Slider

[ENTREVISTA] Rita Guerra voltaria à Eurovisão

Rita Guerra afirmou que voltaria a repetir a experiência de representar Portugal no Festival Eurovisão. Em entrevista ao ESCPORTUGAL, a cantora recordou com saudades os momentos vividos em Riga.

"Se eu voltaria à Eurovisão? Claro que sim! Foram dos momentos mais entusiasmantes que vivi a título profissional e pessoal". Foi, assim, desta forma tão assertiva que Rita Guerra afirmou, em entrevista ao ESCPORTUGAL, que voltaria a representar Portugal no Festival Eurovisão, a exemplo do que aconteceu há 11 anos em Riga.

Durante os ensaios para o primeiro concerto da cantora a propósito do lançamento do seu novo álbum, em Oliveira de Azeméis, a cantora falou esta tarde ao ESCPORTUGAL sobre o seu novo trabalho, que considera "o meu melhor álbum de sempre". A entrevista completa será publicada durante este fim-de-semana.

Quando inquirimos a cantora sobre a sua experiência eurovisiva, fez-se luz nos olhos de Rita. "Nunca tinha estado num palco tão grandioso! Foi tudo tão perfeito e profissional que não tenho nada a apontar". Com exceção do resultado final, que não agradou à delegação portuguesa. "O resultado classificativo não foi aquilo que esperávamos, mas infelizmente são poucos os bons resultados de Portugal na Eurovisão, não é verdade?", recorda a cantora, que afirma que, apesar desse infortúnio, "voltaria a participar na Eurovisão pela experiência, pela emoção e pela responsabilidade de erguer a nossa bandeira e a nossa voz!".

Momento triste do dia 24 de maio de 2003 foi a morte do seu irmão. "Quando cantei na final da Eurovisão, eu não sabia que o meu irmão tinha acabado de morrer. Toda a delegação já o sabia, incluindo as delegações de outros países, mas todos me pouparam a essa notícia e só me contaram quando pisei solo português, no aeroporto de Lisboa".

11 anos depois, o tema "Deixa-me sonhar (só mais uma vez)" é sempre interpretado por Rita Guerra em todos os seus concertos, mesmo nos dois deste fim-de-semana para apresentação do seu novo álbum. "Não posso deixar de cantar porque, se o fizer, o público pede... exige!", sorri a cantora.

"Volta" é o título do novo álbum de Rita Guerra. "Chamei-lhe Volta porque o encaro como um regresso e uma renovação. Tenho uma carreira de 30 anos, é importante para mim sentir que estou a fazer coisas novas e atuais", afirma.


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL, RITA GUERRA / Imagem: ESCPortugal
47
( Hide )
  1. Pedro Carvalho20:58

    Grande Rita!!! Adoro!!! Que bom falar sempre do ESC tantos anos depois

    ResponderEliminar
  2. Anónimo21:12

    Viva!! (h)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:17

    Gostava de ver um regresso da Rita à Eurovisao.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:47

    Oh, adoraria que a Rita representasse Portugal no ESC outra vez. Seria tãaao bom.
    Profissionalismo e uma das melhores vozes do panorama musical português, a meu ver.
    (h)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:05

    Por favor, NÃÃÃÃO !!! Desejo ardentemente que mude de ideias. Mas que horror! Notícia tenebrosa.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Rita Guerra por tudo de bom que nos tem proporcionado ao longo da sua carreira. Em 2003 representou POrtugal MAGISTRALMENTE BEM. Apos tantos anos continuo deliciado a ouvir"os pormenores sem a minima importancia".

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:07

    Concordo. Devia voltar à eurovisão com outra grande canção. 2003 foi uma injustiça gritante....canção para top 10 na boa.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22:12

    Uma lição para os/as que já se "esqueceram" que foram ao ESC e se "esquecem" de cantar nos seus espetáculos o tema que lá levaram.

