Albânia: RTSH revela votação na íntegra da Final do 'Festival I Këngës 58'


Elvana Gjata foi a favorita dos três jurados internacionais do Festivali i Këngës 58, mas os jurados albaneses optaram por escolher Arilena Ara para o Festival Eurovisão de 2020.

A emissora albanesa RTSH revelou, hoje, a votação na íntegra da Grande Final do Festivali i Këngës 58, final nacional da Albânia para o Festival Eurovisão 2020. Doze candidatos subiram ao palco do Palácio dos Congressos, em Tirana, com Arilena Ara e "Shaj" a vencerem a competição, apesar do favoritismo de Elvana Gjata com "Me Tana".

A votação esteve a cargo do júri, composto por Christer Björkman (Suécia), Dimitris Kontopoulos (Grécia) e Felix Bergsson (Islândia) e pelas juradas albanesas Rita Petro e Mikaela Minga. Contudo, os dois júris não estiveram de acordo na escolha: os três jurados internacionais deram a vitória a Elvana Gjata, colocando Arilena Ara na segunda posição; por sua vez, as duas juradas albanesas deram a vitória, ex-aequo, a Arilena Ara e a Bojken Lako, enquanto Elvana Gjata não foi além da 7.ª posição nas suas preferências. Somadas as votações, Arilena Ara amealhou 67 pontos, mais 3 pontos que Elvana Gjata.



Estreante em 2004, a Albânia participou por dezasseis ocasiões no Festival Eurovisão, tendo disputado a grande final em nove edições. O melhor resultado remonta a 2012 quando o país foi representado por Rona Nishliu e o tema Suus, terminando na 5.ª posição da final. Em Telavive, Jonida Maliqi e "Ktheju tokës" representaram a Albânia, alcançando o 17.º lugar na Grande Final com 90 pontos, nenhum deles oriundo de Portugal.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: RTSH/ Imagem: Google /Vídeo: Eurovisiontv

1 comentário:

  1. Anónimo11:04

    Basicamente os jurados albaneses roubaaram propositadamente a Elvana. Coloca-la tao abaixo???

    ResponderEliminar