Slider

UNESCO declara Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade

A UNESCO aceitou, esta manhã, a candidatura do Cante Alentejano para entrar na lista de Património Imaterial da Humanidade. A declaração aconteceu, exatamente, três anos depois do fado entrar na lista.


O Comité Intergovernamental da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Humanidade, reunido em Paris, aprovou, esta manhã, a candidatura do cante alentejano para figurar na lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade. Considerada como um dos 'bons exemplos de candidaturas selecionadas pelo comité, que levou à unânimidade sobre a qualidade', a declaração foi aprovada às 10h18 portuguesas, cinco minutos depois de ter começado a sua avaliação.

Logo após o anúncio, Portugal foi convidado a 'intervir para partilhar a sua alegria' e os 21 membros do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa que fizeram questão de marcar presença na capital francesa nesta semana, surgiram em palco com os seus trajes rurais, munidos dos seus chapéus pretos e cajados, e cantaram, durante breves minutos, a canção 'Alentejo, Alentejo', fazendo despontar telemóveis e tablets por toda a sala.


A candidatura do cante alentejano foi entregue à UNESCO em março de 2013, depois de, em 2012, ter sido chumbada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, por considerar que o processo não reunia condições para ser aceite. No final de outubro deste ano, uma comissão internacional de especialistas da UNESCO deu um parecer positivo à candidatura promovida pela Câmara Municipal de Serpa/Casa do Cante, com o contributo da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, da Casa do Alentejo e da Associação do Cante Alentejano. A aprovação aconteceu, precisamente, três anos após a elevação do fado à mesma categoria.

O '(can)to da (te)rra', que 'retrata a ligação do trabalhador com a terra-mãe' é um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, associada geograficamente ao Baixo Alentejo, mas com inúmeras variantes ao longo daquela que é a maior região portuguesa.



A elevação do Cante Alentejano a Património Imaterial da Humanidade torna o Alentejo, um pouco mais, do Mundo. Eleva o orgulho dos alentejanos pelo Alentejo e a sua cultural oral ao mais alto patamar do Mundo, abrindo as portas à preservação de um legado e uma prova de vitalidade. O cante é mais do que uma música: o cante vive da necessidade do impato físico do poderio das vozes masculinas em uníssono e do desejo profundo de ligação às origens, aos antepassados, à tradição, à terra. Canta-se nessa partilha, que é mais do momento do que da reprodução de uma gravação. 

A distinção desta manhã não é uma apenas distinção aos 750 mil habitantes do Alentejo, mas a todos os outros milhões que levam, diariamente, o Alentejo no seu coração! Viva o Cante Alentejano! Viva o Alentejo! Viva Portugal!

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: SIC/Observador/Imagem: Observador
8
( Hide )
  1. Anónimo17:36

    Excelente noticia. Quem sabe se um Cante Alentejano, ou uma canção com um pouco do Cante, não se safava bem no ESC?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:57

    Os ultimos dois paragrafos tocam no coração de qualquer português... Nota-se plenamente que o escritor deste texto é alentejano!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:25

    a rtp que não tenha a brilhante ideia de fazer o que fez em 2012 ia dar barraca de certeza!! hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na se preocupe compadre/comadre, seis vozes na chega pra fazer um cante alentejano,e tante no FC como no ESC, seis E O MAXIMO DE PARTICIPANTES EM PALCO DUMA ASSENTADA SO. Do not worry!

      Eliminar
  4. Parabens Alentejo! O cante tem uma dimensao social,que ultrapassa o mero aspecto etnico-musical. Sao as muitas vilas morenas,as muitas Catarinas,sem as quais Portugal nao seria na sua identidade como e. Parabens Alentejo!

    ResponderEliminar
  5. Alberto00:32

    concordo contigo, RG e ainda digo mais: o cante alentejano prima por qualidade e dimensão social pois reflete toda a magia, às vezes quiça selvagem, do cantar masculino, macho, que não tem igual.

    Alberto

    ResponderEliminar
  6. Alberto 00:32 - o proprio oscilar ritmico dos corpos tem algo de hipnotico e sobriamente masculino,dando uma nota de ligaçao entre o cantar e o chao,resultando numa força quente,sismica dessa ligaçao a terra-mae. Ha muita sensualidade no cante alentejano.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.