Slider

[DIRETO] FC2014: ENSAIOS DIA 1


O ESCPORTUGAL em direto do Convento do Beato, em Lisboa, local onde irá ter lugar a semifinal do Festival da Canção (FC2014) no próximo sábado. Nos ensaios desta noite, cada artista irá interpretar o seu tema três vezes, sendo este um ensaio essencialmente técnico, sem o décor, coreografias, vestuários e adereços definitivos. Esperamos ser uma boa companhia durante as próximas horas. Do ensaio de hoje, não é permitida a recolha de imagens, sons ou vídeos, pelo que iremos dar apenas uma "pincelada" de cada tema. 

O palco apresenta-se no centro da arena, por sinal a mais pequena dos últimos anos. Contudo, as arcadas, ladeando o palco com “leds” multicores, poderão dar um bom efeito televisivo. Está tudo quase a postos! BOA SORTE A TODAS E A TODOS! 

[EM ATUALIZAÇÃO] 

01 | "Mea Culpa" | Catarina Pereira
Música: Andrej Babic/Letra: Carlos Coelho 


A semifinal vai abrir com a dupla de autores que venceu a última edição do festival, em 2012, bem como a edição de 2008. Catarina Pereira é, também ela, uma repetente nestas lides festivaleiras depois da edição de 2010 onde, com o tema “Canta por mim”, venceu o televoto. Catarina está no centro do palco, com uma ventoinha a esvoaçar o cabelo. Todos os outros 5 elementos estão ao seu redor, numa dança acrobática. O festival começa, de facto, com muito ritmo! Os três coristas afastam-se, enquanto Catarina continua até meio da canção a cantar e a dançar com os dois bailarinos. Depois, todos se juntam, cantando e dançando até ao final. “Mea Culpa” é uma canção diferente de “Canta por mim” ou “Sobrevivo” mas, considerando que se trata dos mesmos autores, encontramos aqui muito do seu estilo. Esta canção tem tudo para agradar a muitos eurofãs.

02 | "Eu Vou" | Ivo Lucas
Música e letra: João Só


O cantor e ator Ivo Lucas aparece no centro do palco com guitarra. É sua estreia no palco do Festival da Canção. Três coristas (Pedro Coelho, Ricardo Quintas e Jonas Cardoso) estão ao fundo do lado esquerdo, enquanto do lado direito encontra-se outro guitarrista (David Rangel) e Filipe Ferreira na percussão. O cenário apresenta-se de cores laranja e rosa.Trata-se uma balada-pop que nos faz lembrar os temas da antiga dupla americana Simon & Garfunkel. Uma canção "boa onda", que fica no ouvido e que poderá captar a atenção do público.

03 | "Nas Asas da Sorte" | Zana
Música: Jan Van Dijck  / Letra: Paulo Abreu Lima


Zana aparece no centro do palco numa plataforma elevada. Ao seu redor, os acompanhantes de palco interagem com ela em toda a atuação. O som de bombos e os acordes balcânicos aparecem em todo o tema, que podemos intitular como um pop-folk, bem ao estilo eurovisivo. Zana dá provas da sua voz poderosa e dá tudo para surpreender o publico. Recordamos que esta será a artista, neste festival, com mais anos de carreira, o que é bem visível durante a atuação. Temos aqui uma forte candidata a vitória. No entanto, o televoto pode trazer surpresas.

04 | "Mais Para Dar" |  Carla Ribeiro
Música: Hélder Godinho/Letra: Marina Ferraz


Carla Ribeiro é a voz que se segue. Aqui também estará presente uma ventoinha... Carla surge no centro, ladeada por Joana Campelo e Tânia Tavares. Atrás, uma banda, como é um pop-rock de que estamos a falar. Neste tema, sobressai sem dúvida a voz forte e potente de Carla Ribeiro, que salta à vista e se destaca. "Mais para dar" apresenta-nos sons modernos e atuais, ao género de outros temas pop-rock que se ouvem nos tops e nas rádios nacionais. Este tema deverá agradar ao público jovem que, esperemos, estejam a ver o festival no próximo sábado à noite. Uma boa surpresa!


