tag:blogger.com,1999:blog-37757828.post8242576907447117970..comments2024-03-27T23:30:21.077+00:00Comments on ESC PORTUGAL: Portugal: Voz do Cidadão dedicado ao Festival da Canção 2017Nuno Carrilhohttp://www.blogger.com/profile/01492047339544345522noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-49299636060668734662017-03-12T23:17:26.506+00:002017-03-12T23:17:26.506+00:00Já eu, tenho mesmo muita vergonha de portugueses q...Já eu, tenho mesmo muita vergonha de portugueses que fazem comentários destes.Madalenanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-87654409157438689342017-03-12T12:52:56.585+00:002017-03-12T12:52:56.585+00:00É reprovável esta RTP continuar a vestir a pele de...É reprovável esta RTP continuar a vestir a pele de "ovelha"... Para além das calinadas na Língua, utilizando "palavras caras" para enganar o povinho, mas troca o significado das mesmas (como em 'persona'!!!). Assim, dá vergonha Ser Português!!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-63299754938239125652017-03-12T08:32:51.012+00:002017-03-12T08:32:51.012+00:00"(...) e foi a eles que sugerimos uma música ..."(...) e foi a eles que sugerimos uma música que nos pudesse representar na Eurovisão e que fossem eles a escolher as pessoas para cantar" (Daniel Deusdado). A RTP fala, fala, fala que até passa os pés pelas mãos. 'E esta, heim?'Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-90767824306494599672017-03-11T22:48:21.321+00:002017-03-11T22:48:21.321+00:00Concordo inteiramente.Concordo inteiramente.Madalenanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-33841009577329535752017-03-11T22:44:46.617+00:002017-03-11T22:44:46.617+00:00Emenda: "há muitos anos" não é preciso o...Emenda: "há muitos anos" não é preciso o "atrás".Madalenanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-70549007292399286532017-03-11T22:35:51.060+00:002017-03-11T22:35:51.060+00:00Penso que é por ter seguido esse caminho que o ESC...Penso que é por ter seguido esse caminho que o ESC perdeu completamente a credibilidade como produto de qualidade e por isso tantos músicos não querem estar associados a ele como pode ler-se neste artigo. A tal procura da canção "festivaleira", sendo que "festivaleira" não é visto como sendo grande coisa, faz com que este seja um produto mal visto pelos consagrados ao contrário de há muitos anos atrás, anos em que para os melhores compositores e interpretes era um orgulho estar, participar no Festival. Penso que a própria Eurovisão está, aos poucos, a encetar uma viragem, penso que a própria Eurovisão reconhece que a continuar por certos caminhos fica à beira de transformar-se em lixo televisivo mesmo que disfarçado por grandes palcos e muitos efeitos especiais. Por tudo isto acho muito importante o que a RTP fez este ano e também por tudo isto acho muito importante que tenha ganho uma canção "não festivaleira" de qualidade. A qualidade puxa qualidade, esta canção com a visibilidade que já teve e se ficar bem classificada, vai, penso eu, fazer com que certos compositores e interpretes deixem de recusar-se a estar no Festival o que só contribui para o aumento da qualidade e do interesse da maioria do público, que agora não quer saber do Festival para nada, é que sem público o Festival morre. Se este ano uma canção "não festivaleira" de qualidade, que ganhou em Portugal, ficar bem classificada na Eurovisão é a prova cabal de que a própria Eurovisão quer um rumo diferente. Vamos aguardar para ver, acho que este ano é muito importante "festivalmente" falando.<br />Madalenanoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-8922817051392991872017-03-11T21:44:31.142+00:002017-03-11T21:44:31.142+00:00O que imorta é que a RTP resgatou e atualizou a ma...O que imorta é que a RTP resgatou e atualizou a marca Festival da Canção... Investiu e procurou melhorar... Estratégia e trabalho trazem resultados... Não se notou muito nas audiências porque o espetador cansado também tem de ser resgatado... Mas é uma questão de continuarem o bom trabalho até o ESC, que o público reagirá... como já está a reagir... Espero que quem está à frente do projeto saiba interpretar os sinais e as boas ideias que estão a surgir em relação à estratégia de promoção e sobretudo em relação à apresentação em palco... <br />É que a canção já é excelente mas ao mesmo tempo tem muita margem para melhorar, quer na interpretação, quer na apresentação em palco... Tem uma riqueza por explorar em palco para transmitir a todos a mensagem do poema e ser ainda mais emocionante e arrebatadora... Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-81776978841156681182017-03-11T18:36:26.793+00:002017-03-11T18:36:26.793+00:00Tanto a Zana como a Catarina Pereira podiam ter ga...Tanto a Zana como a Catarina Pereira podiam ter ganho fácil este ano...Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-75453804386475371722017-03-11T17:16:57.577+00:002017-03-11T17:16:57.577+00:00Este foi o modelo perfeito de Festival? Como??? Qu...Este foi o modelo perfeito de Festival? Como??? Quando é que percebem que o Festival devia ser aberto a todos como fazem os outros países nas suas seleções? Portugal curiosamente teve o seu melhor resultado deste século com um compositor croata. Porque não deixam os estrangeiros entrar?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-8520957730468647832017-03-11T17:16:02.181+00:002017-03-11T17:16:02.181+00:00Concordo plenamente consigo! O único comentário qu...Concordo plenamente consigo! O único comentário que vi até agora com tudo o que de verdade se passa. Leiam este comentário acima, e vejam se percebem (quem ainda não percebeu). Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-91398182802441115392017-03-11T17:06:41.941+00:002017-03-11T17:06:41.941+00:00A questão fundamental por detrás de toda esta disc...A questão fundamental por detrás de toda esta discussão encontra-se no facto de tanto a RTP como a opinião publicada não terem ainda entendido (ou reconhecido publicamente) que o ESC há muito deixou de ser uma mostra de culturas e identidades. O objectivo simplesmente mudou.<br /><br />Quem está por detrás do ESC actual pensa nele como uma fábrica de hits (mainstream), que possam depois saltar para as rádios e tops do maior número possível de países. Uma edição do ESC terá para eles tanto mais sucesso quanto mais canções conseguirem alcançar lugares cimeiros nos tops de vendas e streamings. No ponto de vista destes, disso dependerá a força do ESC enquanto marca televisiva e comercial. E daí o envolvimento crescente das grandes editoras, o uso generalizado da língua inglesa e a standardização do género musical.<br /><br />Se isto foi o desenvolvimento correcto para a marca e para o concurso, isso sim é um debate que vale a pena encetar. Certo é que a questão identitária e cultural foi secundarizada (alguns países há décadas que ignoram essa componente). A RTP tem optado por ignorar esse facto, usando-o depois de forma errada (e distorcida) para justificar a falta de resultados. E também não educa público português sobre essa mudança.Thoughtsnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-37757828.post-33068940783340886622017-03-11T16:24:46.239+00:002017-03-11T16:24:46.239+00:00A rtp pós se a jeito quando escreveu no Facebook q...A rtp pós se a jeito quando escreveu no Facebook que o objetivo principal do fc não é a Eurovisão . Estava a espera de não ser criticada?Anonymousnoreply@blogger.com