Slider

ESC2020: Luxemburgo continua fora do Festival Eurovisão em 2020


O Luxemburgo recusou a possibilidade de regressar ao Festival Eurovisão 2020. A última participação do país aconteceu em 1993.


Com cinco vitórias no curriculum, o Luxemburgo é o único país com mais de uma vitória fora do Festival Eurovisão. A retirada aconteceu em 1994 e o país continuará de fora da competição em 2020, anunciou a RTL, emissora estatal do país. Segundo a emissora, os planos atuais concentram-se em conteúdos noticiosos em vez de programas de entretenimento, sendo que o porta-voz da RTL garante que uma participação no Festival Eurovisão implicaria uma pressão financeira bastante elevada, não havendo planos para um regresso ao evento.

Até ao momento, 19 países confirmaram provisoriamente a participação no Festival Eurovisão 2020: Albânia, Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Geórgia, Holanda, Israel, Lituânia, Noruega, Reino Unido, República Checa, São Marino, Suécia e Suíça. Também Bielorrússia, Estónia, Hungria, Montenegro, Portugal, Roménia, Sérvia e Ucrânia revelaram pormenores sobre as finais nacionais, mas não foi confirmada a participação no Festival Eurovisão. Por outro lado, Andorra, Bósnia-Herzegovina, Eslováquia e Luxemburgo estão oficialmente de fora do evento. 

Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o Luxemburgo participou por 37 ocasiões na competição europeia, ganhando o 1.º lugar em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983). Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte, pelas então regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece. Em 2004 e 2005 chegou a fazer uma inscrição provisória, mas não chegou a efectivá-la.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Google / Vídeo: Youtube
5
( Hide )
  1. Anónimo16:51

    sempre noticias e não a entretenimento ? Tp aqui a lugar para tudo, sinceramente

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:46

    C'est dommage!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:57

    Os contribuintes pagam e peedem o regresso e eles continuam a recusar. Maas afinal que fazem ao dinheiro? E so para as noticias que gastam? E uma veergonha. Eu como cidadao exigia a ida ao Parlamento. E ja agora o Luxemburgo e um Estado Rico, dinheiro nao e problema, por issoo naao venham falar dos elevados custos
    E se nao participam este ano que e ali a beira, naoo participam mais...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo12:50

      Ca para mim querem é chamar a atenção

      Eliminar
    2. Anónimo18:56

      Lol eles querem lá saber do ESC para alguma coisa xD A taxa de participação é calculada sobre o PIB do país o que me parece que a deles deverá ser alta, e depois tem a ver com o interesse ou não da Tv responsável (no caso não há) não entendo o drama

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.