05 | "Emoção" | Ricardo Afonso
Música: Ricardo Afonso, Luís Fernando, Rui Fingers/Letra: Ricardo Afonso

Se na canção anterior, Carla Ribeiro apresenta-nos um pop-rock, Ricardo traz-nos aqui um Rock mais puro. E uma banda completa, com guitarras, baixo, bateria e duas vozes de suporte. Os agudos potentes de Ricardo sobressaem logo no início da canção.  O intérprete está muito confiante com um tema atual e moderno, mas sobretudo com as suas excelentes habilidades vocais. Ao longo dos três minutos do tema, o vocalista circula pelo palco, interagindo com os demais elementos do cenário. O público em casa poderá ficar surpreendido com a capacidade vocal de Ricardo e isso trazer-lhe frutos.


06 | "Ao Teu Encontro | Rui Andrade
Música: Marc Paelinck/Letra: Rui Andrade

Rui Andrade está de regresso ao Festival da Canção, depois de duas tentativas anteriores em 2011 e 2012, e dois terceiros lugares.  Esta será a primeira balada da noite. Uma balada moderna, que nos faz lembrar, de certo modo, o genérico de um bom filme da "Disney". A ver vamos se os leitores terão a mesma opinião quando ouvirem o tema. O intérprete começa só em palco, até que no primeiro refrão surgem os três elementos do coro, Yura Silva, Ana Isabel Baptista e Cláudia Soares. A voz potente e marcante de Rui Andrade está presente do início ao fim da canção, podendo facilmente ganhar o passaporte para a final do Festival. 

07 | "O Teu Segredo" |  Lara Afonso
Letra e música: João Matos/Miguel Ferrador

Lara Afonso repete a sua experiência festivaleira, depois de uma primeira participação em 2006. "O teu segredo" é um tema completamente diferente dos demais apresentados esta noite, mostrando também uma cantora com mais maturidade e experiência musical daquela que conhecemos há 8 anos. Aqui iremos viajar até aos anos 60 do século XX, a começar no som  e a acabar nos ritmos que se veem na performance. Lara circula no palco e interage com as três coristas que se encontram na posição clássica. Um tema alegre e bem-disposto. Ficámos com o "yeah yeah" no ouvido!

08 | "Sonhos Roubados" | Raquel Guerra
Música: Nuno Feist/Letra: Nuno Marques da Silva 


Nuno Feist e Nuno Marques da Silva estão de regresso ao festival, mas "Sonhos Roubados" é um tema muito diferente de todos os outros que já apresetaram nas edições anteriores. Apesar de Raquel Guerra ser uma estreante neste concurso, apresenta aqui muita força, tal como tem força a sua canção e interpretação. Podemos considerar este tema numa fusão de estilos entre música ligeira e balada, que irá agradar aos fãs dos "bons velhos tempos" do festival.


09 | "Coração de Filigrana" | Madalena Trabuco
Música e letra: Tozé Santos

A penúltima canção da noite é interpretada por uma voz portuguesa que chega de França. O tema é inspirado na diáspora de Portugal. Os primeiros acordes da guitarra do músico Tozé Santos, que também está no palco, fazem-se ouvir na sala. Madalena tem uma voz doce e muito calma, que encaixam na perfeição neste tema - uma balada tocante e comovente se tivermos em linha de conta toda o ambiente que os dois em palco pretendem transmitir. 

10 | "Quero Ser Tua" | Suzy
Música e letra: Emanuel

Suzy traz-nos a última canção da noite e com ela um palco cheio de cor. A cantora surge no cenário de costas para o público, por entre dois bombos gigantes brancos e três bandeiras vermelhas que, a meio da canção, saltam para as mãos dos três bailarinos masculinos. Esta é uma canção latina com sons afro, mas não tão predominantes como nas últimas canções que o autor Emanuel apresenta no seu reportório. As duas coristas interagem também com a cantora. Esta será uma canção que irá merecer reações muito contraditórias, a exemplo do que aconteceu com "Dança Comigo" em 2007, contudo, candidata à vitória.

