCPORTUGAL. “O Festival nunca perdeu a magia! Há edições melhores, outras menos, mas não deixa de ser uma festa!” Sobre o tema a concurso, e apesar de não poder dar muitos detalhes, Gonçalo refere tratar-se “de um pop/dance, mais ritmado que o Rios, mas é na linha”. Tem um refrão marcante: “Ao segundo refrão as pessoas já o estão a cantar também”, disse a sorrir. A letra “fala do poder que cada um de nós tem para atingir os nossos objetivos, basta que as pessoas confiem em si mesmas!”

Gonçalo Tavares sobe ao palco da RTP na primeira semifinal do Festival da Canção, agendada para a próxima terça-feira. É a canção n.º 5.


                        Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Youtube

11
( Hide )
  1. Anónimo00:24

    Estava a ver que nunca mais saia a entrevista ao Gonçalo tavares. Sempre o achei muito à frente e com coisas até arrojadas. A canção rios com outra produção final e cantada em ingles ficaria brutal

    ResponderEliminar
  2. Zepedrooo00:33

    A canção Rios foi das melhores de sempre num FC. Existe alguma versão estúdio em algum CD do Gonçalo?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:17

    Acho que Rios não faria nada lá fora. Espero que a de este ano seja melhor e menos "mais do mesmo"/ ultrapassada.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:46

    Nenhuma de jeito. Então a de 1984... Minha Nossa!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:51

    As canções de Gonçalo Tavares costumas ser alegres, bem ritmadas e de refrões orelhudos... Mas há algo sempre de muito ultrapassado, de festa de província, falta de arrojo inovador, modernidade... Podem ser os referentes musicais que ele diz ter, a ligação forte ao José Cid. Não espero nada de especial. Gostaria de ser surpreendido.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:29

    Gostei muito da canção Rios. O Gonçalo parece ser bom a fazer canções orelhudas! Se for algo do género, teremos uma boa prestação.
    Estou expectante com a participação dele.
    FG

    ResponderEliminar
  7. A cançao "Rios" tinha um registo fortemente pimba. A propria tecnica vocal do Gonçalo e concordante com o estilo pimba da cançao. Alguem acredita que com "Rios" tivessemos passado a final do esc 2010?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. RG, ninguem acredita que passaria à final. :)

      Eliminar
  8. Anónimo14:41

    Mas "Rios" é orelhuda?!? Onde??? Devem vocês ter orelhas... muuuuito compridas...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo23:36

    "tu tens uma magica"
    este titulo e bueda fixe

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.