    ResponderEliminar
  9. ACORDA RTP! Rita Guerra seria uma optima opçao para o ESC. Na produçao colaboraçao com o Mastiksoul ou com o Kalaf dos Buraka Som Sistema.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo23:29

    Boa Rita...a falar com orgulho da sua experiência eurovisiva e sem mágoa pelo resultado injusto.
    Por mim pode voltar na boa...mas que seja para se fazer justiça :)
    Ao olhar para outras baladas de anos mais recentes no ESC que ficaram bem classificadas e ver que a Rita tinha uma musica ainda melhor( e há 11anos as baladas ñ eram tão sacrificadas como são hoje em dia) ñ entendo mesmo o resultado.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:09

    Obrigada escportugal pela notícia. Sempre em cima do acontecimento

    ResponderEliminar
  12. Anónimo00:13

    Anónimo das 22:05 tá calado e enterra-te!!! -.- é que a Rita VOLTE!!!

    ResponderEliminar
  13. Miguel Matias00:43

    Que boa surpresa leio agora!! Eu já sabia que ela continuava a cantar "Deixa-me sonhar" nos concertos, mas querer voltar ao ESC é uma inteira surpresa para mim!!! Que concretize esse desejo é tambem o meu!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo01:47

    Um dueto da Rita com a Sª D. Simone seria ouro sobre azul! Pense nisso, RTP!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para consumo interno sim,talvez. Para o ESC acho que nao. Para o ESC Rita Guerra seria boa opçao,sobretudo com algo surpreendente tipo dance music.

      Eliminar
    2. Pedro Carvalho12:07

      WHAT??!! dance music??!!?? mas tu, em 30 anos de carreira da Rita, já a ouviste alguma vez cantar dance music??!! Não pensas antes de comentar??!!?? Não basta dizer "è a minha opinião", temos de pensar antes de falar e verificar se esse estilo tem alguma coisa a ver com a cantora em questão! Le-se cada coisa

      Eliminar
    3. Acalme-se Pedro.Veja no youtube MASTIKSOUL FT. RITA GUERRA-I CAN FEEL YOUR LOVE. Ja em 1990 no CD Pormenores sem a minima importancia,Rita cantava um funk muito bom chamadoTINTIN CASOU. Pense antes de se indignar...

      Eliminar
    4. Helena Bessa13:12

      Querido, isso não é dance music. :-)

      Eliminar
    5. Se nao e dance music,entao o que e, cara Helena?

      Eliminar
    6. Anónimo16:22

      (h) @ Helena Bessa

      Eliminar
    7. Anónimo16:23

      RG não discutas com a Helena, que ela é uma experta em dance music

      Eliminar
    8. Experta?! Quereria dizer PERITA? Eu nao sou perito EM NADA, mas "I can feel your love" da Rita Guerra com Mastiksoul e dance music. Mas se alguem achar que nao,so what? Para mim tudo bem...Discutir?Nao!trocar impressoes,sim!

      Eliminar
  15. Anónimo03:23

    rtp que leia isso! ESCOLHA INTERNA JÁÁ!!! NÃO FAÇAM FC DE PORCARIA, FAÇAM ESCOLHA INTERNA COM ESTA GRANDE VOZ DA RITA!!!

    ResponderEliminar
  16. Rita Martins10:30

    Wow.... a Rita foi injustiçada em 2003, como tantos e tantos outros artistas portugueses tambem foram (sara tavares, vânia, suzy, sabrina, só para citar os do séc XXI). Portugal precisa de levar cantores conhecidos para que os portugueses voltem a dar importancia do ESC. O FC entrou em descredito há muito tempo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara Tavares participou no ESC em 1994, portanto ainda no seculo XX.

      Eliminar
    2. Anónimo12:58

      E a Suzy não foi nada injustiçada, teve o resultado que a canção merecia... eliminação da final

      Eliminar
    3. Anónimo04:25

      A Sabrina nem nunca devia ter ganho o FC 2007...Um numero de circo a colmatar e a disfarçar uma total falta de voz para cantar.

      Eliminar
    4. Pedro Carvalho07:59

      Então quem propunhas, anonimo das 04.25? A secante musica da Teresa Radamanto? Ou a canção dos anos 60 do Feist?

