Slider

[ZONA DE DISCOS #114] zalagasper - "Štiri"

Todas as semanas no ESCPORTUGAL, a crítica aos álbuns editados por artistas que participaram no concurso Eurovisão da Canção e/ou seleções nacionais ao longo dos anos. 
Esta semana, a análise recai no primeiro EP dos zalagasper.
O responsável da rubrica é Carlos Carvalho.
Lançamento: 16 de fevereiro de 2019
Nota: 6/10
Apesar de não ser propriamente o país mais prolífico na hora dos resultados, a Eslovénia tem tido a capacidade de pontualmente brilhar no que toca a arrojos, ora pela inquestionável beleza, “Zbudi se” (97), ora pela contemporaneidade, "Here for You" (15) e "Hvala, ne!" (18). Em 2019 jogou sem concorrência direta ao demarcar-se pela indie e dream pop. Para os mais atentos ao mercado musical atual, o duo Zala Kralj & Gašper Šantl –zalagasper - soou a uma encarnação eurovisiva dos The xx, mas  “Sebi”  - a canção – conseguiu despertar a atenção pelo seu híbrido de taciturnidade e candura vocal. A nível instrumental, tivemos os teclados em pano de fundo e a produção a abraçar o minimalismo. Contudo, as noções de naturalidade e simplicidade que tentaram passar são facilmente confundidas com ausência de química ou, mais grave ainda, falta de profissionalismo. Esta nota, para já, parece não afetar o duo esloveno que se tem demonstrado bastante ativo após a aventura israelita, contando já com dois singles lançados pós Tel Aviv, os primeiros em inglês.
O EP “Štiri” faz um resumo da matéria dada até a Israel, apresentando os primeiros 4 singles – incluindo “Sebi”. Alinhados por ordem cronológica, temos o trabalho realizado num espaço de um ano meio, onde a electrónica, downtempo, ambiente e chill-out marcam a estética sonora adotada.
O duo parece saber o que quer e a sua linha parece bem definida e realizada com alta qualidade. Cada tema vale por si e no conjunto há um produto final bastante coeso, mas, e apesar do temas serem bastante curtos em termos de duração, agradecemos o facto de se tratar de um EP e não de um álbum, pois ouvir de uma assentada só (apenas) quatro temas, contabilizando aproximadamente somente 13 minutos, em termos psicológicos parece que tivemos uma hora de música.
Os temas, reforçamos a ideia, valem a nível individual, mas para desfrutar de um conjunto de canções dos  zalagasper precisamos de uma dose reforçada de cafeína. Poderá ser falta de hábito da nossa parte ou o grupo precisa mesmo de um abanão?
EP à parte, e apesar do relativo sucesso esloveno na Eurovisão em 2019, o grupo merecia, na hora da votação, muito mais, muito mais mesmo.

Temas promocionais

Valovi (Official Video)

Baloni (Official Video)


S teboi

Sebi (Official Video)

Temas destacados por Carlos Carvalho

 “Sebi”

Alinhamento
Valovi
Baloni
S teboi
Sebi

A ver

Slovenia - LIVE - Zala Kralj & Gašper Šantl - Sebi - Grand Final - Eurovision 2019

Pode ouvir o disco AQUI.
Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: OPINIÃO CARLOS CARVALHO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.