Slider

Filipe Gonçalves: "Dança Joana é a música que vai ficar na cabeça das pessoas"

Filipe Gonçalves vai participar pela 1ª vez no Festival da Canção. O cantor, em conversa com o ESCPortugal, deu algumas pistas sobre o seu tema Dança Joana.


Filipe Gonçalves ficou conhecido do público português aquando da sua participação na Operação Triunfo, em 2003, onde conquistou o 2º lugar. Desde então, o cantor tem tentado a sua sorte no mundo da música participando e desenvolvendo vários projetos. 2015 é o ano de tentar finalmente o Festival da Canção.

Esta não foi a primeira vez que Filipe Gonçalves foi sondado para participar na seleção portuguesa. "Já tinha declinado convites anteriormente. Este ano aceitei porque agradou-me o formato e o facto de ser o quinquagésimo Festival da Canção, é para ficar na história". O cantor diz-se "orgulhoso por concorrer com grandes nomes" da música nacional apesar de representar "uma nova vaga de artistas" mas, segundo as suas palavras, é mesmo assim que deve acontecer. "Gostava que o Festival da Canção fosse um misto de tradição com modernidade".

Filipe Gonçalves não estava inicialmente na lista de intérpretes desta edição do FC mas sim na dos compositores e autores: "Vinha concorrer como autor da letra e da canção, tinha esse convite, mas quando fui contar a novidade ao Héber Marques ele disse-me que também tinha sido convidado e que queria que eu cantasse. Aceitei logo porque a música dele tem a onda que eu gosto e enviei logo um e-mail para a Carla Bugalho a dizer que, afinal, vinha como intérprete. Guardo a minha música para o ano". (risos)

Questionado sobre quem é a Joana da sua música, o cantor afirmou que "a Joana é aquela mulher que nos paralisa, que nos faz gaguejar. Joana porque é o nome mais cantável e porque todos temos Joanas nas nossas vidas. A Joana representa a pessoa que nos deixa sem folego" (risos) Sempre bem-disposto, o cantor afirmou-nos que a música "representa o não ter barreiras, o que interessa é a música sem restrições. É a música que vai ficar na cabeça das pessoas. É animada, é a minha imagem".

Falando do formato deste ano do FC, Filipe Gonçalves mostrou-se "nervoso com o facto da minha música estar a ser avaliada pelo público e pelos compositores. É sempre difícil estarmos a ser avaliados dessa maneira". No entanto, concorda com o modelo de votação e com a participação dos compositores na escolha dos finalistas: "Nós estamos a fazer um produto para o público mas nós também somos público! Temos de saber avaliar o próximo sem inveja. Isto vai subir a fasquia a nível qualitativo".

Filipe Gonçalves revelou que ainda não pensou muito na Eurovisão mas espera que a sua música tenha sucesso. Dança Joana foi alocada na 2ª semifinal e sorteada na 5ª posição na ordem de atuação. O cantor será vestido por Nuno Gama.


Enquanto não é conhecido o tema que Filipe Gonçalves interpretará no FC2015, oiça um dos últimos trabalhos do cantor:

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal
32
( Hide )
  1. Anónimo18:02

    algo me diz que isto vai ser uma pimbalhada como o quero ser tua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho18:06

      Só podes dizer isso porque não conheces o trabalho, nem do Filipe, nem do Heber. Estuda e depois comenta!!

      Eliminar
    2. Anónimo18:27

      Ia dizer a mesma coisa Pedro. Mania de mandar bitaites sem saberem do que falam... lol

      Eliminar
  2. Pedro Carvalho18:07

    Grande entrevista!! Fiquei super curioso porque sou fã há muito tempo do trabalho dos dois

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:21

    sinceramente esse método de compositores vai ser uma ********... aposto tudo como vão escolher a pior musica para eliminar a concorrência e por estratégia.
    Metam os olhos no melodifestivalen por favor!

