Slider

Eurovisão 60 anos: RTP confirma transmissão

Apenas 21 países confirmaram a transmissão do programa comemorativo dos 60 anos do Festival Eurovisão da Canção e a RTP é uma delas.


Eventim Apollo Hammersmith, em Londres, é o local escolhido para receber o programa comemorativo do 60.º aniversário do Festival Eurovisão da Canção, agendado para 31 de março. A televisão portuguesa irá transmitir o programa, de acordo com declarações da RTP ao ESCPORTUGAL. "A RTP não podia deixar de se associar a este marco histórico da televisão europeia", numa transmissão que irá decorrer "na RTP1". Ainda não é certa a transmissão na RTP Internacional, devido a direitos da UER/EBU.

De acordo com nota enviada hoje pela UER, são 20 os países europeus que até agora confirmaram a transmissão, concretamente Áustria (ORF), Bélgica (VRT & RTBF), Bulgária (BNT), Dinamarca (DR), Eslovénia (RTVSLO), Espanha (RTVE), Finlândia (YLE), França (France 2), Grécia (NERIT), Islândia (RÚV), Irlanda (RTÉ), Israel (IBA), Noruega (NRK), Portugal (RTP), Roménia (TVR), Rússia (C1R), São Marino (SMRTV), Suécia (SVT) e Suíça (SRF), para além dos anfitrioes do Reino Unido (BBC). Também a Austrália, através da SBS, irá transmitir a gala.


O programa irá incluir canções novas e clássicas, num alinhamento que mais tarde será informado. Os apresentadores já estão confirmados: Graham Norton, da BBC, e a apresentadora do ESC2013, Petra Mede.

Os bilhetes para esta gala serão postos à venda a 6 de fevereiro, a partir das 10.00 horas de Lisboa, através dos sites internacionais da Eurovisão e BBC. Mais detalhes serão informados em breve.

A 24 de abril, e no âmbito das mesmas comemorações, a EBU/UER organiza uma grande conferência na British Academy of Film and Television Arts (BAFTA), também em Londres. O tema será o impacto do Festival Eurovisão nos últimos 60 anos, contando com a presença, entre outros, de académicos e da vencedora da última edição, Conchita Wurst.

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: RTP, EBU, UER /Imagem: EBU/UER

32
( Hide )
  1. Anónimo14:13

    60 e nem uma vitoria, vergonha de ser português! país dos perdedores!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. senhor(a) anónimo(a) a eurovisão nasceu em 1956 mas Portugal só concorre desde 1964, não vamos dizer que se passaram 60 anos sem nenhuma vitória visto que não corresponde á realidade.

      Eliminar
    2. Nem Alemanha nem Itália? Muito interessante dois dos big 5 ficarem de fora!

      Eliminar
    3. Anónimo14:46

      50 anos ou 60 , qual a diferença? é uma vergonha na mesma.

      Eliminar
    4. Anónimo15:31

      Uma vergonha é dizer que tem vergonha em ser Português só porque nunca vencemos o ESC...Isso é que é vergonhoso...talvez queira mudar de nacionalidade...de certeza que ninguém o impedirá...

      Eliminar
    5. Creio que estas pessoas que dizem ter vergonha de ser portugueses por mil razoes e mais alguma,simplesmente querem dar nas vistas e/ou propositadamente provocar. Razoes para ter vergonha ou orgulho,porque e para que!?!?Sao as 2 faces da mesma moeda...o patriotismo!

      Eliminar
    6. Concordo com o RG.

      Eliminar
    7. Anónimo20:01

      Os portugueses não têm de ter vergonha nenhuma mas se voce tem vergonha do seu proprio país só por não ganhar um programa mude de nacionalidade. Você devia de ter vergonha era de vir dizer isso para aqui. Fique sabendo que muitos países nunca ganharam a Eurovisão: Islandia, Eslovénia, Albânia, Montenegro, Macedónia, Lituânia, Polónia,....

      Eliminar
    8. Anónimo06:33

      Completamente de acuerdo con Anónimo 14:13. El tuyo es un sentimiento muy realista.

      Eliminar
  2. Anónimo14:34

    Sim senhor RTP é uma das 20 estações a transmitir o evento, podiam era aplicar se mais no que toca ao festival da canção...
    acho que cada país que transmitir o evento deveria ser representado por uma antiga performance no ESC e fazer uma mini eurovisao com os melhores dos melhores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo15:26

      Se o criterio fosse a melhor posiçao alcançada no ESC, teriamos por Portugal"O meu coraçao nao tem cor". Para mim nao foi o melhor que Portugal enviou ao ESC...

