Slider

Carlos do Carmo é o primeiro português a conquistar um Grammy carreira

A Latin Recording Academy anunciou hoje ter agraciado o cantor de "Uma flor de verde pinho" com o Prémio à Excelência Musical - "Lifetime Achievement" no original em inglês -, uma distinção única que pretende celebrar a carreira de um artista.

Carlos do Carmo tornou-se o primeiro português a ganhar um Grammy numa das categorias mais consideradas, o "Lifetime Achievement", entregue apenas aos artistas pelo conjunto da obra que produziram ao longo da sua carreira e não devido ao êxito que lograram com determinada canção ou álbum. Em 2010 outra portuguesa, Elisabete Matos, recebeu um Grammy por um álbum em concreto "La Dolores".

O fadista português foi ontem informado pelo próprio presidente da Latin Recording Academy, Gabriel Abaroa Jr., que havia vencido o Grammy, tornando-se assim no primeiro português a conquistar um galardão, que será entregue a Carlos do Carmo no próximo dia 19 de novembro, no Hollywood Theater da MGM, em Las Vegas, Estados Unidos da América. Nesse mesmo mês estreará em Portugal um filme documental sobre a vida e a obra de Carlos do Carmo.

Aos 74 anos de idade, Carlos do Carmo chega assim ao ponto mais alto da sua carreira. Recorde-se que em 1976 o cantor representou Portugal no Festival Eurovisão após uma seleção interna da RTP que o indicou como representante. No programa "Uma canção para a Europa", Carmo interpretou 8 temas tendo sido, finalmente, selecionada a canção "Uma flor de verde pinho".




Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: BLITZ, ESCPORTUGAL / Vídeo: YOUTUBE

13
( Hide )
  1. Anónimo14:13

    Excelente notícia

    ResponderEliminar
  2. Miguel Matias15:03

    BRAVO!!!
    PS: Uma seleção interna em 1976... a RTP nesse tempo era mais avançada

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:12

    Em todos os aspectos da vida!

    Bem merecido e muitos parabéns á música portuguesa!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:13

    Carlos do Carmo foi o primeiro português a conquistar um Grammy de "carreira". Elisabete Matos ganhou o Galardão em 2000 pelo seu álbum La Dolores.


    ResponderEliminar
  5. Nuni19:08

    Que Orgulho!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:51

    Tenho de dar os parabens a este site por dar as noticias verdadeiras. Ouvi e vi hoje varias barbaridades nas televisões sobre este Grammy, omitindo que Elisabete Matos já tinha recebido um Grammy em 2010. O Grammy que Carlos do Carmo vai receber é sobre a sua Carreira, e este sim é inedito

    ResponderEliminar
  7. Anónimo20:22

    O SENHOR Carlos do Carmo, Tem aquilo que merecia há muito tempo. Parabéns por este prémio. bem hajam ele e o fado que ele tão bem interpreta.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:01

    Pequena falha na noticia: "Uma flor de verde pinho" foi escolhida para representar Portugal no ESC76 por voto do publico atraves de postais,nao por um juri.Parabens ao homem,ao cidadao e ao artista Carlos do Carmo por este Grammy! Ass.RG

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:18

    O Carlos do Carmo não ganhou nenhum Grammy, ganhou sim um Grammy Latino. Este prémio existe desde 2000 e premeia apenas artistas de língua portuguesa ou espanhola. Mas a parolice nacional coloca logo o senhor ao nível do Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Elvis Presley, Miles Davis, Bob Dylan, Billie Holiday, James Brown. Além disso nem sequer é a primeira vez que um português ganha um Grammy Latino. A cantora Elisabete Matos já o tinha feito. A ignorância é lixada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:40

      Concordo plenamente, e um grammy latino e nao um grammy, mas a ignorancia ` e lixada, existem excelentes artistas nacionais com destaque e com importantes premios recebidos alem fronteirasa. Acho que o loby do fado existe.......

      Eliminar
  10. Anónimo13:58

    13.18, então se leres bem o artigo é isso que está escrito

    ResponderEliminar
  11. Anónimo12:49

    Ao contrário do que se afirma em alguns comentários, Elisabete Matos não foi a primeira portuguesa a receber um grammy latino. A gravação "La Dolores" em que ela participou é que foi premiada (muito possivelmente por contar com a participação de Plácido Domingo), o que significa que todos os que participaram na gravação, desde o maestro, aos cantores e aos técnicos de som receberam um grammy. Por conseguinte, a afirmação de que Carlos do Carmo foi o primeiro a ser premiado está correcta, já que é ele próprio que consta da nomeação. De resto, o grammy latino não é, como muito bem foi apontado, o grammy que a Fitzgerald, o Sinatra e a Ronsdadt levaram para casa.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.