    ResponderEliminar
  4. Rita Martins18:44

    Eu costumo gostar mais de canções alegres, desde que tenham um bom instrumental. Ela até pode ficar na cabeça, mas na Eurovisão são estrangeiros que votam!!! Hum... vou esperar para ver mas esta entrevista (que está Lindaaaaa) deixou-me curiosa (o)

    ResponderEliminar
  5. Algo me diz que vai ser pop ( "pimba" para muitos). Como é apenas televoto, obviamente que apostam neste tipo de musica (que por acaso ate gosto).
    Fiquei curioso. :)

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:59

    Anónimo das 18:21
    Pensei nessa hipótese desde que li o regulamento. Um júri constituído pelos próprios interessados parece-me uma aposta ingénua. Concordo consigo: a menos que a votação de cada um seja pública, o que deveria realmente acontecer evitando futuras constestações ou o escândalo de que se venha a salvar a pior das canções. Essa parte está omissa no regulamento e devia ser bem acautelada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita Martins20:12

      Por acaso acho que o melhor era não ser publica :-b Estou mesmo a ver os jurados salvarem a Adelaide ou a Simone, só porque "parece beca mal" elas não passarem à final. Se for secreta, talvez votem na canção que acham melhor

      Eliminar
    2. Anónimo22:01

      Leia o que diz o anónimo das 20:43. Tudo deve ser transparente nestas coisas de votos em concursos. Não vão favorecer a Simone e a Adelaide, porque não lhes devem nada nem estas têm sobre os outros compositores qualquer ascendente. Estas já beneficiarão que chegue da sua própria fama.

      Eliminar
    3. 22:01 - DEVER e SER nem sempre sao a mesma coisa.

      Eliminar
  7. Nao gosto nada de nas semis eles ,compositores em concurso, votarem uns nos outros. Espero estar errado,mas estou a prever grande estrilho.Tenho grandes expectativas em relaçao a este trabalho do Heber com o Filipe.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo20:43

    O 50º festival da canção foi o ano passado. De onde tirou essa ideia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo21:56

      No ano passado foi o 50º aniversário do primeiro festival, e não o 50º festival, já que não houve festival todos os anos

      Eliminar
    2. Nao,nem foi em 2014 o 50º festival da cançao.Em 2014 completaram-se 50 anos da existencia do FC de 1964 a 2014. Contudo houve varios anos em que NAO HOUVE FC. Assim de repente,pelo menos 2002,2005,2013 foram anos sem FC,pelo que o 50º festival da cançao ainda estara para vir.Certo?

      Eliminar
  9. Anónimo20:43

    Também não concordo com compositores a escolher... se queriam um juri, contratavam um juri especializado... e não os proprios participantes que tudo vão fazer para ganhar, até escolherem a pior musica para passarem à final!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:50

    Fico estufefato com as entrevistas. Parece que não conhecem Eurovision: "Filipe Gonçalves revelou que ainda não pensou muito na Eurovisão" Srº. Filipe ...A Eurovision é um dos maiores eventos musicais do mundo... Pensa nisso

    ResponderEliminar
  11. Anónimo20:52

    O Filipe é excelente. Sou fã dele desde a OT. Super contente ****

    ResponderEliminar
  12. Anónimo20:55

    ja repararam que somos o unico pais com uma final nacional que tem que esperar pelo dia da final nacional para ouvir as musicas? UMA PALHAÇADA AUTENTICA!
    pq RTP nunca divulga musicas antes ou algum excerto... ou entao 1 dia antes revela as musicas como a suecia... enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 20:55 - A RTP divulgou as musicas on line pelo menos em 2009,2010 e 2011. Pelo menos excertos. Porque emitir opinioes sem pelo menos informar-se minimamente? Ate nem foi assim ha tanto tempo!

      Eliminar
    2. Anónimo23:12

      Em 2014 não divulgou as canções da semifinal e abriu a votação no início do espetáculo. Será um processo honesto? Em que outro país as linhas estão abertas antes de ouvirem as canções?

      Eliminar
    3. Anonimo 23:12 - O anonimo das 20:55 escreveu que a RTP NUNCA DIVULGA AS CANÇOES antes do FC. Isso nao corresponde a verdade.Volto a repetir: Pelo menos em 2009,2010 e 2011 divulgou,e em 2014 permitiu a publicaçao on line de excertos dos ensaios tambem das semis

      Eliminar
    4. Anónimo06:46

      No ano passado (e penso também em 2012) tenho a certeza de que a publicação online de excertos das canções não foi feita no "site" da RTP, o que "oficializaria" essa divulgação, mas o apelo ao voto no ano passado foi feito antes da primeira atuação. E a senhora que organiza o FC este ano mantém essa posição para este ano.Tendo havido tanta controvérsia no ano passado (não interessa agora se com razão ou não), competia à RTP incentivar a transparência e divulgar extratos (ou a totalidade) das canções no seu "site" ou abrir as linhas para votação só depois de apresentada a última canção de cada semifinal.

