Slider

[Before and After] "Diggi-loo Diggi-ley"

 
Depois de uma passagem pelos anos 70, voltamos aos 80's, mais precisamente a 1984 com paragem na Suécia, quando os Herreys venceram o Festival Eurovisão da Canção (ESC) com uma canção sobre um homem que encontrou umas botas douradas...
 
Estamos nos primeiros meses de 1984 e a Suécia realiza o seu famoso Melodifestivalen que juntava as grandes estrelas musicais do país escandinavo a uns jovem irmãos, Per, Richard e Louis, suecos, mas residentes nos Estados Unidos da América: os Herreys. Apresentaram o tema "Diggi-loo Diggi-ley" e limparam o MF1984 sem dificuldade, ganhando o bilhete para a Cidade do Luxemburgo, onde acontecia o ESC desse ano.

Muito se riu por essa Europa fora, quando foi conhecido o tema, autoria de Britt Lindebor, que relatava a história de um homem que encontrou umas botas douradas e que depois de as calçar teve muitos obstáculos para ultrapassar; "tudo serve para fazer uma canção nos tempos que correm", diziam muitos...

Muito se gozou com a espalhafatosa e 'escabrosa' coreografia apresentada pelos irmãos suecos, uma parafernália de movimentos, para muitos sem nexo, nunca vista no ESC; "realmente a Eurovisão dos anos 80 já não é o que era", comentavam os Velhos do Restelo...

E eis que, na noite de todas as decisões, os Herreys e o seu "Diggi-loo Diggi-ley" triunfaram no Luxemburgo com 145 pontos. Em segundo, com 137, ficou a irlandesa Linda Martin (a mesma que venceu em 1992), com um tema sobre o "Terminal 3" de um aeroporto, onde os voos nunca partiam atrasados. E quem muito criticou ficou de boca aberta.

Desde a noite da vitória, os Herreys correram a Europa e, no ano seguinte com a canção "Sommarparty på Stranden", venceram o Sopot International Song Festival 1985, herdeiro do, na altura, extinto Intervision Song Contest, o arqui-inimigo de leste da Eurovisão. Esta prémio valeu-lhes o convite para uma tour na União Soviética, coisa rara para qualquer artista ou grupo da Europa Ocidental.

Depois de 1987, a vida musical do Harreys foi-se apagando aos poucos, embora tenham continuado a gravar temas e álbuns até 1994, altura em que fizeram um intervalo, retomando a vida artistica ativa em meados da primeira década do século XXI, com uma nova versão de "Diggi-loo Diggi-ley", que têm cantado um pouco por todo o norte da Europa.

Assim, Before and After, "Diggi-loo Diggi-ley" em 1984, no ESC, e em 2013, no Dansk Melodi Grand Prix...


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /  Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeos: YOUTUBE-ESCPORTUGAL
6
( Hide )
  1. Anónimo23:31

    nunca concordei com essa vitoria, tinhamos uma musica claramente superior.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:21

    ISTO É EUROVISAO!!! Adoro . Excelente artigo

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:46

    Para mim, uma das piores músicas vencedoras da história do Festival. Eu nunca apoiou.

    ResponderEliminar
  4. Nem BEFORE nem AFTER. Para mim um dos piores vencedores do ESC, que contribuiu para que a partir de certa altura o ESC comecasse a ter reputacao de concurso de "junkmusic",que nem sequer teria nada a ver com as tendencias musicais do momento.CIRCO e nada mais...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:58

    a minha boca abriu-se, e ficou aberta durante horas, naquela noite de 1984, foi com a SOBERBA interpretação da Srª Dona Maria Guinô. Aquilo sim é que foi cantar e tocar piano.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo11:57

    A pior canção dos anos 80 a vencer o certame. sem dúvida, Mas comparada com muita da pimbalhada bem mais embaraçosa escolhida pelo telepovo europeu durante a primeira década do no novo milénio ... esta acaba por ser um gato manso que não arranha nem uma mosca ... a Eurovisão nos anos 80 podia não ser mais a gala politicamente correta dos anos 60 ... mas musica havia e era audível e apreciável mesmo que não fosse nenhuma revolução musical, tb não era o objetivo Agora o que veio a acontecer nessa famosa primeira década do novo milénio dá-me dores de cabeça ... de repente os olhos e os pés passaram a ser mais importantes do que os ouvidos e o cérebro: é como quem achar o Quim Barreiros ou o Zé Cabra melhores do que a brilhante Maria Guinot.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.