Slider

[AO VIVO] António Laranjeira apresenta novo CD "Luz"

António Laranjeira apresentou ontem ao vivo o seu novo álbum "Luz" e o ESCPORTUGAL esteve lá.

O espaço cultural do El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia foi pequeno para acolher todos aqueles que quiseram ouvir António Laranjeira e o seu novo "Luz", álbum lançado pela editora Ovação que contém 15 temas originais. Fados e fados-canção, todos originais - repetimos - algo bastante raro nos dias de hoje pois muitos artistas preferem interpretar fados de outros tempos. António Laranjeira tem isto de diferente: escreve e interpreta canções do nosso tempo, numa musicalidade única e sem fronteiras. Única também nos instrumentos que o acompanham, a começar pelo violoncelo de Susana Castro Santos e no adufe de Ricardo Gomes que se unem na perfeição aos clássicos viola de fado de Rogério Ferreira e à guitarra portuguesa de Armindo Fernandes.

"Luz" foi inspirado numa viagem poética e musical percorrendo o país acompanhada por grandes poetas como Vasco Graça Moura e o próprio fadista, que assinam e se destacam nos poemas musicados por André Teixeira, Manuel Reis, Susana Castro Santos, Manuel Mendes, Raul Ferrão, José António Sabrosa, Alfredo Marceneiro e Rogério Ferreira que também dirigiu e produziu musicalmente este fantástico trabalho. Pedro Barroso partilha com António Laranjeira um tema da sua vasta e incomparável obra musical, surpreendentemente adaptada para fado, partilha esta na música, na letra e na voz, pois no disco interpreta "Porto Antigo" em dueto. Este tema foi, inclusive, o mais aplaudido no showcase de ontem.



O percurso

António Laranjeira participou por duas vezes no Festival RTP da Canção: em 1994 como membro dos Trivium com o tema "Trovas do Demo e d'El Rei" e em 2001 a solo com "No olhar dos teus olhos".

É no fado que mais se tem distinguido: para além de fazer parte do circuito de casas de fado, sobretudo no restaurante "O Fado" na cidade do Porto, escreve temas para diversos outros cantores, como Ana Moura: o fado "Venho Falar dos Meus Medos" é um poema de António Laranjeira com produção e arranjos de Jorge Fernando. Também tem currículum no teatro, nomeadamente no musical "Amália" de Filipe La Féria.


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagens: ESCPORTUGAL; Vídeo: YOUTUBE - ESCPORTUGAL
5
( Hide )
  1. Miguel Matias11:59

    Continuem o vosso excelente trabalho de divulgação da música portuguesa. Gostei muito de ver este vídeo e aproveitei para pesquisar as duas participações no Festival da Canção. Continua com voz potente

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:26

    Excelente voz

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:34

    CD com muita qualidade. Parabens Laranjeira

    ResponderEliminar
  4. Anónimo16:04

    O que de novo? Tradicional,conservador, ate na postura em palco,como que a jogar bilhar de bolso.Consuma quem gostar.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:19

    atchim!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.