Slider

[ZONA DE DISCOS #120] Secret Garden - "Storyteller"

Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos. 
Esta semana, a análise recai no novo disco dos Secret Garden.
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.

Lançamento: 26 de abril de 2019
Nota: 9/10
Apresentado como o décimo álbum dos Secret Garden, “Storyteller” permanece fiel à essência do duo norueguês e irlandês: melodias simples, mas bonitas, que funcionam como veículo expressivo de emoções e onde o violino de Fionnuala Sherry é a “voz” dessas revelações.
“Storyller” estava já há algum tempo para ser analisado na “Zona de discos” mas, à semelhança dos trabalhos anteriores, o mundo dos Secret Garden continua a transmitir uma sensação de esperança, de renovação e de um novo acreditar. Que altura melhor para intensificar e rememorar essas sensações do que à entrada de um novo ano?   
Embora haja diferenças em relação aos trabalhos anterioes, “Storyller” continua a completar uma história que começou a ser escrita há 25 anos, ou como diz Fionnualla Sherry, “cada álbum é como um capítulo diferente do mesmo livro”. E o que nos traz este capítulo? As tais sensações descritas acima, as de esperança e novo acreditar estão bem presentes, por exemplo, na peça de abertura, “The Pilot” – que Rolf Løvland apresenta como épica - , estendendo-se essa ambiência a “Song to a Child”, ou “One more chance”. As implícitas (?) mensagens de esperança contrastam, tal como tem sido habitual desde “Songs from a Secret Garden” (1995), com momentos mais taciturnos e introspectivos, cabendo o desenvolvimento destes estados a “Beyond the Blue” e “ Nostalgia”. O lado irlandês, também à semelhança daquilo que vem acontecendo desde o início da aventura discográfica dos Secret Garden, está também presente sonicamente, desta vez através de “Flow” e “Fantasia”.
Desde 2001, e principalmente devido ao sucesso contínuo de “You raise me up” (gravada inicialmente por Johnny Logan, embora o lançamento original tenha a voz de   Brian Kennedy, ESC 2006), as peças com voz tornaram-se obrigatórias. Uma vez mais, Brian Kennedy compartilha o seu talento, desta vez com “Beautiful”, e Espen Gijotheim – que já colabora com o duo também há mais de uma década – é a voz de “Strenght” – aquele que será o novo clássico dos Secret Garden. No entanto, é nas peças vocalizadas que reside o ponto fraco do disco. “Sunshine”, na voz de Cathrine Iversen, parece-nos demasiado Disney, destoando um pouco do quadro geral.
Desde 1995, os Secret Garden já venderam à volta de 3 milhões de discos – facto notável para música maioritariamente instrumental – e atuam recorrentemente fora da Europa. No entanto, no passado dia 2 de julho, os planos para a Noruega, Austrália, Coreia do Sul e China foram adiados devido à luta contra o cancro por parte de Fionnuala Sherry. No dia 13 de outubro, a violinista do grupo grava um vídeo no qual agradece e tranquila os admiradores dos Secret Garden, assegurando que tudo estava a decorrer de modo positivo.
“Storyteller” quebra o interregno de oito anos em termos de material original, embora nesse espaço tenha havido uma compilação, um álbum com novas versões, um disco e vídeo ao vivo e um livro. Estranhamente, “Storyteller” termina com “End of a Journey”. Esperamos que seja apenas o fim da viagem deste capítulo.

Vídeos promocionais (ordem de acordo com o alinhamento do disco)
Secret Garden Behind The Scenes - The Pilot


Secret Garden Behind The Scenes - Flow

Secret Garden Behind The Scenes - Sunshine

Secret Garden Behind The Scenes - Fantasia

Secret Garden Behind The Scenes - The Voyage

Secret Garden Behind The Scenes - Strength


 

Temas destacados por Carlos Carvalho

 “The Pilot”, “Fantasia” e “The Voyage”

Alinhamento
The Pilot
Beyond The Blue
Beautiful ft Brian Kennedy
Flow
Song to a Child
Nostalgia
Open Doors
Sushine ft. Cathrine Iversen
One more chance
Fantasia
The Voyage
Strenght ft Espen Gijotheim
End of a jouney

A ver

Secret Garden interview - Storyteller

Secret Garden interview – Nocturne

Pode ouvir o disco AQUI.
Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIÃO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.