Assim, terminam as primeiras pinceladas deste festival. Amanhã à tarde estaremos de volta.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte / Imagem: ESCPORTUGAL
64
( Hide )
  1. Anónimo20:43

    Irão postar vídeos?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo20:45

    Estou em pulgas, venham lá as novidades!!!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:47

    Nem um cheirinho de som ou imagem?!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:57

    Mas é ou não uma boa música a mea culpa?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo21:01

    Obrigado pelo vosso trabalho. Posso só pedir, e uma vez que não temos ainda vídeos dos ensaios, que procurem descrever as canções o mais que possível. Obrigado.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:01

    Não a videos?

    ResponderEliminar
  8. Anónimo21:01

    Adoro-vos escportugal

    ResponderEliminar
  9. Anónimo21:03

    força catarina!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo21:04

    será que podemos ver vídeos hoje por favor ?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:05

    Adoro estes momentos e estas live reports

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:05

    Pelo texto, a Catarina vai arrasar

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:08

    CATARINA estamos contigo... Queremos que sejas tu a representar PORTUGAL

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:15

    Grande Nelson! :)
    Pá, as maltas querem é descrição das canções. Esquece lá as cores dos leds:)
    Parabéns mais uma vez por estares em cima do acontecimento!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:16

    E este ano que se vai fazer a justiça que não se fez em 2010. Força Catarina... O palco é teu :)

    ResponderEliminar
  16. Luís Carlos21:21

    A Catarina Pereira faz lembrar a Ana Malhoa!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:24

    parece que não podemos ter vídeos, pena mas deixa lá, estão a fazer um excelente trabalho ! :D

    ResponderEliminar
  18. Anónimo21:25

    Que emoção!
    Tentem descrever um pouco as canções e não tenham medo de fazer juízos de valor. Naturalmente no sábado todos nós faremos o nosso, mas não faz mal nenhum ter algum feedback da impressão que as canções vos causa.

    (sabemos que vídeos e fotos não são permitidos - que nervos! - , por isso dependemos apenas dos vossos olhos e do vosso discernimento)

    Obrigado Esc Portugal, continuação do bom trabalho e divirtam-se também!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo21:33

    CATARINA!!!! Força!! Vais GANHAR!!!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo21:34

    Pelos vistos a Catarina vai estar em grande. Que ansiedade

    ResponderEliminar
  21. Anónimo21:38

    Vai ser dificil o Ivo passar a final, se é uma musica a meio gás

    ResponderEliminar
  22. Anónimo21:58

    Ninguém escreveu q a música é a meio gás. Enfim

    ResponderEliminar
  23. Anónimo22:01

    Mas foi a minha interpretação. Mas só amanhã é que se pode saber se é ou não

    ResponderEliminar
  24. Anónimo22:02

    É impressão minha ou a canção da catarina não vos impressionou muito?
    Alguém que responda pleeeeaze, que aqui não se aguenta!!!.....

    ResponderEliminar
  25. Anónimo22:06

    Estou a gostar da opção: nada de imagem/som e parcos nas palavras. Aposta no descritivo e na adjetivação sem juízos de valor, deixando as escolhas para o público no sábado. Mas também não exagerem: comparem, deem-nos ideias e continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo22:13

    Podem atribuir pontuações de 1 a 5 às canções para termos a mínima noção da qualidade das músicas?

    ResponderEliminar
  27. Passarão a final... Catarina Pereira, Rui Andrade. Ricardo Afonso, Raquel Guerra e Suzy... Cheira me. Isto sem ouvir as musicas. lol

    ResponderEliminar
  28. Anónimo22:28

    Cheira-me que a Catarina e a Suzy passam quase de certeza. Os outros não sei

    ResponderEliminar
  29. Anónimo22:41

    parece que ja acabou o intervalo

    ResponderEliminar
  30. Anónimo22:52

    RUI ANDRADE força

    ResponderEliminar
  31. Anónimo22:54

    Zana a partir tudo pelos vistos... adoro quando se faz em alvoroco descomunal em torno de certos nomes e chega a hora da verdade os underdogs provam o seu valor.
    Espero sinceramente que todos votem pelo valor da musica e nao por favoritismos pre-concebidos.

