Slider

[ESPECIAL 2019] Quem nos deixou no ano que passou


Apresentamos nestes primeiros dias do ano uma série de artigos especiais como balanço do ano de 2019. No ano que agora terminou, muitas pessoas partiram, todas deixaram saudades. O ESCPORTUGAL registou as partidas de apresentadores, autores, compositores e intérpretes que, na sua carreira, marcaram presença e fazem parte da História do Festival da Canção e Festival Eurovisão. Vamos recordar:

Morreu Dina, representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1992.
Dina, nome artístico de Ondina Maria Farias Veloso, faleceu, a 11 de abril, aos 62 anos de idade, no Hospital Pulido Valente, em Lisboa, vítima de fibrose pulmonar, doença que a obrigou, em 2016, a abandonar os palcos. A artista estava à espera de um transplante de pulmão desde janeiro de 2018.


Faleceu Joe Gracy, letrista de "L'oiseau et l'enfant" 
O letrista e compositor francês Joe Gracy, nome artístico de Joseph Graciano, faleceu aos 87 anos de idade, sendo a notícia avançada por Marie Myriam nas redes sociais. Joe Gracy foi o responsável por "L'Oiseau et L'Enfant".

Faleceu o cantor Costa Cordalis 
O cantor alemão de ascendência grega Costa Cordalis faleceu aos 75 anos de idade. O cantor, intérprete original de "Anita", esteve na corrida para representar a Alemanha em 1980 e 1983.

Faleceu a apresentadora Isabel Wolmar
Maria Isabel Marques Silva, mais conhecida por Isabel Wolmar, faleceu, a 21 de julho, aos 86 anos de idade. Em 1967, Isabel Wolmar foi a responsável pela condução do Festival da Canção ao lado de Henrique Mendes.


Faleceu Inger Berggren aos 85 anos de idade
A cantora Inger Berggren, representante sueca no Festival Eurovisão de 1962, faleceu, a 19 de julho, aos 85 anos de idade.
 
Faleceu Rui Rechena, antigo membro dos Homens da Luta 
Rui Rechena, um dos fundadores dos Amor Electro e antigo membro dos Homens da Luta, faleceu aos 53 anos de idade. Apesar de não ter sido revelada a causa da morte, o grupo havia anunciado em julho que Rui Rechena enfrentava um problema de saúde e que estaria ausente da formação nos próximos tempos.
Faleceu o cantor e músico Mamuka Gaganidze, um dos integrantes de The Shin, banda representante da Geórgia no Festival Eurovisão 2014.
Faleceu a cantora Sandie Jones, representante da Irlanda no Festival Eurovisão de 1972. Os irmãos da cantora abriram uma campanha de crowdfunding para levar os restos mortais de Sandie Jones para a Irlanda. 

Morreu Karel Gott, representante da Áustria no Festival Eurovisão de 1968 
Conhecido como "A Voz Dourada de Praga", o cantor e pintor checo Karel Gott faleceu aos 80 anos de idade. A notícia foi avançada pela família, referindo que o cantor, representante austríaco no Festival Eurovisão de 1968, faleceu depois de três semanas de internamento devido a uma leucemia mielóde aguda (LMA).


Faleceu Natalia Pugacheva, uma das 'Buranovskiye Babushki'
A cantora Natalia Pugacheva, uma das integrantes do grupo Buranovskiye Babushki, faleceu aos 83 anos de idade. A notícia foi avançada por Alexander Berchalov, chefe da República da Udmúrtia, nas redes sociais: "A nossa estrela nacional Natalia Pugacheva, solista das avózinhas de Buranovksy, acabou de nos deixar. Os meus sentimentos à família e amigos" escreveu, não especificando as causas da morte.

Faleceu a fadista Teresa Tarouca
A fadista Teresa Tarouca faleceu aos 77 anos. A artista foi uma das convidadas no Festival da Canção de 1973.

José Mário Branco, um dos expoentes máximos da música de intervenção do panorama musical português, faleceu aos 77 anos de idade.

O jornalista e escritor António Tavares Teles, de 77 anos, morreu no Algarve, avançou a Sociedade Portuguesa de Autores. Dedicado ao jornalismo desportivo, António Tavares Teles escreveu vários livros e programas de televisão, tendo sido um dos autores dos programas de Herman José.
Eduardo Nascimento, representante de Portugal no Festival Eurovisão de 1967, faleceu, a 22 de novembro, aos 76 anos de idade, vítima de doença prolongada.
Segunda classificada no Festival da Canção de 1987, a cantora Glória Bento faleceu, ontem, vítima de doença prolongada. Tinha 60 anos de idade.
O cantor francês Alain Barrière faleceu aos 84 anos de idade, vítima de paragem cardíaca. O cantor ficou em quarto lugar no Festival da Eurovisão de 1963.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.