      Eliminar
    5. Anónimo12:38

      Teria proposto SERA CEDO por Elaisa e Melo D,para mim um dos numeros mais espectaculares,modernos,profissionais de todo o FC no sec. XXI.Radamanto e Feist nunca!

      Eliminar
  17. Anónimo10:44

    Eu não gosto da voz dela! Eu não gosto das músicas que ela "arrasta". Ponto final.

    ResponderEliminar
  18. Rita Guerra com 6 - 8 cançoes de estilos diferentes(nao so baladas),feitas por encomenda e medida a pensar no ESC em programa em directo,cantando ao vivo.Decisao final por televoto na base de um numero limitado de votos por nrº de telefone. Resultaria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo14:45

      Resultaria, no sentido de que seria um espetáculo profissional, o que nem sempre acontece com o FC. Mas, sinceramente, não sei se a produção (leia-se RTP) pensaria deveras no ESC. Logo à partida, as canções teriam de ser em português - tratando-se de uma balada ou "dance music", dificilmente um tema em português iria longe no ESC. Quanto a escreverem canções (de que se escolheriam 6 a 8) para ela interpretar, isso foi o que se fez em 2003 (eram menos, três, mas os compositores sabiam que estavam a escrever para ela e a que venceu era agradável, mas dificilmente poderia ascender a um TOP 10 no ESC; as outras duas fraquíssimas). Há falta de quem escreva "pensando no ESC" e, por outro lado, um cantor holandês ou italiano com uma carreira sólida que não consiga um bom resultado no ESC, prossegue sem problemas a carreira no seu país. Em Portugal dá-se pouca importância ao ESC, mas quando o resultado é mau, coitado de quem cantou... O que ajudou Rita Guerra a não ver a sua carreira prejudicada em 2003, depois da má pontuação em Riga, foi o uso (inteligente) de várias canções suas na banda sonora de telenovelas.

      Eliminar
  19. Anónimo18:26

    Anda aqui muita gente sabichona a dizer maravilhas da cantora depois do fiasco dela em Riga. Tomem juízo! Como se a música dela vendesse milhões lá fora. Nem pela voz. Parecem parvinhos... Vê-se que não percebem nada de ESC. Pergunto-vos: quantos discos é que as lindas músicas dela vendem no estrangeiro? Uma pívea! Vão-se catar! Rita Guerra NUNCA MAIS no ESC!!! Comprem vocês os discos dela. Hehe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:04

      Bem, parece claro que toda a inteligência e todo o discernimento foram para si (e cortesia também). Penso que terá lido outros comentários, onde se terá mencionado o número de cds (e já agora "cassetes") que R. Guerra vendeu lá fora. Aqui não dei por tais estatísticas. De qualquer modo quais serão os participantes (portugueses e de outros países) no ESC que venderam milhões fora dos seus países? De repente, penso em Raphael (graças ao mercado latino-americano), Nana Mouskouri, Udo Jürgens, Julio Iglesias, Cliff Richard, Vicky Leandros, Olivia Newton-John, Abba, Céline Dion, Lara Fabian e (muito) poucos mais... Quanto ao fiasco de 2003, terá sido um fiasco da cantora ou da canção? Eu, que não disponho dos seus conhecimentos (nem da sua elegância de expressão), não notei falhas ou inseguranças na voz da intérprete. A canção achei-a simpática, mas algo datada, Nada, porém, que na minha ignorância apelidasse de "fiasco"...

      Eliminar
    2. Anónimo00:17

      Pois, ainda bem que toda a inteligência e todo o discernimento (e a cortesia) vieram todos para mim. Quando iam a caminho de si ficaram-se mesmo pelo caminho. A Rita Guerra "arrasta" a cançoneta. E tem uma voz feia. Estava eu no estrangeiro, entre estrangeiros e portugueses, quando ela desfilou em Riga, mais num concurso de desfile de trapos brilhantes do que de músicas, pois foi em canções que se votou nessa noite, e ninguém teve prazer (entre os diversos e de diversificados gostos presentes) em ouvir aquela lengalenga naquela voz meio rouca e enfadonha. E é bom que se contradiga a opinião que tanto defende porque está longe de ser universal; pode memorizar! E foi fiasco sim para toda a portuguesada que andava meio doida com aquela cançoneta como se alguma vez pudesse aquilo vencer. Mas as Marias Deslumbradas em Portugal nunca caem na realidade. Fique sabendo que ninguém se interessa pela cantora no estrangeiro. Olhe, interessam-se mais pelo Tony Carreira do que por ela e nisso falo-lhe nos estrangeiros, não nos emigrantes. Eu já lhe disse que o seu gosto não é universal... E quando se está fora tem-se uma outra perspectiva, saia um pouquinho do seu cantinho, mas não para fazer turismo... O mundo muda e gira mesmo!