    ResponderEliminar
  32. Anónimo22:55

    aos anónimos que pedem videos e sons... leiam melhor o artigo: "Do ensaio de hoje, não é permitida a recolha de imagens, sons ou vídeos, pelo que iremos tentar ser o mais exaustivos possível."

    eta burrice a ler que anda aí LOLOL

    ResponderEliminar
  33. Anónimo22:56

    Sábado quem vai estar a assistir ao FC são praticamente os verdadeiros fãs da Eurovisão. Não há divulgação da parte da RTP nem nada... Portanto, prevejo que quem vai vencer este ano é a Catarina Pereira - ela angariou bastantes fãs neste meio eurovisivo e todos os anos se pedia o seu regresso. Com certeza estarão todos a votar nela.
    E isto sem fazer juízos à canção. Posso até estar enganado, mas é um pressentimento que eu tenho.

    ResponderEliminar
  34. Patricia22:57

    mas a Zana é balcânica? Não era ela que vivia ou vive no Kuwait? Estou confusa agora.

    ResponderEliminar
  35. Anónimo23:05

    Patrícia dos balcãs ao Kuwait vai cá uma distância!!! lol
    Acho que fazes confusão com a Suzy que estava no Qatar :)

    ResponderEliminar
  36. Já há divulgação na RTP. Já deu publicidade... Tarde... mas já há. Não sei é se vao repetir mtas vezes. lol

    ResponderEliminar
  37. Anónimo23:12

    Ninguem vivia no Kuwait, Patricia... A Susy vive no DUBAI a Zana em PORTUGAL ! estas confusa.....agora! :)

    ResponderEliminar
  38. A Catarina Pereira tem fãs desde 2010 qdo injustamente para uns, justamente pa outros, não ganhou o festival. Não os angariou agora. E nesses fãs... há sede de "vingança".

    ResponderEliminar
  39. Anónimo23:15

    Acho que o ESC também está a tentar valorizar quem não é tão reconhecido. Não me parece que tenham gostado mais da canção da Catarina do que da Zana mas a Catarina já tem as expetativas bem altas com muitos fãs enquanto que a Zana está a precisar de mais valorização

    ResponderEliminar
  40. Anónimo23:16

    Que ganhe a melhor!Deixemo-nos de apoiar e votar em coisas que nem ouvimos!Ainda acontece o mesmo que em Espanha...ganhou a cantora mais mediatica e perdeu a melhor canção!

    ResponderEliminar
  41. Luís Carlos23:18

    Vamos ver se a Catarina não se torna uma Vanessa.... Ah Ah Ah...Sempre a tentar e a nunca ir... Força Carla, Força Rui, Força Susy!!!!

    ResponderEliminar
  42. Anónimo23:27

    Mas do ensaio de amanhã (sexta) vai ser possível a captação de vídeos?

    ResponderEliminar
  43. Anónimo23:29

    Ai que ansiedade...só há até à 3º musica a análise ? :P
    Que pena este ano não podermos ter acesso às músicas antes do programa de Sábado em directo :(

    ResponderEliminar
  44. Shevek23:35

    Também gostaria de assistir aos ensaios. Obrigado pelos comentários, ESC Portugal. O facto de o televoto ter todo o poder pode prejudicar-nos, pois no ESC a nossa canção vai ser avaliada por júris e por televotantes. Seja como for, acho que, à partida há 4 candidatos que irão estar na final, mesmo sem ouvir as respetivas canções, a saber: Catarina Pereira, Suzy, Ricardo Afonso e Rui Andrade. Quanto à canção vencedora, considero que a canção composta pelo Emanuel é a grande favorita - estamos em Portugal e apenas com televoto; tenho de admitir que o FC acabou antes de ter começado. A Suzy e o Emanuel já devem ter ganho. Veremos se os portugueses me contradizem.

    ResponderEliminar
  45. Anónimo23:48

    Ainda vão disponibilizar mais algumas descrições das restantes músicas?

    ResponderEliminar
  46. Anónimo23:57

    Então não há mais ensaios hoje?

    ResponderEliminar
  47. Anónimo00:07

    postem qualquer coisa, nem que seja um "calma!", essa espera está a dar cabo dos nervos de todos nós, não concordam, amigos comentadores?

    ResponderEliminar
  48. Anónimo00:12

    Lol....Foram!!!!

