Slider

Turquia: TRT continuará de fora se o sistema não sofrer alterações

O diretor geral da TRT, Ibrahim Sahin, anunciou esta tarde que a emissora estatal turca continuará fora da competição se o sistema de votação não sofrer alterações.



A saída da Turquia da última edição da Eurovisão surpreendeu tudo e todos, mas a sua retirada parece estar para durar... Durante a tarde de hoje, no decorrer de um festival de música, o diretor geral da TRT, Ibrahim Sahin, anunciou que a emissora não tem planos para regressar à competição, a menos que ocorram mudanças no sistema de votação, frisando as mesmas razões apresentadas aquando da desistência: a introdução dos jurados e a qualificação directa dos Big5. "A qualificação automática de cinco países para a grande final desta competição é injusta. Se este sistema continuar, nós não iremos participar." referiu o diretor da TRT, tendo terminado o seu discurso com um comunicado dirigido à EBU/UER: "Estamos à espera de mudanças no atual sistema de votação antes que uma decisão final seja tomada. Ainda há muito tempo até lá, sendo que ainda existe uma chance de participarmos numa próxima edição". No entanto, os fãs turcos não gostaram das palavras do diretor da TRT e intensificaram os seus protestos nas redes sociais, exigindo que uma nova emissora tome os direitos de participar na competição.


A Turquia estreou-se no certame em 1975, mas apenas conseguiu a sua única vitória em 2003 quando Sertab Erener e o tema "Everyway That I Can" conquistaram a edição realizada em Riga. Nos últimos anos antes da desistência, a Turquia qualificou-se praticamente para todas as finais, excepto em 2011, e conseguiu várias classificações no top10 da edição, como é exemplo, a sua última participação que esteve a cargo de Can Bonomo e do tema "Love Me Back", como pode recordar em baixo:


Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: escxtra / Imagem: eurovision.tv
8
( Hide )
  1. Anónimo00:53

    Mto ben. Os turcos têm toda a razon.

    ResponderEliminar
  2. HUGO01:04

    Os turcos querem é retirar os juries para terem sempre grandes classificações visto terem grande diaspora...isso acho mal,a introdução dos juries foi uma ideia mt boa..acerca dos BIG FIVE ja é outra coisa....

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:55

    Concordo. Aos menos algum país que tenha a coragem para denunciar esta injustiça. Os países dos Big5, por contribuírem com mais dinheiro, pensam que são maiores que os outros?
    A passagem direta do anfitrião à final ainda se compreende mas agora a dos Big5 é incompreensível e só prova que o ESC está repleto de interesses.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo09:38

    Loool .. por mim podiam continuar fora ..

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:02

    Acho que o júri não pode ser retirado, porque muitas vezes o júri é quem faz os resultados ficarem justos e a Turquia sabe que em televoto vai sempre conseguir bons resultados, em relação ao big5 concordo com a TRT, é injusto isso, não só porque tem vezes que os países do big5 levam musicas horríveis como também tiram lugares a outros países com musicas melhores que ficam na semi final...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo16:18

    Que a Turquia não queira a votação de jurados percebe-se e já aqui alguém comentou, a meu ver acertadamente, que os resultados do televoto satisfariam muito mais a estação de televisão turca.No entanto, penso que há aspetos que a UER devia deixar mais claros, porque ficam algumas dúvidas no ar. São exatamente esses cinco países os que mais contribuem financeiramente? O caso concreto da Itália deixa-me dúvidas: têm realmente interesse no ESC ao ponto de o apoiarem financeiramente de modo significativo? Anunciam o representante num „cantinho“ do Festival de San Remo, transmitem o ESC no canal de menor audiência… Por outro lado, por que não se torna obrigatória a divulgação por todos os países (só alguns o fazem) da votação do júri e da votação dos espetadores?

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:52

    Por mim ter a Turquia de fora não me tira o sono: musicalmente nunca me disseram nada e parece-me um "complexo" da parte deles saberem que o juri pode não apreciar as suas musicas e sabem que o povinho adere a todas as pimabalhadas que enviam e dai so quererem o "televoto" ... agora a historia dos BIG5 para mim cheira me a desculpas ... em nada os BIG5 foram impeditivos da Turquia ter o sucesso que teve na Eurovisão por isso há algo que não me convence de todo. Agora se é verdade ou não que os 5 são os maiores contribuintes financeiros da Eurovisão tb não sei ... no fundo a Turquia tb quer fazer parte deles porque tem dinheiro para tal ...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo09:39

    Acho bem. Mais paises deviam seguir o exemplo para ver se alguma coisa muda

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.