Slider

[Olhares sobre o UMK2019] Que tema representará a Finlândia no Festival Eurovisão 2019?


A Finlândia escolhe, esta noite, o tema que Darude e Sebastian Rejman defenderão no Festival Eurovisão 2019 através do UMK 2019.


Baseado no sucesso dos Olhares sobre o Festival Eurovisão, iniciativa criada em 2009, o ESCPortugal realiza, esta temporada, a terceira edição do Olhares sobre as finais nacionais, em colaboração com o painel do ESCPORTUGAL Regiões. O Olhares sobre as Finais Nacionais chega hoje à Finlândia, país que escolhe, esta noite, a canção que Darude e Sebastian Rejman defenderão no Festival Eurovisão 2019 através do UMK 2019. Três canções estão na corrida, sendo que a votação está a cargo do júri (50%) e do televoto (50%).

Conheça, de seguida, os favoritos do painel de comentadores:

Adão Nogueira escolhe "Look Away"
O UMK 2019 deixa um pouco a desejar, com uma seleção de 3 músicas que não trazem nada de novo.  A Finlândia devia pensar melhor na seleção da sua representante no futuro... Posto isto, a melhor acaba por ser a Look Away. Embora seja um pouco previsível, começa com um som calmo que se fortalece no refrão (um bocado repetitivo demais) mas que irá certamente colocar toda a gente a abanar o capacete. Com uma mensagem com que qualquer pessoa se identifica facilmente, acaba por mostrar mais dos dois artistas que as outras musicas e por isso merece ser a representante da Finlândia.


Cláudio Guerreiro escolhe "Release Me"
Qualidade não é algo que abunde nas possíveis canções representantes da Finlândia. Além de serem todas muito idênticas, quase todas elas soam a música do século passado. Eu não sou das pessoas que considera que algo datado seja necessariamente menos bom, mas acho que é o que acontece precisamente com duas das canções. “Release Me” é a única que consigo encontrar algum potencial. Ainda assim, considero que tem um pequeno problema: o refrão, apesar de ficar na cabeça, não é tão bom como os versos. Basicamente, o início da música dá-me logo boas sensações, mas depois chega ao refrão e acho que cai em algo previsível. Ainda assim, é de longe a melhor aposto da Finlândia este ano e creio que a escolha não recairá sobre ela.

Diogo Resgate escolhe "Look Away"
As três músicas são parecidas entre si e musicalmente tem todas a mesma qualidade. Baseiam-se todas na mesma estrutura (eletrónica) com letras básicas. É o estilo de canção que necessita de um bom trabalho de luzes e palco para resultar. Eu aposto em Look Away porque das 3, é talvez a mais intensa e a que mais fica na cabeça, mas se ganhar Release Me ou Superman não ficarei desapontado, porque as canções parecem-me iguais.


Fábio Ventura escolhe "Superman"
Tem sido um tormento adormecer nas últimas noites. Ouço e reouço as três canções do Darude, cantadas pelo Sebastian Rejman, na esperança que a luz se acenda em mim e consiga, finalmente, apreciá-las. Well, not really, no one cares - Finlândia, que canções péssimas! Estarão a concorrer pelo último lugar deste ano? Tenho quase a certeza que sim. Se a "Superman" acaba por ser um apelo para que o super-homem nos salve destas canções, "Release Me" é a tentativa desesperada de fugir às amarras demoníacas que têm, com um grito 100% tirado do hit da Agnes de 2009 chamado... surprise surprise, "Release Me"! A "Look Away" segue-lhe os trilhos - é uma canção que definitivamente nos pede a todos para olharmos para longe, para longe da Finlândia este ano. Tenho mesmo que escolher uma? Well, que seja a "Superman", sempre há a esperança que de facto o super-herói apareça em nosso auxílio!

Hugo Sepúlveda escolhe "Look Away"
Finlândia…. Por onde começar. Seguindo o mesmo modelo do ano passado, Darude foi o convidado deste ano, com Sebastian Rejman a dar voz aos temas. 19 anos depois de sair da tempestade de areia, Darude voltou com 3 fichas para os carrinhos de choque. Release Me…. Só esperava o verso “release my body” que nunca chegou. Superman é a vilã das 3 e a look away, look away, look away (...) might the one… É a que menos desgosto de todas. Acabam por estar todas um pouco em bottom de igualdade. Espero que para o ano a Finlândia nos presenteie com as suas escolhas mais genuínas de novo.


João Diogo escolhe "Look Away"
A Finlândia decidiu apostar no mesmo formato do ano passado para escolher o seu representante na Eurovisão e, pasmem-se, o nível musical é tão fraco como o ano passado! Se a Saara Aalto quase não conseguia o apuramento para a final não estou a ver Darude a consegui-lo este ano. Três músicas fracas, genéricas e datadas e interpretadas por uma voz mediana que deixa muito a desejar. A minha favorita é Look Away por ser a que mais se distingue das outras.

Aceda, de seguida, aos resultados das votações dos 6 comentadores:

1.º "Look Away" - 64 pontos
2.º "Release Me" - 60 pontos
3.º "Superman" - 56 pontos



 Este e outros artigos também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /Imagem: Google / Vídeo: Youtube
0

Sem comentários

Enviar um comentário

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.