      Eliminar
    3. 2003 Foi um ano anti-baladas,so 1,Noruega,conseguiu chegar ao top-10.Portugal primou pela qualidade e por nao enveredar pelo facilitismo circense,o que em 2003 muito penalizou nao so Portugal,mas tambem Grecia e França(baladas). Rita foi FANTASTICA no ESC.

      Eliminar
    4. Pedro Carvalho08:03

      Anonimo das 00.07: Perante os seus sábios escritos, gostaria de saber quais os cantores que ja participaram no ESC de qualquer país que tem sucesso fora do seu país? E, já agora, com certeza que conhece artistas portuqueses que têm imenso sucesso junto de estrangeiros. Cite aqui os seus nomes para todos nós os conhecermos.

      Eliminar
    5. Anónimo09:49

      Anónimo das 00:17: Está muito enganado: saí do meu cantinho e vivo na Áustria. E quanto a "memorizar", adorava saber onde teve conhecimento de que a "toda a portuguesada" andava "meio doida" com a canção? É que me lembro muito bem que foi dos anos em que, em Portugal, menos atenção se deu ao ESC - aliás nesse início do séc. o desinteresse era tal que a RTP podia ter participado em 2002 e recusou, dando a vez à Letónia, que acabaria por vencer (em 2003, na conferência de imprensa de Rita Guerra, um dos responsáveis da estação letã agradeceu o facto). Quanto ao meu gosto não ser universal, nada mais certo - nunca tive pretensões de que fosse. Tenho , porém, a pretensão de não me dirigir mal-educadamente aos que têm uma opinião diferente da minha. Releia, por favor, o seu comentário das 18:26 (que, aliás, não me era dirigido) e pense se é necessário esse tipo de linguagem para defender/contrariar um ponto de vista.

      Eliminar
  20. Anónimo19:39

    Recentemente vi uma espécie de "Re-Eurovisão 2003" e Portugal, com o tema da Rita Guerra, venceu! Isso demonstra que realmente fomos bastante injustiçados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:03

      Em que canal é que foi essa tal vitória?... Eu só gostava de saber a idade que a sua cabecinha tem...

      Eliminar
    2. Pedro Carvalho08:05

      Acho piada a este comentario das 00.03. Até parece que a idade é posto e que as pessoas mais velhas pensam melhor, ou têm mais sábias ideias que os mais novos. CRESÇA para a realidade e pense antes de comentar, que parece que é coisa que não faz.

      Eliminar
    3. Idade=vivencia, vivencia=experiencia, experiencia=perspectiva, perspectiva=relatividade, relatividade=sensatez. Geralmente.Mas nem sempre.Tudo e relativo.

      Eliminar
    4. Anónimo18:41

      Não foi nenhum canal, foi uma espécie de sondagem na Internet. Todos os temas foram postos em votação e Portugal venceu.

      Eliminar
  21. Anónimo16:12

    Viva (h)

    ResponderEliminar
  22. Anónimo16:36

    Rita Guerra parece estar aberta a novas sonoridades,agora algo soul e r&b, anteriormente com Mastiksoul um salto para a dance music. "Deixa-me sonhar" regravado em formato reggae ?!

    ResponderEliminar
  23. Anónimo19:29

    A Rita Guerra arrasou na eurovisão e saiu de lá quase em último..a prova provada de é um concurso para lá de estranho onde pontuação e performance não têm qualquer relação

    ResponderEliminar
  24. Anónimo21:09

    Quem me dera que isso voltasse a acontecer!!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.