Slider

ESC2020: Anne-Marie David apela ao regresso do Luxemburgo ao Festival Eurovisão em 2020


A cantora francesa Anne-Marie David, vencedora do Festival Eurovisão de 1973, apelou pelo regresso do Luxemburgo ao concurso em 2020. Também uma petição foi entregue à RTL e à Câmara dos Deputados do país.


Vencedora do Festival Eurovisão de 1973 pelo Luxemburgo e terceira classificada em 1979 por França, a cantora Anne-Marie David apelou à RTL para que o país regresso ao concurso em 2020. "O Luxemburgo é um dos países que mais vezes ganhou a Eurovisão no tempo em que participou" relembrou a cantora, uma das cinco vencedores do evento para o pequeno país, em entrevista à emissora francesa.

Além disso, um grupo de fãs enviou à RTL e à Câmara dos Deputados do Luxemburgo uma petição para o regresso do país ao evento, no qual não participa desde 1993: "Podemos realmente acreditar que o Grão-Ducado não tem condições de pagar a taxa de 150 mil euros ao contrário de São Marino? Qualquer patrocinador ficaria feliz em apoiar a RTL, que ganharia uma forte audiência audiovisual" pode ler-se na petição, que descreve o concurso como uma benção: "Não podemos recusar a participar no único evento festivo que reúne genuinamente o público do nosso continente".

Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o Luxemburgo participou por 37 ocasiões na competição europeia, ganhando o 1.º lugar em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983). Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte pelas então regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece. Em 2004 e 2005 chegou a fazer uma inscrição provisória, mas não chegou a efectivá-la.


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: Eurovoix / Imagem: Google / Vídeo: Youtube
4
( Hide )
  1. Anónimo10:22

    Pois, pois, tenho a certeza absoluta que se o Luxemburgo regressasse á Eurovisão, a EBU não lhe fazia o mesmo que fez á Itália (país que ficou de fora do certame de 1998 até 2010), que é ter entrada directa na final, tenho a certeza que o Luxemburgo tinha que passar pelas semis-finais e não conseguiria ter bons resultados por causa de ser um país pequeno, temos o exemplo de San Marino que apenas teve na final apenas dois anos (2014 e 2019) e temos o exemplo do Mónaco que regressou em 2004 e nem á final passou nesse ano nem nos próximos dois anos seguintes. Sou da opinião que o Luxemburgo deve continuar de fora do certame, e não é por eu não gostar do país, que até é um dos países meus favoritos da Europa, é mais por causa da organização da Eurovisão, a EBU/UER que favorece uns para prejudicar outros países e isso acho injusto.
    Em relação á sua última participação, acho que tinha uma das melhores canções de 1993 e foi injusto o seu 20º lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:50

      Anónimo das 10:22: Parabéns! No seu comentário acima, conseguiu escrever mais baboseiras por centímetro quadrado do que é permitido por lei!

      Eliminar
  2. A música realmente é um pouco desinspirada, até eu fazia aquilo, juntou-se o útil ao agradável. Que estava lá a fazer um país que apresenta músicas destas e tem problemas de ordem financeira, estando inserido num concurso onde se visa o lucro a todo o custo como se tem visto? É verdade que ganhou 5 vezes, mas de onde partiam os intérpretes e sobretudo os compositores? Uma até usava no nome France, para não haver dúvidas.

    ResponderEliminar
  3. José Luís16:30

    Um pequeno grande país da Eurovisão que infelizmente deixou ha muitos anos de participar. Devo relembrar aqui que o Luxemburgo é o pais mais rico do mundo em termos de PIB per capita e que dinheiro é coisa que não falta. Mas aviso, o Luxemburgo é um país muito orgulhoso de si próprio e basta uma serie pequena de maus resultados e mete-se fora do barco novamente. As sua múltiplas vitorias e vários top-5 na eurovisão, mostram que o Luxemburgo nunca entra para perder em nada. Só espero que possam voltar, tínhamos todos a ganhar com isso pq sei q vão empenhar em boas canções!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.