Slider

[Olhares sobre o ESC] Recorde connosco todos os vencedores da iniciativa


Criada em 2009, o Olhares sobre o Festival Eurovisão é uma das iniciativas mais marcantes da pré-temporada eurovisiva. Recorde connosco todos os vencedores da iniciativa.


Na vanguarda dos espaços eurovisivos, o ESCPORTUGAL lançou, a 30 de março de 2009, a primeira edição daquela que é uma das marcas da pré-temporada eurovisiva nacional: os Olhares Sobre o ESC. Durante as várias edições, muitos foram os comentadores que pertenceram ao painel, mas a temática e a dinâmica da iniciativa nunca se alterou: " não pretendeu ser uma análise técnica e pretensiosa das canções a concurso no certame deste ano. Apenas quis ser um ponto de confluência das opiniões de 8 fãs do Festival da Eurovisão. Opiniões essas muitas vezes diferentes umas das outras, e é exactamente nessa diferença que assentava o real objectivo do Olhares: ter diferentes perspectivas, visões, olhares sobre uma mesma canção. "

Recorde connosco todas as edições do Olhares:

Com 89 pontos, de entre os 96 possíveis, a Noruega venceu a primeira edição do Olhares Sobre o ESC, semanas antes de Alexander Rybak e 'Fairytale' se tornarem recordistas absolutos do Festival da Eurovisão. Portugal, representado pelos Flor-de-Lis, e Espanha, representada por Soraya Arnelas, seguiram-se nas preferências dos comentadores, enquanto que a Islândia e o Azerbaijão, segundo e terceiro classificados em Moscovo, ficaram na 8.ª e 10.ª posição, respetivamente.




2010: Alemanha vence o Olhares sobre o ESC2010 e triunfa em Oslo
Sendo o último país a ser analisado, a Alemanha, representada por Lena Meyer-Landrut e Satellite, conquistou a segunda edição do Olhares Sobre o ESC com 104 pontos (de entre os 120 possíveis). A dois pontos da vitória ficou Israel, enquanto que o pódio foi completo pela candidatura da Dinamarca, seguido de Portugal, representado por Filipa Azevedo e 'Há Dias Assim'. A Turquia e a Roménia, segundo e terceiro classificados em Oslo, terminaram na 6.ª e 18.ª posição, respetivamente.




2011: França é a vencedora do Olhares sobre o ESC2011 e Azerbaijão fica na terceira posição
Pela primeira vez na história da iniciativa, o painel de comentadores falhou no vencedor do Festival da Eurovisão. Amaury Vassili e Sognu, representantes de França, conquistaram a vitória no Olhares Sobre o ESC com um total de 100 pontos (de entre 108 possíveis), mas terminaram na 15.ª posição em Dusseldörf. O Azerbaijão, vencedor da edição do concurso europeu, terminou a iniciativa na 3.ª posição, enquanto que a Itália e a Suécia, segundo e terceiro classificados, terminaram no 18.º e 4.º lugar, respetivamente. Portugal, representado pelos Homens da Luta, terminou na pior posição na história da iniciativa: 34.ª lugar com apenas 40 pontos.



2012: Loreen é a grande vencedora dos Olhares sobre o ESC2012
Com 111 pontos, de entre os 120 possíveis, Loreen triunfou na 4.ª edição do Olhares Sobre o ESC, sendo a única vitória sueca na iniciativa do ESCPORTUGAL. A Sérvia, terceira classificada em Baku, conquistou a 2.ª posição nas preferências dos comentadores, enquanto que a Rússia, vice-campeã do Festival da Eurovisão, terminou na 28.ª posição. Portugal, representado por Filipa Sousa e Vida Minha, ascendeu à 7.ª posição da geral.



2013: Dinamarca lidera nos Olhares sobre o ESC e triunfa em Malmö
Num ano marcado pela retirada de Portugal da Eurovisão, a Dinamarca venceu a edição do Olhares sobre o ESC. Emmelie de Forest arrecadou 96 pontos (de 120 possíveis), tendo superado as candidaturas de Itália (89 pontos) e Suécia (88 pontos). O Azerbaijão, vice-campeã do concurso, terminou na 18.ª posição nas preferências dos comentadores, enquanto que a Ucrânia, terceira classificada em Malmö, ficou na 7.ª posição.



