Slider

Carlos do Carmo dedica Grammy Latino de Carreira a "todos os portugueses"

O representante português no Eurovision Song Contest 1976, Carlos do Carmo, recebeu, ontem, o Grammy Latino de Carreira, em Las Vegas. O fadista discursou em português, dedicou a distinção a "todos os portugueses" e terminou com um "Viva Portugal" o seu discurso!


Depois de já ter repartido o prémio "com o povo da minha terra, com todos os portugueses, que me querem tão bem e a quem eu quero tão bem", Carlos do Carmo dedicou o Grammy Latino de Carreira com "todos os portugueses". Sem recurso a papel, de voz e semblante grave, mas seguro, o conceituado fadista discursou na cerimónia de entrega do Grammy Latino de Carreira, que decorreu esta quarta-feira, no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, que antecede a entrega anual dos Grammy Latinos, que acontece na madrugada de sexta-feira.

O representante português no ESC1976 iniciou o discurso de alguns minutos, onde falou do fado, de Lisboa, de Portugal e da sua carreira, com um pedido de desculpas, em castelhano, por ir falar em português, antes de agradecer ao comité que lhe atribuiu o prémio, mostrando-se "muito surpreendido pela entrega inesperada.".

"Gostava de vos dizer que sou português, um país muito antigo com caracteristicas muito particulares e com um povo para o qual dá muito prazer cantar" disse inicialmente o fadista, que definiu o fado como "Uma canção de paixão. Não é possível cantá-lo sem uma profunda paixão. Sem uma profunda dádiva do coração. Fala do amor. Da tristeza. Dos sentimentos. Da vida'. No entanto, referiu que não é a única canção popular portuguesa, 'tem uma música popular muito boa, mas mal conhecida... está é a que mais prevalece por motivos históricos'.  'Não é apenas um grande artista: é um ícone da música portuguesa' ouviu-se no Hollywood MGM Theatre aquando da sua apresentação, não sendo esquecido o seu papel na candidatura do fado a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

A meio do discurso, Carlos do Carmo não esqueceu 'os grandes poetas portugueses (...) os excelentes compositores (...) os músicos que têm acompanhado ao longo dos anos' mostrando-se 'Muito grato a todos eles. Foi possível com esta gente pensar o fado, refletir o fado, estudar o fado. Aprender coisas novas'. Quase no final, apelou ao turismo a Portugal: 'Visitem o Museu do Fado. E visitem Lisboa, porque é das cidades mais bonitas da Europa', nomeando também o Porto e outras cidades portuguesas como de visita obrigatória, mas afirmando: 'Lisboa tem a luz mais bonita e a canção mais bonita'. 

Antes de repartir o prémio com os portugueses, Carlos do Carmo não esqueceu a família, agradecendo aos avós, ao pai e à mãe ('uma das maiores fadistas', recordou), à esposa, aos filhos e aos quatro netos. 

Além de Carlos do Carmo, o primeiro a subir ao palco, receberam igualmente o mesmo galardão, por “excelência musical", o brasileiro Ney Matogrosso, os mexicanos, a habitar nos Estados Unidos, Los Lobos, o cubano Willy Chirino, o mexicano César Costa, os espanhóis Duo Dinâmico e a argentina Valeria Lynch. Na mesma cerimónia, receberam o Prémio do Conselho Directivo da Latin Academy of Recording Arts and Sciences os músicos André Midani, da Síria, e Juan Vicente Torrealba, da Venezuela, que foram os dois primeiros agraciados.

O cantor, com uma carreira de 51 anos, e filho de outro grande nome do fado, Lucília do Carmo, torna-se assim o primeiro artista português a receber o prémio de carreira (a soprano Elisabete Matos foi distinguida no universo da música clássica, nos primeiros Grammy Latinos, em 2000).

 Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Público / Imagem: CarlosdoCarmoFacebook
6
( Hide )
  1. Anónimo12:27

    Parabéns ao ESC Portugal por ter lembrado o que jornalistas profissionais (não todos, mas vários) esqueceram ou ignoraram: que já houve um Grammy para uma cantora portuguesa, embora de outra área musical, menos apreciada em Portugal do que o fado - um prémio que lamentavelmente passou então quase despercebido. Obviamente que Carlos do Carmo está de parabéns e felizmente que o seu Grammy não passou despercebido. E, mais uma vez, parabéns ao ESCPortugal pelo rigor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena Bessa12:29

      É muito bom termos em Portugal um site assim. O que normalmente se ve são sites que não passam de veiculos da opinião e dos gostos dos fãs que ali escrevem. tambem sublinho os parabens ao escportugal

      Eliminar
  2. Nuno Carrilho, OBRIGADO e PARABENS por este excelente artigo. Competencia e profissionalismo ao mais alto nivel!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:44

      O artigo é do jornal Público, tal como refere a fonte

      Eliminar
    2. Anonimo 12:44 - Obrigado pelo reparo! Tinha-me passado despercebido.

      Eliminar
  3. Miguel Matias14:28

    Não precisamos de ir a um site estrangeiro para ver as noticias do ESC. Há uns anos eramos obrigados a ir para estar informados. As noticias de Portugal tambem estão aqui, o que faz do EscPortugal o site mais completo que qualquer site internacional.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.