Slider

Portugal: Caretos de Podence candidatos a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO


Os Caretos de Podence são candidatos a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. A decisão final decorrerá de 9 a 14 de dezembro.

Depois do Fado, Cante Alentejano, Dieta Mediterrânica, a Falcoaria e os 'Bonecos de Estremoz', Portugal poderá inscrever, nos próximos dias, mais um elemento português na lista de Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO: os Caretos de Podence. A candidatura apresentada em março de 2018, que teve como promotor o Município de Macedo de Cavaleiros, em parceria com a Associação dos Caretos de Podence, foi descrida como "exemplar" pela UNESCO, mas a decisão final apenas decorrerá de 9 a 14 de dezembro em Bogotá. Durante a reunião do Comité Intergovernamental de salvaguarda do Património Imaterial da Humanidade serão analisadas cerca de 40 candidaturas, como a morna de Cabo Verde e a dança tradicional Bumba Meu Boi, típica da região no Maranhão, no Brasil.

Os Caretos de Podence já tiveram em destaque no Festival da Canção e no Festival Eurovisão: em 2006, o grupo Mariafolia defendeu "Bem Mais Além", tema de José Marinho e António Avelar de Pinho, no concurso nacional, envergando os típicos fatos de Caretos, terminando em 5.º lugar com 8 pontos. Em 2018, ano em que Portugal recebeu o Festival Eurovisão, o Carnaval de Podence foi o mote do postcard da participação da República Checa.




 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Sapo /Imagem: ESCPortugal/Vídeo:Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.