2014: Noruega vence o Olhares e Conchita Wurst fica na 13.ª posição
Representada por Carl Espen e Silent Storm, a Noruega tornou-se, em 2014, no primeiro país a vencer em duas ocasiões o Olhares Sobre o ESC. Com 103 pontos (de entre os 120 possíveis), a Noruega superou as candidaturas de Israel (93) e Arménia (92), tendo terminado na 8.ª posição em Copenhaga. Por sua vez, Conchita Wurst, em representação da Áustria com 'Rise Like a Phoenix', ficou na 13.ª posição das preferências dos comentadores, com apenas 75 pontos, atrás da Suécia (10.ª) mas à frente da Holanda (22.º), países que completaram o top3 da edição. Portugal, representado por Quero Ser Tua, terminou na 9.ª posição da geral.



2015: Eslovénia arrecada a vitória no Olhares sobre o ESC e Suécia encerra o top10
Longe dos destaques eurovisivos, a Eslovénia conquistou, há três anos, a vitória no Olhares Sobre o ESC2015. Com 108 pontos (de entre os 120 possíveis), o duo Maraaya e Here For You sobrepuseram-se às candidaturas da Estónia (102) e Itália (100), que completaram o pódio da iniciativa. A Suécia, vencedora da Eurovisão, terminou na 10.ª posição da geral, enquanto que a Rússia ficou no 12.º lugar, dez posições abaixo do resultado alcançado em Viena. Portugal, representado por Leonor Andrade e 'Há um Mar que nos separa', ficou-se pela 14.ª posição.



2016: França vence o Olhares sobre o ESC e Ucrânia ocupa a segunda posição
A França venceu, há dois anos, a edição do Olhares sobre o ESC com um total de 122 pontos (de entre os 132 possíveis) ultrapassando a vencedora Ucrânia no último dia da iniciativa. Jamala e '1944' conquistaram 111 pontos enquanto que Itália encerrou o pódio com 105 pontos. Por outro lado, a Austrália e a Rússia, segundo e terceiro classificados no Festival Eurovisão, conquistaram o 9.º e o 13.º lugar na iniciativa, respetivamente.



Com um novo sistema, o Olhares sobre o ESC2017 apresentou o maior painel de comentadores da sua história: 35 personalidades. Portugal, representado por Salvador Sobral e Amar pelos Dois, venceu a iniciativa com 368 pontos (dos 420 possíveis), mais 10 que Itália, segunda classificada na iniciativa. Por outro lado, Bulgária, vice-campeã em Kiev, ficou em 4.º lugar, enquanto a Moldávia, bronze na Eurovisão, não foi além do 33.º lugar na iniciativa...

Repetindo o sistema e o número de votantes da anterior edição, o Olhares sobre o ESC2018 atribuiu a vitória aos Madame Monsieur e "Mercy", representantes de França em Lisboa. A dupla, que terminou em 13.º lugar na Eurovisão, arrecadou 341 pontos, mais 17 que Portugal, segundo classificado na iniciativa. Israel, vencedor do certame, ficou em 5.º lugar na iniciativa, enquanto Chipre e Áustria, segundo e terceiro classificados, ficaram em 14.º e 13.º, respetivamente.


Quem vencerá a edição do Olhares sobre o ESC 2019? Descubra tudo, esta noite, no ESCPORTUGAL.

Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: ESCPortugal / Vídeo: Eurovisiontv
1
( Hide )
  1. Anónimo17:42

    Ou seja acertaram ainda em 5 o que é fantástico, mas não entendo o 13º lugar de Conchita qdo era muito óbvio que seria uma das musicas a disputar o top naquele ano. Em 2015 também Maraya da Eslovénia era uma das minhas favoritas claras, mas acho que ela estragou a actuação ao vivo e acabou por se perder bastante.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.