Slider

[AO VIVO] Miguel Gameiro e os Pólo Norte 'abraçaram' Coliseu

Miguel Gameiro ‘abraçou’ o Coliseu do Porto, que encheu para participar no concerto que assinalou 20 anos de carreira do músico dos Pólo Norte e que contou com as participações especiais de Mariza, Pedro Abrunhosa e Boss AC. O ESCPORTUGAL esteve no concerto da noite passada.


Há 20 anos nasciam para a música os Pólo Norte, banda sensação dos anos 90 que tantos e tantos sucessos trouxeram para diversas gerações de portugueses. Afastados há 6 anos, eis que o grupo voltou a reencontrar-se para assinalar o feito com dois concertos, em Lisboa e no Porto, com gravação de CD e DVD para memória futura. Nestes 6 anos, Miguel Gameiro, alma e voz do grupo, seguiu carreira a solo, lançou dois álbuns em nome próprio, escreveu temas para outros nomes grandes da música nacional e até participou no Festival da Canção 2012 como autor e compositor de “Fica a saudade” para a voz escolhida pela RTP Pamela Salvado.

À hora certa, Miguel Gameiro surgiu num palco ‘intimista’ onde se via apenas uma mesa de café e duas cadeiras. O cantor surgiu só, com uma guitarra na mão, sentou-se e começa a contar a história…. Eis que surge também o ator Aldo Lima e, ambos, com a ajuda de um iPad, desfilaram no ecrã gigante fotos com diferentes momentos da história e das histórias da banda.

Terminada a nostalgia, abre-se o pano e eis que sobem ao palco todos os demais elementos do grupo, dando início, assim, a duas horas de muita música e muitas emoções. Não faltaram temas que toda a gente conhece 'Lisboa', 'Grito', e 'Dá-me um Abraço'. E no Porto, o público não se fez rogado: em diversos momentos da noite, as cerca de 3000 vozes presentes abafaram a voz de Gameiro que, por tantas vezes, agradeceu tamanho “abraço” do público, repetindo que “não há” público como o do Norte.

Numa noite de emoções, os amigos de sempre. Antes do clássico “Aprender a ser feliz”, Gameiro pede para subir ao palco António Vilas Boas, guitarrista e um dos fundadores da banda que a vida os separou mas o Porto os fez reencontrar.



Miguel Gameiro, para além de intérprete, é um músico exímio destacando-se de forma notória ao piano. E foi ao piano que protagonizou um dos momentos mais intimistas da noite com a cantora Mariza, que mereceu uma das maiores ovações. Ambos tocaram e cantaram, de forma muito cúmplice, o último grande êxito da fadista, “O tempo não para”, curiosamente escrito por Gameiro. Uma interpretação sublime que levou o público ao rubro. Seguiu-se "Aquela Canção" e, aqui, ambos desfilaram pelo meio da audiência, cantando em conjunto com o público.


Com Boss AC, outro convidado da noite, o registo mudou como é óbvio, mas sempre a mesma participação do público. Aqui o Coliseu quase “vinha abaixo” pois todos dançaram e cantaram "O homem e a bala". Já depois do encore, e quando menos se esperava, eis que Pedro Abrunhosa também sobe ao palco e, como já era de esperar, recebeu tantos aplausos que o obrigaram a parar a interpretação. E como bom filho da terra, não foi preciso puxar pelo público para este cantar e dançar com energia dois temas que partilhou com Gameiro. O público vibrou e, claro, Abrunhosa excêntrico como é costume, fez o público vibrar ainda mais.


O público do Porto não se cansa… uma das noites mais bonitas que tivemos em 20 anos”, terminou Miguel Gameiro que, no fim, prometeu voltar em breve à estrada.

                           Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL

7
( Hide )
  1. Anónimo12:36

    Os Polo Norte faz parte da minha juventude e dos meus primeiros namoros. x-) Adorei saber que estão de volta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles não estão de volta porque nunca se foram embora

      Eliminar
  2. Rita Martins12:42

    A canção da Mariza é linda!!!! Não sabia que era escrita por Miguel Gameiro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pedro Carvalho13:33

      A canção do FC2012 foi linda tambem, embora as escolhas das interpretes arruinaram varias canções, incluindo essa.

      Eliminar
  3. Miguel Matias14:37

    Surpresa por o escPortugal estar num concerto destes. É bom e merece registo não falarem apenas dos artistas do costume de entre os escfans, também Gameiro passou pelo FC como voces referem e bem, embora devesse ser convidado para escrever e compor mais

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:44

    Excelente artigo, mais uma vez. Que sorte temos em Portugal de ter um site de fãs assim. Se tivessem uma versão em inglês depressa seriam o site nº 1 da Europa

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:39

    Os Polo Norte deviam voltar por fazem falta a musica

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.