      Eliminar
    2. Anónimo17:11

      Não precisa necessariamente de ser a melhor classificação de sempre, pode ser desde 2005 ou qualquer coisa do género, data da última celebração do aniversário do ESC

      Eliminar
  3. Aplauso para Conchita, desta vez convidada para a conferencia promovida pela EBU na BAFTA. Conchita cada vez mais a destacar-se ,pela positiva, como caso unico de entre os vencedores do ESC.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:52

    Nao sei porque tanto criticam o nosso festival, triste saber que há portugueses que preferem sentir vergonha do país.... Lógicamente que nãoi gostei de algumas das musicas escolhidas ao longo destes anos... mas não se esqueçam que o povo é que vai estruturando os anos de festival, é o povo que tem votado nestas ultimas edições.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:26

      quem estrutura o FC é a RTP que sempre convida os mesmos compositores e nunca dão chances a novas caras! o publico vota , mas quem escolhe os compositores e as musicas de porcaria é a RTP.

      Eliminar
    2. Que eu saiba a RTP não o obriga a votar

      Eliminar
    3. Pois, aqui tenho de concordar com o Anónimo 16.26.

      Eliminar
    4. Eu tambem concordo com o anonimo das 16:26.

      Eliminar
    5. Anónimo00:49

      E eu

      Eliminar
    6. Pedro Carvalho00:55

      "é o povo que tem votado nestas ultimas edições....."

      Sorry, mas o povo escolhe de entre as canções que estão a concurso. Que culpa tem o povo de nunca, nos ultimos 30 anos, nunca a RTP ter feito um festival para profissionais, para artistas com carreira feita mas só para novos talentos? Nos anos 60 , 70 e 80 iam ao ESC apenas os nossos artistas famosos na época! Andamos para trás mas isso é culpa da RTP que não faz festival para famosos, que tem outro tipo de composit, musicos, etc

      Eliminar
    7. O primeiro ano em que o FC abriu-se a novatos foi em 1969: Teresa Paula Brito,Daniel,Fernando Tordo(ERA UM DESCONHECIDO EM 69!),Lili Tchumba(famosa SO em Angola).A propria"Desfolhada"inicialmente esteve para ser cantada por Elisa Lisboa,uma desconhecida em 1969.

      Eliminar
    8. Pedro Carvalho02:14

      Sempre houve novatos e eu nao discordo com isso. Discordo é SO haver novatos e inexperientes.
      O fernando tordo podia não ser conhecido, mas a autoria da canção era partlhada com o grande Ary dos Santos. Elisa Lisboa ate podia ser desconhecida, mas a Desfolhada era escrita e musicada pelos maiores da epoca. A Dora tb era desconhecida, mas a canção era do Zé da Ponte, um dos maiores nesse tempo

      Eliminar
    9. Referia-me so a artistas/interpretes.Contudo em 69 os autores de "Desfolhada" eram desconhecidos do publico,e quanto ao FC, foi o seu debute. Compreendo essa historia de dar oportunidade aos novos valores,mas muitas vezes nao houve nenhum criterio minimo.

      Eliminar
  5. Pedro Carvalho17:20

    Nessa gala dos 60 anos devem dar destaque aos paises a todos os paises que algum dia participaram no ESC (mesmo a Marrocos que só participou uma vez) ,as sobretudo àqueles que participaram mais vezes, como é o caso de Portugal e outros. Que não seja como na gala dos 50 anos que deram mais destaque aos países nórdicos, ficando Portugal relegado para um papel super secundário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro,como nos sabemos em toda a estructura do ESC e do JESC ha actualmente nordicos/escandinavos e tambem eslavos em abundancia...por um pauzinho na engrenagem e tao tentador. Sem duvida,acho que tens razao. Bonito teres lembrado a presença de Marrocos em 80!!!

      Eliminar
    2. Anónimo06:38

      Pedro Carvalho. Estoy en total desacuerdo contigo. Eurovision es un festival de canciones y no de países. Dar cobertura a Portugal sería una pérdida de tiempo para nosotros los europeos, porque las distintas participaciones de Portugal nunca han aportado nada a Eurovision o el mundo de la música. El programa por el 60 aniversario debería hacer referencia a las canciones más relevantes de la historia de Eurovision y entre ellas no se encuentran ni Portugal ni Marruecos. Prefiero escuchar 10 canciones nórdicas, eslavas o helénicas a una canción portuguesa o la marroquí.

      Eliminar
    3. Pedro Carvalho10:37

      Triste e frustrado este "espanhol"

      Eliminar
    4. Nitidamente um caso patologico este/a esspanhol/a. Faz pena.

      Eliminar
  6. Nos FC de 86 o ratio de profissionais e de desconhecidos estava afavor dos profissionais/conhecidos.Curiosamente ganhou uma novata q foi um abanao na cena pop deste pais em 86:DORA(foi muito comparada a Madonna). 1987 Foi talvez o ano em que so houve ilustres desconhecidos no FC.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho02:15

      Quem sabe se, depois de ganhar uma novata, os experientes amuaram?

      Eliminar
    2. Acho que sim, se calhar ate fizeram beicinho e tudo... :-)

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.