    ResponderEliminar
  49. Anónimo00:24

    As canções 1 e 10 desta eliminatória são ambas dos meus compositores preferidos na actualidade em Portugal. Estou feliz pelo despique entre estes 2 máximos, e de entre eles que ganhe o melhor, é-me igual que seja um ou outro. Mas não estou fechado às outras propostas, e pode bem acontecer que a minha preferência pessoal se incline para outros horizontes.

    Compreendo que a Catarina Pereira seja vista como a injustiçada a quem se deve... Adoro-a! Mas também que não se crie outra/o injustiçada/o neste concurso que pelo televoto dá largas mangas à justiça.

    Gostaria de poder ficar surpreendido com todas as propostas a ponto de não saber como escolher... Porque isso seria bom sinal para o FC e para a música em Portugal. Penso, no entanto, que este esquema da RTP deveria ser alargado, já que grupos como os Moonspell e de outros géneros deveriam participar. E eu sou mesmo particularmente favorável à presença de música de toda a Lusofonia no FC! Quando?

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  50. Anónimo00:37

    "As canções 1 e 10 desta eliminatória são ambas dos meus compositores preferidos na actualidade em Portugal."

    outro pedaço de informação sem interesse nenhum LOL

    ResponderEliminar
  51. Anónimo00:53

    PORTUGUESES TA NA HORA DE IRMOS A FINAL PELA 4 VEZ! E DESTA VEZ GANHARMOS, FORÇA PORTUGAL <3

    ResponderEliminar
  52. Anónimo01:00

    A MEA CULPA é a versão melhorada da Canta por mim !! Absolutamente brutal !!

    ResponderEliminar
  53. Anónimo01:07

    Parece que a musica da Lara vai ser fraquinha e nada atual

    ResponderEliminar
  54. Quais foram então as canções que causaram melhor impressão?

    ResponderEliminar
  55. Anónimo01:15

    A música da Suzy não suscitou muito interesse. Isso de provocar opiniões contraditorias cheira.me que vai ser muito pimba a canção

    ResponderEliminar
  56. Anónimo01:17

    A minha aposta dos 5 finalistas a leresta notícia: Catarina Pereira, Ivo Lucas, Ricardo Afonso, Rui Andrade, e Suzy. Seguindo o factor atitude, estilo musical "catchy", e música. E claro, imagem!

    Joel Silva

    ResponderEliminar
  57. Anónimo01:18

    A Suzy traz ns uma latinada. Espero que seja alegree que o povo goste

    ResponderEliminar
  58. Anónimo01:52

    Em termos de júri no ESC, a canção da Suzy pode esbarrar, mas reconheço que os sons afro da França 2010 ou Noruega 2011, não é o melhor que se pode transportar de África. Tudo depende do que o Emanuel fez e só ouvindo, que isto por descrições é sempre um tiro no escuro.

    ResponderEliminar
  59. Anónimo01:55

    Eu gosto muito do Rui Andrade e da voz e gostei de todas as participações que fez no FdC até agora.

    ResponderEliminar
  60. Anónimo02:02

    ai c'um baralho! Este festival da canção vai ser dos melhores das últimas décadas!

    ResponderEliminar
  61. Anónimo02:04

    Gostei de ler fiquei expectante com a Zana e a Carla Ribeiro

    ResponderEliminar
  62. Anónimo02:42

    Meu Deus pelo que vejo isto não ser fácil de escolher. Maltinha Portuguesa, não se esqueçam vamos votar para Portugal, escolham o melhor ou pelo menos tentem..ehhh visto que este ano promete...vai ser difícil escolher

    ResponderEliminar
  63. Anónimo02:58

    Há que aguardar pela apresentação das músicas. Não vamos fazer grandes expectativas, com os favoritismos que temos de conhecimentos anteriores... Novas participações, novos participantes. Novidades podem estar por aí... ouçam as músicas e votem pela qualidade musical e eurovisiva. Não pelo cantor. A escolha pelo rosto do interprete ou amizades, leva sempre ao mesmo... a figura que se faz la fora...

    ResponderEliminar
  64. Anónimo08:21

    Completamente de acordo com anonimo das 02:58. Quase sempre surge uma ou outra desilusao. Este ano provavelmente rambem.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.