      Eliminar
    5. Anónimo13:33

      Uma coisa é permitir ou, se calhar, nao impedir que se gravem - por exemplo com telemóveis - e divulguem extratos das cancoes: outra coisa é faze-lo de forma oficial. E no ano passado a RTP nao o fez, mas apelou ao voto logo no início, antes de se conhecerem todas as cancoes. Ora, sabendo-se que houve controvérsia (justa ou injusta, nao está em causa) , seria ético nao se proceder assim este ano. Mas, se a RTP nao tomar a atitude de divulgar as cancoes no seu site e abrir as linhas antes de terminada a apresentacao de todas as cancoes de cada semifinal - e a senhora que agora se ocupa da organizacao já disse que se abrem no início -, o processo nao é transparente (além de que, no ano passado, nem se soube a classificacao completa da semifinal...). Realmente basta ver os procedimentos doutras estacoes para se verificar que as cancoes sao divulgadas antes ou que as linhas telefónicas só se abrem depois da última atuacao: quanto a classificacoes, sabem-se do primeiro ao último lugar. Que a RTP faz de maneira diferente e pouco transparente, faz.

      Eliminar
    6. 13:33 - Volto a repetir: Em 2009, 2010, 2011 com toda a oficialidade e protocolo necessarios,a RTP divulgou as cançoes todas do FC em excertos ou na totalidade. Quanto a transparencia,concordo,mas a RTP nao e caso unico,ex. a YLE,finlandesa, tambem nao da os resultados detalhados.

      Eliminar
  13. Anónimo21:19

    Palco do Portugal Got Talent é otimo e é feito em estudio, tomara que para FC tenha um igual!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo12:21

    O título fez-me lembrar a canção do Lucenzo "Baila Morena". Não gosto muito do título assim com um nome próprio mas ficarei à espera da canção, pode ser uma boa surpresa. Boa sorte Filipe e companhia.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo16:33

    enfim... sabem pq eles nao revelam as musicas? pq isto está tudo feito para a simone ou a adelaide ganharem... vcs vao ver!! estão a dar muita importancia a elas!!
    Outra coisa, acho injusto!! e a rtp gosta mesmo de injustiças, abrirem as linhas logo de inicio, vai ter muita musica injustiçada!
    Mas pronto, esta é a RTP a pior emissora de toda a Europa, que não revela as musicas, que abrem a votaçao sem a pessoa ouvir a musica... e é isto! uma vergonha!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:33

    até a romenia ja revelou as musicas, pq portugal não revela? ah ja sei, a rtp quer suspense... pq secalhar as musicas tao todas uma porcaria como o ano passado.

    ResponderEliminar
  17. Anónimo16:43

    A rtp realmente é estranha pelos seguintes factores:
    - Objetivo da RTP é ir a final e não ganhar.
    - Não abrem candidaturas a todos e as novas caras, sempre convidam os mesmos por cunha ou algo do tipo. Parecem que tem medo que alguem envie uma grande musica.
    - Não revelam as musicas antes, os ensaios que revelam não é oficial... são de sites, a rtp oficialmente não revela nada!
    - Abrem as votaçoes logo de inicio sabendo que as ultimas musicas vão estar em desvantagem... acho isso ridículo!
    - Colocam o método de compositores a escolher uma musica, sabendo que eles mesmo participam e podem escolher a pior musica para diminuir a concorrência. (Deviam contratar um juri especializado).
    - Não permitem o uso de ingles na final nacional. (Nem no ESC, o que nos serviu cantar em 50 anos em portugues?).
    - Pensam tudo à ultima da hora. (Depois dizem que o FC é prioridade para a RTP).
    - Estão sempre a fazer a mesma coisa todos os anos (relembrar os 50 anos de fracasso no ESC).
    E também não apostam em grandes locais para fazer o FC, como por exemplo , campo pequeno, entre outros.
    Muitos criticam o melodifestivalen, mas eu acredito que melodifestivalen tem o metodo certo para que Portugal tivesse bons resultados no ESC tal como a suécia, e a RTP devia colocar os olhos nisto.. e fazer um FC em condições.
    Mas pronto, enquanto as cunhas e os favoristimos pela rtp continuarem, ficamos pela semi final.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo03:32

    totalmente de acordo...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.