FC2019: Recorde a votação dos júris regionais do Festival da Canção 2019


Conan Osíris com "Telemóveis" venceu a votação de 6 das 7 regiões na Grande Final do Festival da Canção 2019. Samuel Úria, Pedro Granger, Sequin, Dino D'Santiago e Susana Travassos foram alguns dos jurados.


Tal como aconteceu no Festival da Canção dos últimos dois anos, um júri regional, constituído por 3 elementos em cada uma das 7 regiões do país, foi responsável por 50% dos resultados finais do concurso. Conan Osíris e "Telemóveis" venceram a votação com 82 pontos, tendo conquistado o favoritismo de 6 das 7 regiões (apenas o Algarve não atribuiu a pontuação máxima). NBC e "Igual a Ti", favoritos do Algarve, ficaram em segundo lugar com 54 pontos, enquanto Surma encerrou o pódio com 46 pontos.

Deste modo, Conan Osíris ficou a apenas uma pontuação máxima de alcançar um feito histórico, apenas alcançado por Sara Tavares no Festival da Canção de 1994: "Chamar a Música" foi a favorita de todos os jurados da edição.

Recorde, de seguida, a constituição dos júris regionais e veja a votação na íntegra:

Norte: Lia Pereira, Marta Bateira e Catarina Salinas
Centro: Isilda Sanchez, JP Simões (FC2018) e Samuel Úria (FC2017)
Lisboa e Vale do Tejo: Luís, Jorge Alexandre Lopes e Pedro Granger (FC2012)
Alentejo: Vitor Glaciano, Vicente Alves do Ó e Sequin (FC2018)
Açores: Sara Cruz, Luis e Nuno Costa Santos
Madeira: Filipe Gonçalves, João Maurício e André Santos
Algarve: Susana Travassos (FC2018), João Ferreira e Dino D'Santiago (ESC2018)


Esta e outras notícias também no nosso FacebookTwitter e Instagram. Visite já!
Fonte/Imagem: RTP

4 comentários:

  1. Anónimo09:02

    Mesmo que todos os 7 votassem, não se poderia comparar a todos os 22 que votaram na Sara.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:50

    O último lugar para a canção que desfilou na posição 2. O já conhecido lugar da "morte"... Porque será que se instituiu esta impressão?

    ResponderEliminar
  3. Nuno Nunes15:09

    Em 1998,os Alma Lusa ganharam por Unanimidade ( 5;Jurados de Sala).

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:04

    A mim o que impressiona mais é a disparidade de pontuações em quase todas as canções (exceto Telemóveis). Quase todas oscilam entre as piores e as melhores pontuações... Como é possível um júri profissional dar 3 pontos a uma canção e outro júri profissional atribuir 10 ou mesmo 12 pontos a essa mesma música?
    O gosto pessoal é relativo, mas os júris não deveriam seguir uma espécie de grelha de avaliação com critérios sistemáticos e uniformes?

    ResponderEliminar